Um Blog de Saúde!

Como Evitar a Cicatriz de Acne?

É situação comum carregar consigo mais do que lembranças alegres da época da adolescência, por vezes, as marcas da acne ficam pela vida adulta. Tratar cicatrizes da acne sempre representou desafio ao próprio dermatologista. Tais marcas geram conseqüências psíquicas e físicas para o paciente. Porém, o bom é que é possível acabar com as marcas da acne em determinados casos.

            Inicialmente, é preciso saber quando não se pode corrigir totalmente tais lesões, quando o tecido celular subcutâneo tiver sido atingido por acne, não existe como fazer devolução para pele do aspecto natural dela. O tecido celular subcutâneo se caracteriza a camada de tecido que fica abaixo da derme, ou seja, a camada mais profunda em relação à pele.

            Porém, mesmo pacientes que tenham cicatriz mais grave podem ter benefício ao combinar tratamentos, focando em correção das marcas do melhor jeito possível. Procedimentos devem ser apontados a depender do tipo de cicatriz que cada paciente possui. 

Entendendo as Principais Técnicas

– Preenchimento Cutâneo

            Indicado às cicatrizes que desaparecem ao esticar a pele. No preenchimento cutâneo as substâncias são injetadas por baixo da cicatriz, o que termina a suspender a superfície de pele e o relevo é eliminado.

            Preenchimentos podem se caracterizar temporários, de exemplo o ácido hialurônico com duração de aproximadamente 1 ano, ou podem ser definitivos, e o dimetilsiloxane é exemplo.

– Dermoabrasão

            É apontada às situações em que existe presença das cicatrizes de maior profundidade. É realizado lixamento para pele, e assim, o procedimento pode implicar dor. A anestesia é necessária. Existe risco de ficar com posteriores manchas que são mais escuras, em especial nos indivíduos com pele morena.

– Laser

            Tratamento parecido com dermoabrasão, porém que vai remover tecido por meio da luz e não com lixas. O controle sobre a profundidade de tecido extraído é feito por computador, aspecto que na dermoabrasão vai depender da habilidade e sensibilidade do profissional dermatologista.

– Excisão, Sutura Simples

            Neste caso, a cicatriz é eliminada por meio de bisturi, com anestesia. Sobre a dúvida se não existirá cicatriz de cirurgia, sim vai haver. Porém, essa cicatriz se mostrará mais uniforme em comparação com a gerada por acne, e assim, tem melhor resultado estético.

Peelings para Resultados Mais Aparentes e Eficientes

            Os resultados mais aparentes e eficientes são conquistados através dos peelings de profundidade maior sobre a pele. Ácidos mais utilizados nesse procedimento são retinóico, salicílio, mandélico e glicólico.

            O procedimento além de ser capaz de clarear manchas, também melhora a textura da pele, ficando esta mais uniforme, e gera aspecto de mais saúde no geral. No entanto, o processo gera desconforto e há riscos de efeitos colaterais.

            Assim, uma saída indicada por dermatologista, é que resultados satisfatórios podem ser alcançados através de peelings que são mais superficiais, com repetição nos intervalos pequenos de tempo, em especial a tratar manchas que são resultados de acne.

Quando Fazer?

            Tais tratamentos até podem ser realizados durante o verão, no entanto, a temporada fria se caracteriza a mais apontada. Isto já que a exposição ao sol e o calor podem trazer posteriores manchas na recuperação. É preciso fazer utilização diária do filtro solar apresentando FPS superior a 30 e reaplicar a cada 2 horas.

Microagulhamento

            Esta é uma das técnicas mais populares, consistindo no rolinho que tem agulhas finas com diversos calibres, que são posicionadas de forma simétrica, fazendo mínimos furinhos pela pele.

            E, o microagulhamento pode ser realizado usando aparelhos cilíndricos de aço cirúrgico apresentando alta resistência, junto a tratamento de radiofreqüência, que vai estimular também produzir colágeno através da derme aquecida.

            O estímulo a formar colágeno, por meio de furinhos e também de radiofreqüência, vai deixar o aspecto de cicatrizes melhor. E elas ainda contribuem para penetração dos remédios em camadas mais profundas da pele, conquistando resultados mais eficazes em processo do “drug delivery”.

Prevenção e Cuidado

            O melhor modo para prevenção do aparecimento de cicatrizes é o tratamento de todo sinal da acne de forma precoce, principalmente se o histórico familiar da pessoa se mostra crítico, já que o cuidado com a acne é bem mais simples em comparação com eliminar cicatriz.

            Ter atenção com os primeiros sinais da acne que aparecerem no corpo e rosto, e evitar mexer nos cravos e espinhas usando as mãos. Não ter receio do investimento desde logo nos produtos que regulam oleosidade, e é essencial a disciplina quando se fala de autocuidado.

            Ou seja, fazer o possível para que a pele seja mantida equilibrada e saudável, e finalmente, visitar o dermatologista para indicação de produtos e ativos adequados aos problemas que tiver, e acompanhamento da evolução do tratamento.

            De forma independente do procedimento a ser feito, é fundamental o combate da oleosidade da pele de modo a evitar mais espinhas. É indicado usar cosméticos oil free, em especial aqueles que apresentam peróxido de benzoíla, e vitamina C. O peróxido de benzoíla é indicado em especial para a pessoa que sofre de acne, já que controla produção do óleo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA