Um Blog de Saúde!

Dicas para Prevenir Envelhecimento das Mãos

            Muitos afirmam que o envelhecimento surge inicialmente nas mãos. Esta área, assim como o rosto, com certeza, passa por várias mudanças no decorrer dos anos, por exemplo a perda do tônus, rugas, mudança em textura, flacidez, aparecimento das manchas por causa da ação solar. São indicados 5 cuidados para inclusão na rotina de cuidados com a pele desta área por vezes esquecida.

            A mão envelhece, assim como a pele toda do corpo, já que são regiões diariamente fotoexpostas, portanto, áreas que têm contato frequente com ação da radiação ultravioleta, poluição, que gera surgimento das manchas e induz a pele perder colágeno.

            As mãos, decerto, também sofrem danos com detergentes, ativos químicos, sabonetes, diversas vezes diariamente, e terminam esquecidas no momento da hidratação e proteção, como aplicar protetor solar, o que acaba por agravar e intensificar o envelhecimento.

Cuidados para Prevenção da Pele da Mão

Como mais regiões do corpo, as mãos podem, certamente, passar pela prevenção da ação do envelhecimento precoce. São alguns cuidados para evitar danos diários da radiação solar e poluição:

  • Aplicar filtro solar na mão.
  • Hidratar a área.
  • Usar antioxidantes.
  • Procedimento clínico.
  • Atenção com detergentes e sabonetes.

Proteção Solar

Passar filtro solar na mão é, certamente, uma ação importante e por vezes não lembrada, que pode impactar, no decorrer dos anos, em muitas complicações, como queratoses actínicas, as manchas, e até lesão suspeita de câncer de pele.

Assim, sempre que aplicar o protetor solar na face, aplicar também nas mãos. Quando se fala em hidratação, esta com produtos específicos para esta área é, com certeza, fundamental para que seja mantida textura macia e também tônus.

Dermocosméticos

Outra dica é usar dermocosméticos que tenham ativos para aumento da barreira mecânica da proteção, como ceramidas, uréia, niacinamida e manteiga de karité. Mais uma dica é usar antioxidantes, estes ativos compõem película para proteção na área, a prevenir ação de radiação solar e poluição.

Os produtos assim podem também ser aplicados anteriormente ao filtro solar para que, dessa forma, a defesa seja intensificada.

Outros Cuidados

Sobre procedimentos clínicos, certamente, apostar nas técnicas que façam estímulo do colágeno desta região como luz pulsada, bioestimuladores ou lasers.

E atenção com detergentes e sabonetes, evitar usar sabonetes que apresentem ativos muito irritantes e agressivos, pois as mãos são lavadas por várias vezes diariamente, e pode ressecar a área.

Mais Dicas Simples para Mãos Bem Cuidadas

– Creme Anti-Rugas

Uma dica em destaque para ter mãos bem cuidadas. O uso do creme antirrugas específico à região é, decerto, um dos passos de maior importância para cuidado da pele das mãos. Os seus ativos, certamente, auxiliarão para que marcas e manchas sejam amenizadas, que já tenha aparecido na região e também impedir surgimento de outras.

            Para um bom resultado, é apontado uso do produto diariamente e aplicar com massagem circular usando a ponta dos dedos ao estímulo da produção do colágeno e circulação do sangue.

Creme anti-idade para as mãos Neutrogena
Neutrogena Norwegian Hidratante Anti-idade Mãos FPS30 56g
NEUTROGENA® Norwegian Formula Hidratante anti-idade para as mãos FPS 30 possui a tecnologia Helioplex, que oferece ampla e duradoura proteção contra os raios UV, prevenindo linhas finas, manchas solares e a tonalidade não uniforme. Sua fórmula com Glicerina restabelece e retém a hidratação por 24 horas. Fragrância suave.

– Hidratações e Esfoliação

É importante além de usar creme anti-rugas, manter a hidratação da mão verificada. Já que o ressecamento apenas facilitará o surgimento de rugas com o decorrer dos anos. A dica é sempre ter creme hidratante próximo à aplicação de manhã e ao sentir a pele da região mais seca, como ocorre frequentemente no ambiente com ar condicionado, por exemplo.

            Como a pele da face, a da mão pode também se beneficiar completamente ao esfoliar. A técnica, além da promoção da profunda limpeza que facilitará absorção de hidratantes e cremes, auxilia ainda para eliminação das células mortas e regeneração da pele.

            Este procedimento pode acontecer semanalmente, ou pelo menos, a cada 15 dias. Na aplicação, é indicado fazer boa massagem na pele até que seque o esfoliante, e então, enxaguar com água morna ou fria tudo.

Esfoliante para mãos dermanail
Derma Nail Spa Esfoliante Intensivo Derma Nail 300g
Rápido e efetivo. Contém água termal. Remove as celuas mortas. Derma Nail Spa Esfoliante Intensivo Derma Nail 300g é indicado para mãos como um produto a base de sementes naturais que proporciona uma esfoliação eficaz em sensibilizar a pele.

– Hidratação das Unhas

            Lembrar-se das unhas quando se fala em cuidado com a pele da mão, como mais uma medida contra o envelhecimento desta região do corpo. Assim, ter hábito de hidratar também a região circundante das cutículas para que o ressecamento seja evitado e para que a ponta dos dedos fique saudável e mais bonita.

            Para garantir nutrição e manter a umidade, é importante ainda passar um pouco do óleo e usar base contendo ativos nutritivos anteriormente ao início da esmaltação.  

Creme para unhas e cutículas
Ligia Kogos Creme para Unhas e Cuticulas 12g
Contém óleo de argan, óleo de amendoas doces e pró-vitamina B5 (DL-pantenol) Mantém unhas e cutículas hidratadas de forma prolongada, impedindo o ressecamento Possui efeito fortalecedor e anti-oxidante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA