Um Blog de Saúde!

O que é Micose?

Micoses são infecções causadas por fungos que atingem a pele, unha e cabelos. Na verdade, alguns tipos de fungos vivem naturalmente em nosso corpo sem causar qualquer tipo de sintoma. No entanto, se eles começam a se reproduzir rapidamente podem causar doenças.

Os fungos se alimentam da queratina presente em nossa pele, unhas e cabelos. Quando encontram condições favoráveis, como calor, umidade, baixa de imunidade ou uso de antibióticos sistêmicos por longo prazo, estes fungos podem se proliferar.


Tipos:

  • Pitiríase Versicolor: Popularmente conhecida como pano branco. A pitiríase versicolor é caracterizada por pequenas manchas esbranquiçadas que escamam. Podem estar agrupadas ou isoladas, e normalmente surgem na parte superior dos braços, tronco, pescoço e rosto. Sua superfície tem uma descamação fina, com a tonalidade variando entre o branco, rosado ou castanho, e raramente coçam. A pitiríase versicolor é mais comum em adolescentes e jovens, sendo que pessoas de pele oleosa estão mais suscetíveis a apresentar este tipo de micose.
  • Tinhas: É uma micose que apresenta manchas vermelhas de superfície escamosa, bordas bem nítidas e que coçam. Quando acomete os pés, a tinha pode ser chamada de “pé-de-atleta”. Nas crianças, é comum que apareçam no couro cabeludo. Forma-se uma placa com crostas que causam coceira intensa, parecendo que o cabelo foi cortado naquela região.
  • Onicomicoses: São as micoses das unhas, tanto dos pés quanto das mãos. A unha se torna mais grossa e descolada, podendo haver mudanças em sua cor e forma. Geralmente começa como uma mancha de cor clara pequena. Conforme se espalha, a cor se altera e a unha torna-se mais espessa e mais frágil. Muitas vezes, é doloroso e recorrente.

Causas
As micoses são contagiosas, podendo ser transmitidas de uma pessoa para outra. Contudo, na maioria das vezes o sistema imunológico consegue combater a proliferação dos fungos sem causar qualquer sintoma. Além disso, nosso corpo contém bactérias que são responsáveis por conter a reprodução fúngica.

Fatores de risco

Algumas situações podem favorecer as micoses:
  • Suar excessivamente ou trabalhar em um ambiente quente e úmido;
  • Andar descalço em lugares úmidos, como ginásios, vestiários e chuveiros;
  • Má circulação sanguínea,
  • Lesões ou infecções nas unhas.
Fonte: Minha Vida

Produto indicado:
Linea Vitta – Vitta Unhas & Pés – 50ml


Indicações:

Vitta Unhas e Pés é um creme fortalecedor de unhas fracas, quebradiças, frágeis, deformadas e manchadas, além de prevenir a ação de fungos nas unhas, onicomicose (micose nas unhas) e problemas como pé de atleta. Sua fórmula contém Óleo de Melaleuca com ação antisséptica, Ácido Salicílico auxilia rapidamente na renovação das células devido a uma esfoliação superficial e evita a obstrução dos poros, Clorexidina ativo antimicrobiano, com ação germicida, bactericida e fungicida natural, e Triclosan agente antisséptico efetivo contra bactérias. Pode ser usado sobre esmalte, unhas postiças, de porcelana, artísticas e decoradas, além de ser indicado para os pés pela eficácia em rachaduras nos calcanhares, frieiras, pé de atleta, cutículas rachadas ou calosidade nos joelhos e cotovelos. Não apresenta contraindicações e pode ser utilizado a partir dos 03 anos de idade.


Por R$36,32 em 21/07/2015 na DERMAdoctor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA