Um Blog de Saúde!

Pele Oleosa e Skincare – Como Controlar

pele oleosa e skincare

O óleo da pele é chamado de sebo. É produzido pela glândula sebácea no folículo capilar, sendo importante a relação pele oleosa e skincare. Por centímetro quadrado, a pele no rosto tem mais folículos capilares do que no resto do corpo, que é o motivo de vivenciar oleosidade principalmente no rosto.

A principal função do sebo é lubrificar a pele, limitar o crescimento da bactéria e prevenir secura e desidratação. A quantidade de sebo que as pessoas produzem é determinada pelos fatores internos e externos, desde um agente de limpeza que está usando, ao clima, genética e até hormônios.

Pele oleosa e skincare – Como controlar pele oleosa

Aprimorar a rotina diária de limpeza

Quando tem pele oleosa, pode se render à vontade de lavar o rosto em cada oportunidade disponível. Mas o hábito freqüente de lavar o rosto pode realmente estar piorando as coisas. Parece lógico que remover o óleo da pele seria melhor para limpar a pele oleosa, mas limpar excessivamente na realidade ativa mais produção de óleo.

Simplesmente, quando limpa muito, são removidas as reservas de sebo naturais e necessárias da pele, isso vai corrigir as coisas por produzir mais. O sebo é vital para função da derme e a limpeza exagerada da pele vai realmente levar a mais problemas que solução, incluindo produção de óleo maior.

O agente de limpeza que escolher é crucial, mas entre leite e gel, espumas e água, pode ser quase impossível decidir qual é melhor para uma pele propensa ao óleo. Usar um agente de limpeza em creme ou em leite, já que estes vão dissolver a sujeira e detritos sem perturbar a função de barreira e níveis de umidade naturais da derme.

Atenção com produtos formulados para pele oleosa

Os produtos especialmente formulados para minimizar oleosidade muitas vezes exacerbam a situação, já que tantos contêm ingredientes severos que varrem cada última gota de sebo da pele. Os culpados principais são produtos contendo alcoóis, adstringentes e sulfatos, assim verificar no frasco antes de comprar.

Pele oleosa e skincare – Não abandonar o hidratante

Um erro comum é que a pele pode ser oleosa ou desidratada, mas na realidade, pode ser ambos. Isto quer dizer que há pouco sentido em abandonar os produtos hidratantes que são realmente essenciais em cada rotina de pele, não importa o tipo de pele. Produtos hidratantes são necessários para manter os níveis de umidade, como se sabe, se a derme falta em hidratação, a produção de óleo pode esgotar para compensar.

Ácido salicílico

Ácidos são importantes na rotina, mas leave-on beta hidroxiácidos como ácido salicílico desempenham um papel especialmente importante em controlar produção de óleo muito zelosa, que por vez minimiza o desenvolvimento de cravos e manchas.

O ácido salicílico é um beta hidroxiácido que é lipofílico, ou seja, é atraído e ajuda a quebrar óleo em excesso. Como um bônus, é antiinflamatório e pode penetrar nos poros para retirar os detritos, sendo um grande ingrediente então para visar congestão que muitas vezes surge lado a lado com oleosidade.

A melhor maneira para incorporar ácido salicílico na rotina é com um esfoliante diário duas vezes, varrer a pele após limpar. Apenas não cometer o erro de enxaguar. Se estiver usando um agente de limpeza com ácido salicílico, deixar por 2 minutos antes de lavar, uma boa oportunidade para uma massagem facial.

Pele oleosa e skincare – Cuidar da dieta

A raiz dos problemas da pele oleosa poderia realmente estar no intestino. Se sofre de pele oleosa, evitar açúcar e laticínios, já que alimentam e aumentam a produção de óleo. Além disso, uma dieta deficiente de zinco, magnésio, vitamina B e ômega 3 pode contribuir para produção de óleo.

Em particular, é indicado consumir mais alimentos ricos em zinco. O zinco ajuda a regular as glândulas que produzem óleo, assim se comportam melhor. Boas fontes incluem legumes, castanhas. E é claro, é crucial considerar a ingestão de açúcar. Uma ingestão rica em açúcar pode também aumentar produção de óleo, já que insulina cria hormônio IGF-1 que pode aumentar a produção de sebo.

Considerar os hormônios

As flutuações hormonais internas são uma das causas principais de níveis desequilibrados de óleo. Os hormônios específicos chamados andrógenos colocam a produção de sebo em esgotamento, resultando em pele mais oleosa, e por vezes erupções como resultado.

Andrógenos podem ser liberados em momentos de estresse, ou pelas mudanças hormonais como ciclo menstrual, contracepção, puberdade, gravidez, menopausa e mais. Em particular, estudos múltiplos indicaram uma correlação positiva entre níveis de estresse e produção de sebo nas pessoas com pele propensa à acne. É claro, estas situações não estão exatamente em controle, mas pode tentar manter o equilíbrio por ter atenção aos hábitos de sono e níveis de estresse.

Pele oleosa e skincare – Máscara de argila

A prateleira de beleza pode estar cheia com fórmulas cada vez mais inovadoras, mas por vezes, os tratamentos mais tradicionais permanecem o melhor. Os benefícios da máscara de argila são relevantes. São fantásticas quando visando oleosidade, já que atuam como esponjas, absorvendo óleo em excesso.

Felizmente, não precisa gastar uma fortuna em máscara, simplesmente procurar por uma contendo argila verde francesa ou bentonita, já que são geralmente mais absorventes.

Escolher a base de forma apropriada

Quando tem pele oleosa, não se restringir com bases líquidas de longa duração. As bases em pó minerais aparecem com muitos benefícios, não apenas são amplamente não comedogênicas, ou seja, não vão obstruir poros, são incomparáveis no departamento de absorver óleo, e podem facilmente ser colocadas em camadas conforme o dia passa. Mas se desejar uma líquida, tudo bem, apenas investir em forma em pó para selar.

Fonte: Elle

Blog Dermadoctor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA