Um Blog de Saúde!

Como Prevenir e Controlar Oleosidade do Cabelo

O cabelo oleoso pode causar sensação realmente pesada. E pode também causar acne na linha do cabelo, prejudicando a auto-estima. É possível também usar alguns passos para controlar a oleosidade.

            Por vezes, um couro cabeludo oleoso é o resultado de um problema temporário hormonal que vem com a puberdade, complicações de tiróide, gravidez, ou até menopausa, embora o oposto seja mais freqüentemente verdadeiro. Nestes casos, os hormônios que fluem pelo corpo estão dizendo para o couro cabeludo a produzir muito óleo, mais do que é necessário.

            Se o problema vem subitamente, uma conversa com o médico pode ser para verificar por preocupações hormonais subjacentes que possam ser tratadas medicamente. Poderia também apenas estar tocando muito o cabelo, um sintoma de estresse. Por outras vezes, a produção de óleo excessivo é simplesmente a maneira que o corpo é.

Ciclo do Cabelo Oleoso

            Seja qual for a causa, o couro cabeludo oleoso é pego em um ciclo vicioso que alguns remédios realmente agravam a situação. Por exemplo, a pessoa pode pensar que lavar o cabelo freqüentemente é a maneira de acabar com o óleo. Tão lógico como a abordagem pareça ser, provavelmente está deixando os fios mais oleosos.

            Aqui está o que acontece, a pessoa acorda com o couro cabeludo oleoso, assim lava os fios para remover a gordura. No processo, retira o sebo natural do cabelo. A resposta do corpo é substituir o óleo que é perdido. Por vezes, essa resposta segue e a sensação é de oleosidade novamente pela hora do almoço.

            Se da próxima vez que lavar os fios, usar um produto para secar mais o couro cabeludo, como um shampoo clareador, o corpo responde em pânico. Tentando reidratar essa umidade perdida, desencadeia mais óleo. Não pode vencer perseguindo este ciclo gorduroso. A verdade dura é que quanto mais lavar os fios, mais óleo o couro cabeludo produz.

Quebrando Este Ciclo de oleosidade

            A melhor maneira para parar esta secreção exagerada do sebo é pular a lavagem dos fios. Tão contraintuitivo que isso pareça, pular o shampoo ocasional pode ajudar ao longo do tempo. Começar vagarosamente. Pular o shampoo 1 ou 2 dias da semana, quando pode usar um chapéu ou quando ficará em casa o dia inteiro.

            Depois de algumas semanas, aumentar o número. O objetivo eventual é ser capaz de ficar 2 a 3 dias entre o shampoo para controlar a produção do óleo. Apenas não esperar chegar lá de um dia para o outro, ao invés, aguardar alguns meses. Experimentar shampoos secos e pó para o cabelo, que são elaborados para ajudar a absorver esse óleo sem retirar o sebo necessário do couro cabeludo.

            A segunda dica para quebrar o ciclo e produção do óleo pode surpreender no início, mudar o shampoo e condicionador. Provavelmente esteve escolhendo produtos que têm pouco em relação aos ingredientes hidratantes, ou talvez esteve pulando o condicionador completamente.

Afinal, não deseja adicionar mais umidade para uma situação muito úmida, correto? Não! Deve usar produtos elaborados para equilibrar a umidade na cabeça. Qualquer produto pesado seria muito, mas um shampoo e condicionador hidratante leve podem ajudar a manter o equilíbrio de hidratação no couro cabeludo.

Assim, não pular o condicionador, apenas usar adequadamente. Concentrar nas pontas do cabelo, e também enxaguar bem. Uma fórmula leve ou leave-in pode funcionar bem. Se o condicionador ainda parece muito para o cabelo, tentar condicionar primeiro e usar shampoo em segundo, para remover o resíduo extra. Por vezes, o que pensa que seja oleoso é realmente shampoo ou condicionador que não foi enxaguado completamente.

Portanto deve manter em mente que a água quente pode estimular as glândulas que produzem sebo, que é algo que deseja evitar. Além disso, um enxágüe com água fria também ajuda a fechar a cutícula do cabelo, prevenindo dano para os fios a partir das ferramentas quentes de estilização. Sempre que possível, porém, deixar o cabelo secar com ar, ou ao menos, manter o calor no mínimo desde que o ar quente pode estimular produção do óleo.

Quais Produtos Usar para oleosidade?

             Muitas dúvidas são presentes quando escolhendo os produtos capilares adequados para os fios oleosos, assim também é importante saber quais são os ideais para esta condição.

O cabelo oleoso pode também ser resultado do acúmulo de produto e condicionador, assim usar um shampoo clareador ou tratamento 2 vezes por mês, mas não mais. Ficar longe de produtos com ingredientes de melhoria de extra brilho, eles estão geralmente usando algum tipo de óleo. Ao invés, procurar por produtos de cabelo com propriedades de volume.

            Por fim, se tiver cabelos naturalmente encaracolados ou com onda, aceitá-los. Secar ou usar chapinha todo dia faz o cabelo parecer mais oleoso. O cabelo liso dá ao óleo e gordura um caminho direto para baixo ao fio, deixando muito mais perceptível. Se tiver cabelo liso, enrolá-lo ou optar pelo corte que oferece onda, vai fazer então parecer menos oleoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA