Um Blog de Saúde!

Cuidados para Pele Oleosa

Cuidados para Pele Oleosa

O clima quente brasileiro, poluição de centro urbano, sem contar características como alimentação rica nos carboidratos, e a genética, são determinantes para que a pele oleosa se caracterize a mais comum quando se trata dos brasileiros.

Uma pele que tem produção alta do sebo, fator que a deixa brilhante, de visual “espesso” e os poros mais dilatados comparando com pele seca e normal. É comum ainda que os indivíduos de pele oleosa sofram maior tendência a ter cravos, espinhas, acne.

Manter a pele bonita e saudável, regular tal oleosidade, é completamente possível, mas alguns cuidados de rotina devem ser aplicados. Na seqüência são apresentadas dicas de cuidados para quem tem a pele oleosa.

 

– Lavagem do Rosto ao Máximo 3 Vezes no Dia

A pessoa que sente incômodo pela oleosidade da pele geralmente deseja lavar o rosto diversas vezes no decorrer do dia. Porém, não deve fazer isso. O adequado é a lavagem ao máximo 3 vezes, de modo obrigatório ao acordar, uma vez antes de dormir, e de forma opcional, uma vez pelo momento do almoço.

A lavagem excessiva termina a ressecar a pele, esta compreende que necessita produzir mais sebo, ocasionando efeito rebote. Lavar excessivamente pode ainda gerar comprometimento para barreira cutânea, mudar a função da defesa da pele e microbioma. O tipo de produto ideal a lavar é sabonete líquido indicado às peles oleosas, devido a ser menos agressivo e também menos adstringente.

 

– Sempre Hidratar na Rotina da Limpeza da Pele

Toda pele necessita da hidratação, a incluir a pele oleosa. A rotina da limpeza ao tipo oleoso, inicia através da lavagem e termina ao aplicar o hidratante específico à pele oleosa. Pelo meio do caminho, é usado adstringente, mais a água micelar, e essa em especial se for preciso retirar a maquiagem. Desta forma, a ordem é lavagem, depois adstringente, água micelar e para finalizar, hidratante.

 

– Temperatura Amena da Água para Lavar

Água para lavar a pele que é oleosa deve ao máximo estar em 37°C. A água mais quente que essa marca gera o ressecamento em excesso, ocasionando o efeito rebote, trata-se do idêntico processo de lavar excessivamente já citado anteriormente.

 

– Finalização da Lavagem Usando Água Fria

O jato com água fria pelo fim das lavagens e também do banho é fundamental. Auxilia para fechamento de poros depois de limpar. A sugestão é lavagem do rosto na pia, no momento da escovação dos dentes, e evitar que o sabonete de rosto fique no banho. Desta forma, não se erra em lavar o rosto usando água quente.

 

– Fator Hidratação de Dentro para Fora

A pessoa que possui pele oleosa deve beber entre 2 e 3 litros da água diariamente. Esta realiza um detox, reduz radicais livres, acúmulo do sebo e impurezas.

 

– Preferir Produtos de Tratamento em Gel ou Sérum

Há unanimidade de dermatologistas em afirmar que gel e sérum são as vias ideais aos produtos para tratar pele oleosa. A leve preferência é ao sérum, já que este é um fluido, muito sequinho e normalmente vai causar menos irritação comparando com gel.

 

– Proteção Contra Agentes Externos

Partículas poluentes podem causar obstrução direta dos poros. Isto causa maior incidência das espinhas e cravos e pode contribuir para chegada de acne nas pessoas que possuem tendência ao seu desenvolvimento. O modo ideal para proteção da pele é lembrar-se da aplicação do hidratante pelo fim da rotina da limpeza, já que o mesmo vai criar barreira protetora exigida, em especial ao morador ou que circula na cidade grande e com trânsito carregado.

 

– Consumir Alimentos Adequados

Alimentação pode ser fator determinante entre a pele oleosa descontrolada e a controlada. Há alimentos que possuem capacidade de agravar oleosidade cutânea, como o chocolate e amendoim, assim é ideal evitar estes alimentos.

E outros alimentos podem reduzir inflamações e a acne ligada com pele oleosa. A alimentação rica em proteínas e fibras e que é pobre nos laticínios e carboidratos refinados auxilia bastante a pessoa que sofre com pele oleosa.

 

– Produtos Indicados para Pele Oleosa

O cuidado principal em relação ao rosto oleoso é lavagem 2 vezes diariamente usando gel de limpeza, na água em temperatura fria, de modo preferencial apresentando ativos como enxofre e ácido salicílico. Isto auxiliará para controle do brilho excessivo, já que são anti-inflamatórios e secativos. Sobre a utilização das loções secativas, o tônico pode ser utilizado. Escolher artigo sem álcool em fórmula, e preferencialmente, contendo propriedades anti-inflamatórias.

Quando se fala de hidratação, o adequado é usar sérum e veículos leves, que são próprios à pele oleosa. Normalmente se caracterizam hidratantes tendo efeito matificante. O ácido salicílico ou peróxido de benzoíla auxiliam em combater composição da acne que decorre das peles oleosas. Para proteção, evitar exposição para sol e utilizar protetores solares sempre oil free, não para comedogênicos. O calor e sol excessivos vão estimular funcionamento de glândula sebácea, a favorecer maior oleosidade.

 

Dicas de produtinhos:

Profuse Puriance Ultimate Gel 60g

Indicado:

Profuse Puriance Ultimate Gel é indicado para peles oleosas e acneicas

Benefícios:

– Estimula a renovação celular (melhorando a textura da pele)

– Promove controle imediato e duradouro da oleosidade (auxiliando na redução de poros)

– Ação calmante e anti-irritante e também possui ação antibacteriana.

Modo de usar:

Aplique o produto pela manhã e/ou à noite sobre a pele limpa e seca ou conforme recomendação médica. Evite o contato com os olhos, não precisa enxaguar.

Adcos Oily Solution Redutor de Poros 30g

Indicado:

Adcos Oily Solution Redutor de Poros é indicado para peles oleosas.

Beneficios:

– Controle de oleosidade por até 10 horas

– Reduz os poros dilatados, as imperfeições da pele e rugas

– Promove efeito renovador e melhora a textura irregular da pele

– Primer com tratamento para peles oleosas

Modo de usar:

Aplicar o produto sobre a pele limpa e seca 2 vezes ao dia após a higienização e antes do protetor solar. Pode ser usado antes de outros tratamentos ou maquiagem.

 

 

Valmari Acne Control Gel Controlador de Oleosidade FPS30 50g

 

Indicações:

Acne Control Gel é um gel hidratante de textura leve e absorção imediata, para neutralizar as secreções excessivas das peles oleosas ou com tendência à acne. Proporciona a redução da oleosidade e proteção hidratante anti brilho e anti fotoenvelhecimento além da alta proteção contra radiação UVB, causadora de marcas na pele, este produto inovador oferece proteção máxima contra radiação UVA, protegendo a pele dos efeitos nocivos dos Radicais Livres, potencializadores do foto envelhecimento.

Modo de usar:
Pela manhã, após higienizar a face, aplicar o produto em movimentos circulares, com a ponta dos dedos para total absorção. Sobre ele pode ser aplicada base de maquiagem ou pó facial.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA