Um Blog de Saúde!

Melasma: Continuando o Tratamento em Casa

O melasma é mancha acastanhada ou escura que é comum na mulher adulta e sendo incidência frequente ligada à gestação. Essa marca geralmente aparece pelo rosto e normalmente parece com forma da borboleta simétrica.

            Uma condição crônica que é determinada pelo surgimento das manchas escuras na pele, sendo bem comuns pelo rosto, porém podem ainda aparecer no colo, braços e pescoço. Trata-se, afinal, de uma doença que muda a coloração da pele e, mesmo não tendo cura, certamente, com vários tratamentos encontrados é possível controlar a doença.

Quais São os Tipos de Melasma?

– Melasma Dérmico

Este tipo de melasma acontece quando manchas acometem a derme profunda e superficial. Dessa forma, trata-se do caso de maior complicação e adesão difícil para tratamentos.

– Melasma Epidérmico

É a condição mais superficial, consequentemente, a de maior facilidade para tratamento. Pois, ocorre quando o depósito da melanina se dá em camadas suprabasais e basais da epiderme.

– Melasma Misto

Esta situação acontece quando os 2 tipos do depósito da melanina, o dérmico e epidérmico, coexistem em idêntico tecido. É importante salientar que quanto mais profundo o pigmento, é mais difícil de chegar a um resultado bom em tratamento. Decerto, somente o dermatologista pode fazer a diferenciação do tipo de melasma e a própria localização em camadas da pele.

Diagnóstico e Complicações

Sintomas são analisados pela consulta médica, porém, existem ainda aparelhos que ajudam a diagnosticar, por exemplo a lâmpada de Wood e dermatoscópio, que são capazes de diferenciar o tipo e a localização em camadas da pele. Tais resultados determinarão o tratamento e prognóstico.

            Se tratado adequadamente com dermatologista, o melasma não costuma apresentar complicações. É possível, porém, demorar a ter resultados satisfatórios, por exemplo clarear a mancha marrom na derme. Certamente o único dano que o melasma pode causar se caracteriza como psicossocial, com baixa autoestima agravada e problemas de relacionamento.

            Melasma não tem cura definitiva, no entanto, é possível que a mancha clareie tanto a ponto de se mostrar pouco notável. Contudo, mesmo assim, a marca pode ficar mais intensa depois, se não houver cuidado contínuo.

Tratamento do Melasma

O tratamento de melasma pode se dar por:

– Pomada e Creme

Para auxiliar na remoção de manchas, cremes mais utilizados se mostram à base da hidroquinona, ácido retinóico, ácido glicólico, ácido azeláico. Resultados levam aproximadamente 2 meses para oferecer resultados, como a região acometida clareada. Mesmo que sejam bastante usados, nem sempre oferecem perspectivas satisfatórias a todo tipo de paciente. Por isso, não compre produtos sem aconselhamento e autorização médica.

– Microagulhamento

Microagulhamento se caracteriza como tratamento realizado no consultório do dermatologista que utiliza instrumento denominado dermaroller à renovação da derme. Esta ferramenta conta com agulhas finas envoltas no rolo que tem aplicação pela pele e gera pouca quantidade de sangramento.

            Mesmo sendo um pouco dolorido, este método estimula a produção de colágeno, circulação e oxigenação do sangue na área em que é feito. Dessa forma, promete renovar a pele, diminui rugas, cicatrizes, manchas de melasma e linhas finas.

– Peeling

Ao tratamento do melasma, geralmente se usa peeling químico, trata-se do procedimento estético que consiste em aplicar ácidos no consultório do dermatologista. Serve à destruição das camadas superficiais da pele, e deste modo, clareamento das manchas, e renovação potencializada.

– Tratamento Caseiro

Tratamento caseiro não vai substituir em qualquer hipótese, orientação e prescrição do médico, no entanto, é possível aplicar práticas que podem auxiliar para que ação de remédios seja potencializada.

            Manter a hidratação da pele e uso dos cremes que apresentem vitaminas, de exemplo a B5, auxiliam em regenerar a pele inflamada. Uso semanal das máscaras que tenham agentes hidratantes ajuda ainda em clarear a pele. Uma alimentação rica em antioxidantes mantida ajuda o corpo no combate aos radicais livres e também envelhecimento precoce, aspecto que vai potencializar saúde da derme, e então, ajuda em resultado de tratamento.

– Laser

Laser pode ainda ser um coadjuvante interessante para clarear as manchas do melasma. No entanto, é necessário salientar que o peeling e laser necessitam ser feitos e indicados pelo profissional de saúde.

            O laser tem a vantagem da sua tecnologia, que, certamente, é capaz de potencializar renovação da derme rapidamente e pode mostrar resultados em pouco tempo satisfatórios. Porém, é necessária atenção, pois todo procedimento que causa reação inflamatória pode também agravar melasma.

Prevenção e Protetor Solar

A melhor forma de prevenir o melasma é a proteção solar. Filtro solar deve ser usado diariamente, até em dias frios, chuvosos ou nublados. A pessoa que fica o dia todo no escritório e, assim, imagina que já está protegida está equivocada. Mais uma medida importante é reaplicar o produto no decorrer do dia.

            Se para todos a aplicação do protetor solar é fundamental para evitar câncer de pele, para a pessoa que sofre de melasma, ainda mais. dessa forma, pacientes que tenham a condição necessitam aplicar produtos com o fator de proteção alto.

            E se a exposição ao sol ocorrer no verão, se for possível, proteger-se ainda usando óculos e chapéus. Quem tem melasma deve escolher filtros que apresentem proteção contra raios ultravioleta A e B.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA