Um Blog de Saúde!

Manual Dos Perfumes

manual dos perfumes

No mercado existem diversas opções de perfumes, frascos com concentrações diferentes de essências e isto vem gerando muitas dúvidas. Saiba como escolher o perfume ideal para você, onde aplicar e o que fazer para que o cheiro dure mais tempo na pele.

Os perfumes são compostos por uma mistura de ingredientes sintéticos e outros de origens naturais. Entre os naturais estão as folhas, pétalas, raízes, madeiras e frutas, como laranja, limão, sândalo e rosa. Já ingredientes sintetizados, como o floral transparente, são de origem orgânica.
Evaporação e notas: Um perfume tem três notas, as notas são moléculas que compõe a estrutura da fragrância e são divididas de acordo com sua evaporação: notas de cabeça, coração e fundo. No momento em que você abre o perfume, sente as notas de cabeça, que são as mais voláteis. As notas de cabeças podem ser cítricas, frutais, algumas especiarias e aldeídos, pela rapidez com que evaporam.
O cheiro que fica na pele é das notas de coração, que são as características principais do perfume. São, em sua maioria, florais como jasmim e rosa, além de algumas especiarias, como a canela e o cravo. A nota intermediária pode perdurar de 4 a 5 horas na pele, dependendo do perfume. Por fim, as notas de fundo são as mais “fortes” e tem a função de reter a volatilidade do perfume. São as notas balsâmicas, doces e amadeiradas. Costumam durar até 8 horas, também depende da característica do perfume.
Preste atenção na embalagem do perfume. A denominação explica a concentração de essência em casa frasco, que também contém água, álcool, corante e antioxidante.
Eau de parfum: é o mais forte, com concentração de 10 até 15% da essência.
Eau de toilette: é o segundo com maior concentração de essência, entre 5% e 10%.
Eau de cologne: Conhecida como “água de colônia”, costuma ter um aroma fresco e delicado. A concentração da essência varia de 3% a 5%.
Body splash: “Água de banho”, sua concentração é de até 3%.

Onde passar:
 
O local do corpo onde se o perfume aplica faz diferença. As áreas do corpo mais  indicadas para aplicar são as que circulam mais sangue, como o pulso, o pescoço, nuca, dobra do cotovelo, atrás dos joelhos e atrás das orelhas, por exemplo. Ao aplicar, não esfregue o local onde o líquido foi borrifado, deixe que evapore naturalmente, para não misturar as  notas.

Não aplique o produto em roupas, além de poder manchar a peça, o cheiro se mistura com o do tecido e acaba alterando o aroma do perfume.
Muda o cheiro conforme a pele? O aroma pode variar de acordo com PH, a oleosidade da pele e o suor. O que a pessoa ingere também pode influenciar no cheiro que ficará na pele. Se a pessoa se alimentar com algo muito condimentado, acaba exalando a especiaria e isso pode alterar a fragrância.

Na hora de comprar: Quem quer escolher um novo perfume deve sentir a primeiro a fragrância na tira olfativa (pedaços de papel) para só depois borrifar o perfume da pele. O ideal é aplicar no pulso e no antebraço.
Depois de um certo tempo usando o mesmo perfume, você se acostuma com o cheiro e passa a não sentir mais a fragrância em si mesmo, isso ocorre por que nosso sistema passa a reconhecer este aroma como “padrão”. Por isso, não exagere na quantidade de perfume só porque você não está sentindo, uma borrifada nas áreas estratégicas é o suficiente para ficar com a pele perfumada sem exageros.
Onde guardar: Para conservar o cheirinho original do seu perfume é fundamental mantê-lo protegido da luz e de temperatura elevadas. O ideal seria em locais frescos e dentro da embalagem, mas evitar locais como o banheiro, por exemplo, já é suficiente. 


Fonte: Mulher.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA