Um Blog de Saúde!

Ingredientes Naturais que Transformam o Cabelo

ingredientes naturais

Muitos produtos para o cuidado com os fios são cheios de substâncias químicas artificiais que podem secar o cabelo e irritar o couro cabeludo. Mas felizmente, há muitos ingredientes naturais que podem implicar benefícios de destaque, seja para hidratar o cabelo seco, proteger em relação à coloração, ou reduzir caspa.

Os ingredientes naturais podem conter vitaminas, servir como hidratantes, ou atuar como agentes antifúngicos, dependendo do ingrediente. São apresentados aqui os melhores ingredientes naturais para os cuidados com os fios.

Óleo de abacate

O óleo de abacate é um emoliente natural, ou seja, pode deixar o cabelo macio e leve. Especificamente, pode ajudar a hidratar a haste do cabelo e pode também prevenir dano a partir da estilização com calor, principalmente devido à hidratação que oferece. Além disso, pode promover saúde geral capilar e reduzir quebra.

É porque o óleo de abacate contém ácidos graxos, que podem ajudar a reparar a cutícula, hidratar os fios, e prevenir quebra. Este óleo também contém antioxidantes. Antioxidantes ajudam a proteger dos poluentes do ambiente e reduzir fragilidade que pode resultar destas exposições. É também bom em máscara capilar para diminuir frizz e prevenir quebra.

Óleo de coco

O óleo de coco é um hidrofóbico, ou seja, repele água. Isso permite profundamente penetrar o fio e proteger a cutícula do cabelo de dano que é causado por frequente ação de molhar e secar.

Molhar constantemente o cabelo pode causar inchar a haste do cabelo ou base do cabelo. Quando a haste incha rapidamente, é mais sujeita à perda da umidade conforme os fios secam. A indicação é aplicar o óleo de coco antes de molhar para prevenir este inchaço e proteger do dano.

Além disso, uma análise de 2015 considerou o óleo de coco um ingrediente eficiente no cuidado com fios, afirmando que pode também reduzir a perda de proteína devido a sua capacidade de profundamente penetrar a haste do cabelo.

Óleo de argan

O óleo de argan é rico em substâncias que podem penetrar a haste do cabelo e reduzir secura. Estes compostos incluem vitamina E, ácido oleico e ácido linoleico. O óleo é bom para adicionar brilho, principalmente devido ao componente vitamina E, e é também particularmente benéfico para cabelo com coloração. A indicação é aplicar óleo de argan ao cabelo após tratamentos de tintura para diminuir dano e secura.

Na realidade, um estudo de 2013 aplicou óleo de argan às extensões de cabelo humanas que eram tratadas com cor e descobriu que o óleo foi eficiente em prevenir perda de proteína e mitigar o dano que é normalmente causado pela tintura.

Mel

Mel é rico em antioxidantes, ou seja, pode combater dano ao cabelo a partir de radicais livres e estresse oxidativo. Por causa disso, o mel pode ajudar a prevenir e reverter dano de muito tempo no sol e exposição ao poluente do ambiente.

Além disso, o mel é bom para hidratar, já que tem propriedades umectantes, portanto, ajuda a reter umidade. Pode também ser útil para quebra do cabelo. Embora não haja muitas evidências para mel e crescimento capilar, suas propriedades hidratantes combinadas com propriedades antioxidantes provavelmente ajudam a diminuir quebra que pode contribuir para perda capilar e impedir crescimento.

O mel pode auxiliar com caspa de fato. Um pequeno estudo de 2001 publicado em European Journal of Medical Research examinou 30 participantes com dermatite seborreica e caspa. Metade dos participantes serviu como um grupo controle, e metade fez um tratamento com mel por 4 semanas.

Aqueles que fizeram os tratamentos capilares com mel viram melhoria significativa em coceira e descamação em apenas 2 semanas. E também tiveram melhoria na perda capilar.

Óleo da árvore do chá

O óleo da árvore do chá é mais benéfico para o couro cabeludo do que o cabelo em si. É conhecido por suas propriedades antifúngicas, e pode diminuir coceira e descamação do couro cabeludo devido à caspa fúngica. Isso é porque o óleo da árvore do chá pode diminuir crescimento de levedura Malassezia, que pode causar caspa.

Os benefícios do óleo para caspa foram destacados em um estudo de 2002 onde pesquisadores descobriram que um shampoo de árvore do chá 5% foi mais eficiente do que um placebo. Ao longo de 4 semanas, participantes que usaram shampoo de árvore do chá tiveram uma melhoria de 41% em sua caspa.

No entanto, atenção deve ser usada quando aplicando óleo de árvore do chá no couro cabeludo. O cuidado deve ser tomado para evitar uso exagerado deste ingrediente, já que foi indicado a causar dermatite de contato em pacientes com pele mais sensível.

Se estiver usando óleo de árvore do chá, certificar-se de diluir o mesmo. Óleos essenciais devem sempre ser diluídos para evitar irritação. A recomendação é adicionar uma pequena quantidade ao shampoo, e fazer um teste de trecho antes de aplicar no couro cabeludo inteiro para assegurar que não tenha uma reação ruim.

Aloe vera

A planta aloe é benéfica para o couro cabeludo e para o cabelo. Aloe pode manter os fios hidratados, resultando em cabelo mais macio. Isso pode ser útil para fios frágeis, ajudando a promover crescimento capilar no caso que do contrário seria mais propenso à quebra a partir de forças externas.

Aloe pode também ser usado para reduzir caspa, já que a pesquisa mostrou que a planta tem propriedades antifúngicas e antibacterianas. Assim, pode reduzir a quantidade de fungo no couro cabeludo, que pode diminuir prevalência da caspa.

Além disso, se estiver lidando com couro cabeludo oleoso e fios também, o aloe pode diminuir óleo excessivo ao redor do folículo capilar e limpar o couro cabeludo. E aloe contém colágeno, que pode auxiliar reparar dano capilar, mas mais evidência científica é necessária em favor disso.

Blog Dermadoctor

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA