Um Blog de Saúde!

5 sinais que as nossas unhas da mão podem dizer sobre nossa saúde

Mais do que um símbolo de beleza, nossas unhas podem revelar problemas de saúde.

Não é segredo nenhum que a maior parte das mulheres adora exibir unhas coloridas com um esmalte novinho em folha, recém-saídas da manicure.

As unhas são uma parte importante da estética feminina. Seja no dia a dia ou em uma ocasião especial, as mulheres costumam se preocupar com a cor do esmalte, o estado das cutículas e o comprimento de suas unhas.

Mas você sabia que, além de contribuir para a nossa autoestima e ajudar a compor o visual, nossas unhas revelam como anda nossa saúde?

Algumas alterações nas unhas podem indicar que um problema de saúde está se instalando em nosso organismo. Conheça esses sinais e fique atenta.

1. Unhas com manchas brancas

Bastante comuns, as manchas brancas que aparecem nas unhas podem ser causadas por uma pancada na região. Além disso, elas podem indicar uma possível deficiência de zinco ou, então, a instalação de uma anemia.

2. Unhas quebradiças

Se você tem o costume indesejável de roer suas unhas, é possível que elas sejam quebradiças. Porém, se este não for o caso, unhas que se quebram facilmente podem indicar alguns problemas de saúde.

Entre eles, estão a deficiência de ácido fólico, de vitamina C ou de proteínas, a anemia e a desnutrição. Se, além de serem quebradiças, suas unhas ainda apresentarem furos, pode ser um sinal de psoríase.

3. Unhas pálidas ou com coloração alterada

Unhas saudáveis apresentam uma coloração rosada e tendem para o branco mais próximo à base. Se as suas unhas estão descoloridas ou apresentam coloração diferente disso, fique atenta, pois esses são sinais de alguns problemas de saúde.

  • Unhas pálidas: anemia ou deficiência de vitaminas;
  • Unhas brancas: problemas no fígado;
  • Unhas esverdeadas: infecção causada por bactérias;
  • Unhas com listras vermelhas: infecção nas válvulas do coração;
  • Unhas azuladas ou arroxeadas: baixos níveis de oxigênio no sangue.

4. Unhas grossas

Ter unhas fortes e resistentes é diferente de ter unhas grossas em excesso. Quando elas se tornam difíceis de cortar, pode ser sinal de algum problema.

Unhas que ficam grossas e enrugadas possivelmente estão com uma micose, isto é, uma infecção por fungos.

Unhas grossas e quebradiças, por sua vez, podem indicar um problema na tireoide ou psoríase. Já o engrossamento repentino pode ser sinal de um problema no pulmão ou na circulação.

5. Unhas com listras pretas

Unhas que apresentam listras pretas devem ser investigadas o mais rápido possível, pois este pode ser um sinal de melanoma, um tipo de câncer de pele extremamente agressivo. Ao perceber este sinal, marque uma consulta médica com urgência.

Fonte: Dermaweb

Produto:

LINEA VITTA – VITTA UNHAS & PÉS – 50ML

Indicações:
Vitta Unhas e Pés é um creme fortalecedor de unhas fracas, quebradiças, frágeis, deformadas e manchadas, além de prevenir a ação de fungos nas unhas, onicomicose (micose nas unhas) e problemas como pé de atleta.

Modo de usar:
Para unhas fracas, quebradiças e deformadas: aplicar duas vezes ao dia por período prolongado. Essa aplicação deve ser feita ao redor das cutículas e em todos os dedos, evitando-se a migração de fungos. Para as demais aplicações: aplicar o produto pelo menos uma vez ao dia e de preferência após o banho.

 Clique aqui e saiba mais sobre o produto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA