Um Blog de Saúde!

O Que São Olheiras? Como Surgem?

Olheiras são manchas acastanhadas ou escuras que surgem na pálpebra, bem debaixo do olho. As olheiras podem aparecer pela genética ou através dos fatores que são adquiridos no decorrer da vida.

            Há 4 tipos de olheiras, as olheiras profundas, as pigmentares, as sanguíneas e as olheiras vasculares. As olheiras profundas têm coloração castanha, e a cavidade do globo ocular se mostra mais profunda, gerando a sombra.

            No caso das olheiras pigmentares, estas apresentam coloração amarronzada, e trata-se de tipo de melasma, gerado por acúmulo da melanina localizada em pele fina do olho. São mais comuns na pele morena e negra. Já as olheiras sanguíneas possuem coloração arroxeada. E as olheiras vasculares possuem cor ligeiramente azulada, e a área geralmente fica inchada.

Causas da Olheira

            Quando a olheira é profunda, a causa é genética, segundo a estrutura óssea da pessoa. Para bolsas de gordura, essas aparecem com envelhecimento da área, que acontece flacidez do músculo que apóia as bolsas de gordura.

            No caso da flacidez, a situação é associada com envelhecimento, além dos hábitos ruins como exposição em excesso solar, tabagismo, entre mais motivos. Para maior vascularização local, ocorre por causa da maior vascularização nas pálpebras inferiores, e os pequenos vasos podem ser percebidos através da transparência que ocorre na pele.

            Para hiperpigmentação, a causa é pelo depósito de substâncias que geram mancha na pele, como hemossiderina e melanina. Este tipo de olheira se mostra a mais comum existente.

Soluções para Olheiras

            O corretivo tradicional não se resume solução única ao disfarce de olheiras. As olheiras aparecem por causa da concentração alta da melanina, ou pelo congestionamento de vasos capilares da área ao redor dos olhos.

            Os fatores como alergia, cansaço, excesso do sol, envelhecimento, ou noite mal dormida pioram a condição. Tratamentos seguem desde os cosméticos e as compressas caseiras para soluções radicais, de exemplo a cirurgia plástica.

            No entanto, anteriormente, é necessário fazer identificação da causa da mancha. Há várias possibilidades, como excesso da pigmentação, bolsas de gordura, e hereditariedade.

Remédio Natural

            As olheiras podem surgir apenas devido à alteração dos horários no final de semana. Descansar pouco favorece aumento do volume nas pálpebras inferiores e assim a olheira acomete mais.

            Nesta situação, as máscaras ou compressas funcionam, a refrescar e a descongestionar a região do olho. Trata-se de solução ótima ainda ao combate de olheiras que ocorrem na TPM, pela maior retenção dos líquidos.

            As receitas mais eficazes são chá de camomila, água boricada ou soro fisiológico, e máscara caseira. No caso do chá de camomila, a dica é preparar um chá concentrado, aguardar esfriar e levar para o freezer, deixando alguns minutos, incluindo o saquinho.

            Aplicar sobre os olhos e aguardar ação durante 10 ou 15 minutos. Molhar por algumas vezes o saquinho usando o líquido gelado e reaplicar. Fazer a compressa na posição deitada, e a cabeça elevada. Tal posição vai estimular os vasos para retorno para tamanho normal, a diminuir o inchaço.

Cosmético Vitaminado

            Já que as olheiras são compostas pelo pigmento depositado em camadas de maior profundidade na pele, cremes possuem ação limitada. Estes somente melhoram a circulação, com inchaço diminuído e cor escura da área dos olhos diminuída também.

            No momento da escolha do cosmético, ter atenção com princípios ativos, segundo o que precisa. Para reduzir o edema e descongestionar, são indicados cafeína, rutina, gingko biloba, e vitamina K1. Para clareamento da área dos olhos é indicada vitamina C, mequinol e arbutim.

Solução Radical com Cirurgia

            Se a mulher tiver bolsas de gordura em excesso abaixo dos olhos ou a pigmentação bastante acentuada, o método mais indicado à remoção das olheiras é a cirurgia plástica.

            A técnica adequada a estes casos é popular como blefaroplastia. O corte se caracteriza externo e também rente aos cílios inferiores, sendo que a operação demanda anestesia local com a sedação.

            Depois da cirurgia, é necessário dispor compressas geladas por 24 horas por cima das pálpebras para que não inche e utilizar óculos escuros na fase toda de recuperação, o que leva de 30 a 60 dias. Nesta fase, a área fica muito roxa. O resultado inicia a ser notado apenas após um mês.

Alimentos e Olheiras

            Analisar a alimentação aponta possíveis causas do desequilíbrio no corpo por trás da olhiera. Entre hipóteses de maior probabilidade, exceto a característica genética, estão o estresse e alergias.

            A tensão gera maior presença do óxido nitroso no sangue, o que induz engrossar os vasos sanguíneos e que fiquem mais perceptíveis sob a pele. Para que sejam evitadas as pequenas manchas, optar pelos minerais e vitaminas de amêndoas, agrião, chá verde, couve-flor e rúcula.

            A pessoa que costuma coçar os olhos devido à sinusite ou rinite pode contribuir para romper ou dilatar os pequenos vasos na área. É importante verificar se há sensibilidade para alimentos alergênicos como glúten, proteína do leite, soja.

Dicas de produtos:


Profuse Clair Olhos Clareador 15g


Clareamento progressivo com disfarce imediato das olheiras. Clair Olhos contém ativos que reduzem os níveis de melanina e melhoram a microcirculação agindo duplamente nas olheiras acastanhadas e arroxeadas.


Fillerina Creme para Contorno de Olhos e Lábios Nível 2 15g X 1


Em sua formulação, a combinação do ácido hialurônico e as vitaminas A, E e dimeticona, melhoram a elasticidade da pele e a hidratação. Fillerina nível 2 é indicado para as peles que apresentam rugas moderadas.


La Roche-Posay Redermic Hyalu C Olhos Anti-idade 15ml


Creme rejuvenescedor com potente fórmula antienvelhecimento. Age diretamente sobre rugas profundas, perda de firmeza e falta de uniformidade da pele. Sua formulação contém um concentrado de Vitamina C que diminui a ação dos radicais livres e protege a pele a nível celular. A manose, um monossacarídeo com propriedades densificadoras e refletoras da luz, ajuda a proporcionar um efeito de uniformização cutânea. Já o ácido hialurônico fragmentado ajuda a suavizar a pele e preencher o espaço extracelular com eficácia. Constitui excelente base para maquiagem. Tolerância testada sobre controle oftalmológico em pessoas com olhos sensíveis e usuários de lentes de contato. Atende a necessidade de todos os tipos de peles, inclusive, as mais sensíveis. Textura não oleosa. Livre de Parabenos. Sem perfume.

Vichy Neovadiol GF Contorno de Olhos e Labios 15ml


Vichy Neovadiol GF Contorno de Olhos e Labios é um rejuvenescedor para o contorno dos olhos da Vichy ideal para diminuição de bolsas e olheiras. Proporcionando um aspecto mais jovem. Além disso, possui ação anti-inflamatória, suavizante e regenerativa da pele. O rejuvenescedor para o cortono dos olhos, recupera o tecido e melhora a aparência das rugas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA