Um Blog de Saúde!

Hábitos Diários para Ter a Pele Bonita e Saudável

            Toda ação interfere no corpo de alguma maneira, assim, várias ações impactam diretamente na pele, trata-se do maior órgão do corpo. É muito importante saber quais são os hábitos diários bons para que a pele seja mantida bonita e saudável.

1 – Aplicar Apenas Produtos Próprios ao Tipo de Pele que Tem

É necessário conhecer a própria pele, se é seca, oleosa, mista ou normal. Se houver dúvidas, é indicado consultar o dermatologista. Entendendo o tipo de pele que tem, pode selecionar produtos desenvolvidos especificamente a ele.

            Informações acerca do tipo de pele ao qual o produto é direcionado e os princípios ativos que tem são sempre visíveis em rótulo. Sempre considerar, pois evita problemas como alergias, irritações, efeito contrário ao que quer.

Os Tipos de Pele

São dicas gerais para orientar a escolha no caso da pele mista, esta vai bem com produtos que são à base da aloe vera, que vão remover oleosidade em medida correta, sem que fique a região normal, ressecada, deixando a pele bonita.

Sabonete líquido com aloe vera para peles mistas e oleosas, para manter a pele bonita
Galderma Dermotivin Original Sabonete Liquido 300ml
Higienizador facial diário para limpeza da pele oleosa ou mista em forma de espuma leve e agradável ao uso. Especialmente desenvolvido para ajudar a reduzir a oleosidade da pele, removendo impurezas e auxiliando na desobstrução dos poros. Contém extrato glicólico de calêndula e extrato de aloe vera, com ação emoliente e suavizante.

            Para pele seca, deve ser redobrada a hidratação, o que oferecem os produtos à base de leite, aveia e mel. No caso da pele oleosa, esta necessita do tratamento especial, por causa da produção de mais óleos que o comum, e tendência para acne, porém, via de regra, produtos à base de chá verde e de enxofre são bons a ela.

Sabonete líquido para pele seca Darrow
Darrow Nutriol Sabonete Líquido Pele Seca 140ml
O Sabonete Líquido Nutriol de Darrow estimula a vitalidade da pele seca, oferecendo uma higiene hidratante que restaura o conforto e a maciez da sua pele. Higiene que restaura o conforto e maciez. Mais do que hidratação, nutrição da pele. Ação antiressecamento.

            Quando se fala em pele normal, é mais fácil em relação a escolher os produtos, que geralmente se caracterizam neutros e apresentando alguns agentes de hidratação, para manter a pele bonita.

2 – Rotina de Limpeza do Rosto É Fundamental

            Qualquer tipo de pele, deve passar por todos os passos da limpeza. Limpar, tonificar, hidratar e tratar devem compor um ritual, exercício diário de fato. É muito simples, inicialmente lavar o rosto usando sabonete adequado e água.

            Na sequência, aplicar adstringente, no caso da pele oleosa, e tônico aos demais tipos de pele ou a água micelar, que é indicada a todos os tipos. Na finalização, o hidratante entra em cena e todo tipo de pele necessita do hidratante, até a pele oleosa.

            O procedimento noturno deve passar pela complementação através da aplicação de produtos antioxidantes, regeneradores celulares ou clareadores de manchas. Tais funções são atingidas com ácidos, geralmente o glicólico, retinóico ou azeláico, que não devem ser passados se existir exposição ao raio solar. Para a rotina do dia, esta deve ser finalizada ao aplicar protetor solar.

3 – Usar Protetor Solar Todos os Dias

Protetor solar evita que raios UVA e UVB ajam sobre a derme, a prevenir câncer de pele e envelhecimento precoce. E o protetor solar protege ainda em relação ao surgimento da flacidez, rugas e manchas, além disso ajuda a manter a pele bonita.  

            Na escolha do filtro solar, certificar-se de que o produto apresente proteção contra raios UVB, por FPS, que é recomendado que seja 30, e contra os raios UVA, por sinais de + presentes em rótulo, podem corresponder até 3.

            Providenciar protetor solar que seja específico ao rosto, e outro produto ao corpo. A pele do rosto se mostra mais delicada e demanda produto de acordo com esta diferença. Apenas aplicar filtro solar do corpo no rosto se não existir outra forma para proteção.

protetor para manter pele bonita
La Roche-Posay Anthelios XL Protect Protetor Solar FPS70 200ml
Anthelios XL Protect oferece uma ampla proteção contra os raios UVA/UVB graças ao sistema filtrante com MEXORYL SX + Complexo antioxidante (Vitamina E e água termal de La Roche-Posay, possui fórmula enriquecida com glicerina, que oferece uma hidratação duradoura por 8 horas. Uma proteção fotoestável, reforçada contra os raios UVA longos e ação antioxidante para prevenir os sinais do fotoenvelhecimento.

4 – Hidratação de Dentro para Fora e Alimentos Benéficos para Pele

A ajuda interna para ação externa dos produtos à derme se caracteriza a hidratação do corpo, portanto, consumir água. A pele sem viço e flácida é sinal de desidratação. E a água consumida auxilia ainda para eliminação das toxinas, ficando a pele menos propensa para marcas no geral, cravos e espinhas.

            Além do fator hidratação, a alimentação ajuda em manutenção da beleza e saúde da derme, os alimentos principais são abacaxi, frutas vermelhas, salmão e cenoura. Ao dispor estes alimentos em refeições e evitando os inimigos da pele, ou seja, açúcar refinado, farinha branca, frituras, se pode potencializar efeitos dos produtos de tratamento e limpeza que serão aplicados na pele.

5 – Remover a Maquiagem Sempre

Por mais que o cansaço seja grande, é essencial reservar alguns minutos no final do dia e retirar a maquiagem, como ainda se dedicar à rotina da limpeza noturna. Dormir sem maquiagem vai evitar obstruir poros, surgimento das espinhas e cravos, maior oleosidade, redução de viço e o fator de envelhecimento precoce.

            Ao usar maquiagem, somente lavar o rosto usando sabonete e água não é ação suficiente, será necessário inicialmente retirar a maquiagem usando produtos específicos a essa finalidade e na sequência fazer a rotina de limpeza com produtos como sabonete, água micelar, tônico, adstringente e o hidratante.

            Mais um detalhe muito importante é dormir bem. A pele demanda período de repouso corporal para recuperação em relação às agressões do dia, como sol e poluição. O sono é favorável para renovação celular, para recepção de princípios ativos de cremes para tratar e para oxigenação. Dormir bem, por si, representa tratamento para derme. Mais uma dica é consultar-se com dermatologista e manter a saúde verificada, pois se algo vai mal, logo nota-se na pele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA