Um Blog de Saúde!

Guia da Hidratação da Pele

A pele hidratada não representa somente estética, trata-se também de questão essencial ainda à prevenção do surgimento de várias doenças. Principalmente no inverno e outono, período em que tendem com mais freqüência a desidratar todos os tipos de pele, já que é inferior a umidade do ar, é mais importante ainda ter atenção com a hidratação da derme. Na seqüência são apresentadas dicas fundamentais acerca deste assunto.

Importância da Pele Bem Hidratada Sempre

            Se a hidratação da pele, é mantida íntegra a barreira cutânea, o que vai também impedir surgimento das áreas de cor opaca da pele e também a descamação, portanto estendendo o tom bronzeado ou normal da derme por tempo maior, sem contar impedir que se instalem as infecções oportunistas, as fúngicas ou bacterianas.

            Com o decorrer dos anos, fica menos hidratada a derme. Com o envelhecimento, fica mais fina a pele, possibilitando evaporar a água encontrada na pele ao meio externo. E glândulas sebáceas reduzem a própria capacidade para produzir, a reduzir quantidade do sebo pela superfície da derme, possibilitando também ainda evaporar a água chegando para superfície da pele, a desidratar a mesma. Lembrando que o sebo tem papel essencial de isolante, a reter água sob o sebo.

Como fazer hidratação da pele do Corpo e do Rosto

            Sobre a dúvida para potencializar absorver o produto, ao mínimo 2 vezes pelo dia, preferencialmente depois do banho, aplicar o hidratante. A penetração pode ser intensificada através da esfoliação leve na pele, sendo de 1 a 2 vezes semanalmente.

            E além de aplicar hidratante diariamente, é possível também adotar mais ações para manter a boa hidratação da pele. A dica para ter a pele hidratada é consumir bastante água, correspondente a 1.5 a 2 litros diariamente. Alem disso os banhos devem ser rápidos, sem uso excessivo do sabonete, e água morna à fria.

            Quantidade não é o mesmo que pele bem hidratada. O essencial é uso do hidratante na suficiente quantidade de modo a recobrir a pele inteira do corpo, e apropriado ao tipo de pele que tem, portanto, hidratante à pele normal, seca ou oleosa, a depender do tipo.

Tipos de Creme para hidratação da pele

            Textura vai depender do tipo de pele que o creme é apontado. Normalmente, os cremes que são mais densos, são para pele mais seca, porque são ricos nas matérias-primas oclusivas, as mais oleosas, formando filme oclusivo sobre a derme a impedir evaporação da água.

            Os cremes mais fluidos se caracterizam indicados, em especial, à pele oleosa e normal, porque são ricos nas matérias-primas umectantes. Portanto, removem água da atmosfera, do ar, com atração para pele, sem contar puxar água do fundo da mesma, atraindo às camadas mais superficiais, hidratando a pele.

            Sobre a diferença entre os hidratantes na forma de gel, creme, serum e loção, normalmente, essa diferença tem sentido mais para adequar o hidratante para muitos tipos de pele. No caso da pele oleosa, loção e gel, e para pele normal, o serum e loção. Já a pele seca, loção e creme.

Mais Funções do Hidratante

            Na atualidade, a maior parte dos hidratantes conta com mais substâncias com função além da hidratação, de exemplo vitaminas, em especial a E e C, que vão impedir produção dos radicais livres, essenciais ao envelhecimento da pele, e também vitamina A, conhecida como retinol, para estimular produção das fibras colágenas e elásticas, ficando mais firme a pele. E ainda afina camadas mais externas, a reduzir rugas e manchas.

            E também filtro solar, para redução da produção dos radicais livres e a degradação das fibras colágenas e elásticas, os quais são capazes de predispor envelhecimento da derme, bem como não permite queimadura, esta que contribui com surgimento de câncer de pele, um problema de gravidade.

Máscara Hidratante para Rosto e Hidratante In Shower

            Máscara hidratante se caracteriza produto hidratante apresentando concentração alta de princípios ativos no veículo bastante aderente e oleoso. A função é para conferir hidratante potente à derme, desde que na seqüência da remoção, não seja lavada a superfície cutânea de modo vigoroso.

            Os hidratantes in-shower, formulados a serem usados no banho, se resumem produtos ricos nos agentes oclusivos, para aplicação no corpo com chuveiro desligado anteriormente à enxaguada final. Sem que use sabonete associado ou esfregar a pele. Na seqüência então, enxugar usando toalha felpuda, não esfregar, porém apenas tocar a derme, a retirar água excessiva.

Pele Hidratada Evita Estrias e Previne Envelhecimento Precoce

            Com a pele bem hidratada, há também menos chance de formação das estrias no corpo, em especial para pessoa que sofre de efeito sanfona. A pele nutrida possui mais elasticidade, suas fibras colágenas e elásticas não sem rompem facilmente, e também é mais forte.

            Álcool, sol, e também o tabaco são os grandes responsáveis quando se fala em envelhecimento. Assim, é indicado evitá-los e portanto manter a saúde da pele sempre, pois o envelhecimento representa de modo básico a perda da elasticidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA