6 Dicas para Bem-Estar e Conforto na Hora do Banho
16 de novembro de 2018
Rejuvenescedores Param de Funcionar Após um Tempo?
26 de novembro de 2018

Você Usa Protetor Solar Todo Dia?

Compartilhe com um amigo(a)








Enviar

Você Usa Protetor Solar Todo Dia?

Mesmo que seja bastante comum a aplicação do protetor solar na praia ou na piscina, o que nem todas as pessoas sabem é que deve ser utilizado pelo ano todo. Isto já que mesmo em dias nublados ou frios, raios ultravioletas permanecem sendo emitidos e geram vários efeitos nocivos como manchas pela pele, envelhecimento precoce, maior flacidez, e até o câncer de pele.

Ação do Protetor Solar

O primeiro protetor solar oferecido comercialmente apareceu no ano de 1928, país, Estados Unidos. E na década de 1970 aconteceu popularização de agentes fotoprotetores, inicialmente de tipo UVB. Filtros protetores para UVA apareciam na década de 80 e 90, apresentando filtros físicos dióxido de titânio e óxido de zinco, de forma respectiva.

Protetor solar se caracteriza produto para proteção ou abrigo das células da pele em relação aos nocivos efeitos de radiação ultravioleta, UVA, UVB, sem contar infravermelho. FPS quer dizer “fator de proteção solar” e consiste no parâmetro laboratorial à medição de eficácia do filtro solar para proteger contra radiação UVB, e maior o número de FPS, mais tempo o indivíduo pode permanecer exposto para radiação solar sem queimar-se ou produção de algum eritema.

Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que todos expostos ao sol no país utilizem protetor solar apresentando FPS mínimo de 30, de modo a barrar raios UVB, e com proteção em relação aos raios UVA, explícita em rótulo pelos sinais “+”, ou por frases “proteção de amplo espectro”, ou “proteção UVA”.

FPS se mostra a referência principal a escolher o produto. E representa por quanto tempo a mais o mesmo pode atuar protegendo a pele de queimadura solar em relação ao caso em que a pele se encontre sem proteção. Deste modo, quanto maior o FPS, mais tempo a pele demorará a mostrar queimadura solar. Se houver dúvidas acerca de como determinar o melhor FPS ao próprio caso, procurar o dermatologista.

 

Dicas para Escolher Protetor Solar Adequado

É necessário considerar fatores como tom da pele, tipo da pele, sem contar a idade e tendência aos problemas dermatológicos, de exemplo acne e manchas. Para proteção da pele do corpo, são mais adequadas as loções cremosas.

Se tiver muitos pelos, utilização do spray vai facilitar aplicar. Pelo rosto, o filtro solar deve ser determinado segundo o tipo da pele. Se for oleosa, utilização do gel, loção oil-free ou gel-creme é o mais apropriado. E no caso da pele seca, é mais indicada aplicação do creme.

Mas, é fundamental que o paciente tenha personalizada prescrição do dermatologista, para que seja avaliado pessoalmente e indicado o tipo certo de filtro, além dos tratamentos possíveis e mais produtos.

 

Quais São os Tipos de Protetor Solar

É possível, além de divisão entre protetor físico e químico, encontrar pela indústria variedade grande dos produtos com muitas indicações. As combinações que vão incorporar tecnologias e substâncias apresentando mais funções para protetor solar que têm eficiência são protetor solar hidratante, antioleosidade, antipoluição, protetor solar com maquiagem, e protetor solar com anti-rugas ou anti-idade.

 

Quando Aplicar Protetor Solar

A utilização de filtro solar deve ser diária em quantidades adequadas nas regiões expostas, devendo ocorrer reaplicação ao menos 2 vezes diariamente, isto no caso de não exposição direta para sol, retirada de produto com nado ou transpiração. Se isso ocorrer, deve haver reaplicação de modo imediata do protetor.

Deve-se priorizar aplicação no rosto, a incluir lóbulo de orelhas, colo, pescoço, dorso das mãos, braços, porém se a perna ficar exposta deve também ser passado na área. Na situação da exposição de mais partes corporais, a recomendação é aplicar o filtro na área e aplicações posteriores ao passo que o filtro for sendo retirado pelo contato com água ou transpiração.

 

Como Aplicar Protetor Solar

A quantidade adequada do protetor solar à prevenção de efeitos danosos solares pela pele corresponde a 2 mg/cm², o que é na média, 25-30 gramas por aplicação no adulto, no entanto, na prática se usa a regra de:

– 1 colher de chá ao pescoço, face, e cabeça (calvície), ou o mesmo que a dimensão da ervilha ao rosto apenas.

– 2 colheres de chá a cada perna.

– 1 colher de chá para dorso, cada braço, abdômen e tórax.

No caso das crianças, a orientação é usar metade das quantidades a cada região. Uma dica importante é verificar data de validade do protetor solar. Várias pessoas costumam guardar o protetor solar depois do final do verão para que seja resgatado somente no ano seguinte, sem verificação da validade do produto.

É essencial lembrar ainda que existem complementares opções para protetor solar, em especial aqueles que estão na piscina, praia, ou fazendo atividades ao ar livre.

O recomendado é usar bonés, roupas esportivas que tenham proteção UV e óculos, chapéus. Ao ir para praia, nunca deixar de carregar o guarda-sol. Porém, mesmo embaixo do guarda-sol, é importante uso de filtro solar. A radiação vai refletir pela areia e o intenso calor auxilia ainda para queimar pele.

 

Dicas de produtos:

 

Dermage Photoage Mineral Color Fluido FPS50

Indicações:
O Photoage Mineral Color FPS 50 da Dermage é um protetor solar facial desenvolvido exclusivamente com filtros físicos protegendo a pele contra efeitos nocivos da radiação solar. Possui ampla proteção UVA e UVB e textura fluída com cor proporcionando à pele um aspecto saudável e uniforme, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, prevenindo os sinais da idade. Ideal para pessoas com pele extremamente clara e sensível à queimadura solar.

Modo de usar:
Aplique generosamente antes da exposição ao sol e sempre que necessário. Reaplique sempre, após sudorese intensa, nadar ou banhar-se, secar-se com toalha e durante a exposição prolongada ao sol.

 

Mustela Protetor Solar Infantil Spray FPS50+

Indicações:
Protetor Solar Infantil indicado para bebê e criança, para pele extremamente sensível a queimaduras solares. Sua fórmula contém Perseóse de abacate ativo natural que protege a pele dos bebês e crianças. Possui textura invisível e facil de aplicar. Hipoalergênico. Adequado desde o nascimento. Sem parabeno, sem perfume e sem álcool.

Modo de usar:
Aplicar abundantemente antes da exposição ao sol. reaplicar sempre, após sudorese intensa, nadar ou banhar-se com toalha e durante a exposição ao sol.

 

Adcos Fotoprotecao Filtro Solar Fluid Tonalizante Fps70 

Indicação:
Indicado para todos os tipos de pele, exposição direta ao sol, esportes ao ar livre.

Modo De Usar:
Aplicar a cada 2 Horas.

 

Ada Tina Biosole Lev Fps60

 

Tem ação antioxidante e fotoprotetora, prevenindo o surgimento de manchas e o envelhecimento precoce da pele (rugas, flacidez e linhas de expressão). Sua textura levíssima, mantém a pele macia, hidratada e com um toque refrescante. Oferece alta proteção contra os raios UVA e UVB.

 

 

Venha conhecer nossa loja virtual!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.