Um Blog de Saúde!

A Importância do Cronograma Capilar

cronograma capilar

O método do cronograma capilar possibilita a identificação das fragilidades dos fios de cabelo para então apontar na melhor maneira para tratar. E tudo orientado pela agenda pré-determinada, para cada dia é suprida necessidade diversa do cabelo. Aliás, o cronograma capilar se resume em uma série de tratamentos capilares à recuperação e conquista de fios saudáveis, fortes, macios, com brilho e livres do frizz.

Para Quem É Indicado?

Esta técnica é, decerto, interessante para quem deseja repor água, nutrientes e massa nos cabelos, normalmente perdidos devido aos procedimentos químicos, como escova progressiva, mechas ou coloração. Existem diferentes objetivos para escolher o método.

            Várias pessoas, com certeza, usam o cronograma capilar ao crescimento do cabelo, o que é conveniente, já que os fios bem cuidados vão depender menos de cortes e vão crescer saudáveis, porém, não mais rápido comparado ao tempo normal. Além disso, é bastante utilizado por quem tem cabelo cacheado e crespo, para garantia de definição maior de ondas.

            É, ainda, necessário o cronograma capilar para os casos de procedimentos químicos, de exemplo as mechas, já que é capaz de preparar os fios aos retoques e manter a cor bonita. Aqui, com certeza, o indicado é fazer procedimentos anteriormente e após a coloração.

Fases do Cronograma Capilar

Cronograma capilar é dividido em 3 fases, dependendo da exigência dos fios, sendo a hidratação, a nutrição, e a reconstrução.

– Hidratação      

            Com a hidratação, certamente, é devolvida a água para o cabelo, ficando este macio, com saúde, brilhante e com movimento. E funciona para todos os tipos de fios, sendo com ou sem a química. Até o cabelo oleoso necessita da hidratação, porque a oleosidade apenas está na raiz.

            Pontas e comprimento tendem a ressecar com mais facilidade, devido às químicas, ou, ainda, por ações da temperatura, tempo, mar, sol, água quente, cloro, ou usar excessivamente chapinhas e babyliss. O ideal é, decerto, que a hidratação seja feita 2 vezes semanalmente.

– Nutrição

A nutrição é, sem dúvida, capaz de devolver óleos naturais, vitaminas e lipídios ao cabelo. No caso do excesso de frizz ou ressecamento por causa de processos químicos, é preciso fazer tratamento de nutrição. Para cabelos enrolados, no cronograma capilar, a nutrição também auxilia para que fiquem os cachos mais definidos.

           Óleo e água não se misturam, portanto, a hidratação, que é água, fica no interior dos fios, e a nutrição, o óleo, ao redor. Dessa forma, tal fase serve ainda para que a água seja mantida no interior das madeixas. Pode ser realizada nutrição uma vez semanalmente.

– Reconstrução

Já a reconstrução vai devolver proteínas, queratina, aminoácidos perdidos através dos processos químicos que tornaram o cabelo elástico, quebradiço ou sensível. Este tratamento vai penetrar a camada de maior profundidade e retornar estrutura e vitalidade para que os fios fiquem saudáveis e fortes.

            No entanto, a queratina no excesso pode ocasionar fios duros e mesmo quebrar, assim é necessária atenção para esta etapa do cronograma. O recomendado é uso da queratina em salão, além da máscara reconstrutora de manutenção, de modo caseiro. Este procedimento é indicado 1 vez mensalmente, devendo ser intercalado com hidratação e também nutrição.

Como Fazer e Como Montar?

Certamente, o passo inicial para que seja feito o cronograma capilar caseiro é a identificação do que o cabelo precisa, ou seja, hidratação que é indicada a todo tipo de cabelo, a nutrição se estiver ressecado e com bastante frizz, e também a reconstrução, o cabelo elástico, quebradiço ou sensível. A opção ideal é que o profissional oriente, ajudando a responder tal questão, com indicação dos produtos.

            Sobre os produtos a hidratar, estes envolvem cremes que vão devolver umidade para o cabelo, de exemplo os à base das substâncias como babosa, pantenol, ácido hialurônico.

            No caso da nutrição, entram aqui os cosméticos com óleos vegetais, de exemplo manteiga de karité, e óleo de coco. É feita a reconstrução usando máscaras à base das proteínas, queratina, aminoácidos.

            Finalmente, é momento para montar a agenda deste cronograma capilar. Iniciar sempre por hidratar. O cronograma generalista vai envolver 8 hidratações, na média 2 vezes semanalmente, e 6 nutrições, sendo de 1 a 2 semanalmente, e uma reconstrução ao mês. Iniciar por hidratação, e fazer intervalo correspondente a 2 dias entre cada tratamento.

Duração do Cronograma Capilar

Resultados podem ser mantidos de modo indeterminado se a realização do cronograma permanecer, porém com adaptações. Portanto, a agenda altera com o tempo, segundo o que os fios precisam. Como exemplo, se a massa do cabelo for recomposta, e abandonados procedimentos químicos, a reconstrução pode deixar de ser alvo, conferindo mais espaço às hidratações e nutrições. Desta forma, o fio vai ficar sempre saudável.

            Sobre como escolher o cronograma capilar ideal, a indicação é procurar o profissional para entender o tratamento mais adequado ao seu tipo de fio, já que este vai identificar necessidade do cabelo.

            Em relação aos resultados esperados, o processo da recuperação do cabelo danificado geralmente é demorado, porém é possível notar melhora partindo da aplicação inicial. O aguardado é que os fios fiquem brilhosos, saudáveis, sem frizz e com movimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA