Um Blog de Saúde!

Mantendo a Pele Hidratada – Dicas Simples!

mantendo a pele hidratada

É natural pensar sobre água quando escuta a palavra “hidratação”. Assim, hidratar a pele significa aumentar o teor de água, mantendo a pele hidratada. Se a pele está desidratada, pode então parecer sem brilho, seca, escamosa.

A derme hidratada é macia, radiante e também tem um tom uniforme. Para alcançar isso, precisa hidratar a pele de tempo em tempo. Porém, as pessoas muitas vezes tendem a confundir pele desidratada com pele seca. Embora haja a confusão, há uma diferença subjacente entre as duas condições.

Pele desidratada e pele seca

A pele desidratada falta em água, enquanto que a pele seca falta de grande quantidade de sebo. A pele seca pode também ser resultado de certos remédios ou doenças. Fatores como clima, estilo de vida, idade e produtos que usa na pele podem contribuir com uma mudança no tipo de pele.

São os sintomas da pele seca, a coceira, vermelhidão, pele escamosa, e irritação. São os sintomas da pele desidratada, aparência escura e sem brilho, olheiras proeminentes e sombras ao redor dos olhos, coceira, aparência de linhas finas e rugas, boca seca e olhos inchados.

Mantendo a pele hidratada – Hidratação e umidade

Enquanto hidratar a pele demande adicionar água nela, a questão de umidade da pele implica adicionar ingredientes que retêm a água dentro. Umidade e hidratação seguem lado a lado. Se apenas adicionar água na pele, pode temporariamente parecer com volume, porém, a água vai escapar da pele se não há nada para retê-la.

Como hidratar a pele em passos importantes

Beber quantidade adequada de água

O primeiro passo para hidratar a pele é hidratar o corpo. É recomendado beber ao menos 8 copos de água a cada dia. O corpo pode demandar mais, a depender das atividades diárias e peso.

Mantendo a pele hidratada – Usar produtos de skincare hidratantes

Os cremes à base de água são indicados se tiver pele desidratada. Produtos que penetram na pele e oferecem água são vitais se tiver pele desidratada. Procurar por ingredientes hidratantes seguintes, o ácido hialurônico, glicerina, uréia, e ceramidas.

O ácido hialurônico desempenha um papel importante em hidratar a derme e manter sua elasticidade. As propriedades de ligação de água do ácido hialurônico ajudam a abastecer a pele e também previnem sinais precoces de idade.

Um ingrediente popular da indústria de beleza, a glicerina tem de fato propriedades hidratantes que podem aliviar assim a pele da sensação seca e que coça. Isso é porque a glicerina é um umectante. Assim funciona por atrair a umidade do ambiente na superfície da pele.

Outro ingrediente muito usado no mundo dermatológico, a uréia solta e quebra a proteína endurecida, aliviando a pele de coceira e aspereza. No caso das ceramidas, estes são ingredientes que abastecem a pele, como o cimento que apóia os tijolos da construção. E fazem e reparam a barreira da pele, que previne perda de água e retém umidade.

Evitar banhos muito quentes e longos

Pode parecer contraditório, mas o banho por longas horas pode erradicar a barreira da pele. Isso pode resultar em perda de teor de umidade e óleos necessários que pode desidratar a pele. Usar água morna enquanto tomando banho é ideal.

Máscaras faciais

As máscaras faciais são cheias de ingredientes hidratantes. Incorporar então uma máscara hidratante no regime de skincare diário vai manter assim a derme cheia e hidratada. Pode também reduzir a aparência das linhas finas e olheiras, portanto.

Mantendo a pele hidratada – Usar umidificador

Um umidificador pode ser usado, portanto, quando o teor de umidade no ar ao redor é baixo. Isso pode especialmente ajudar assim durante os meses secos de inverno.

Protetor solar é essencial

Aplicar um protetor solar de amplo espectro para prevenir dano para pele UVA e UVB a cada momento que sair no dia. A exposição ao sol pode desidratar a derme, causando perder umidade e quebrar seu colágeno e elastina, que são responsáveis por sua força e elasticidade. Isso pode causar sinais prematuros de idade.

Consumir alimentos ricos em água

Frutas e legumes não são apenas hidratantes, mas são benéficos para a pele de muitas outras formas. As frutas com base cítrica como laranja e limão são cheias de suco e são ricas em vitamina C, que é vital para manter a textura da derme. Alimentos ricos em vitamina A e B3 são também essenciais para melhorar a saúde da pele geral.

Qual é o melhor hidratante?

Escolher um hidratante com base no tipo de pele de fato. Os hidratantes à base de creme funcionam bem para pele seca na realidade. Se tiver oleosa, um hidratante à base de loção leve vai então prevenir que a pele fique pesada. Escolher um hidratante de reparo de barreira já que funcionam em camadas mais profundas da pele e reparam a partir do interior, prevenindo de ficar desidratada, portanto.

Mantendo a pele hidratada – Quando visitar um dermatologista?

A pele desidratada geralmente não é uma condição de pele grave de fato. Os serums hidratantes, cremes e loções podem assim ajudar a melhorar a textura da derme. No entanto, se a saúde geral da pele não melhora mesmo após a tentativa de hidratar, e se vivenciar qualquer destes sintomas, visitar um dermatologista:

  • Flocos brancos.
  • Trechos vermelhos.
  • Pele irritada e que coça.
  • Inflamação.
  • Se trechos secos continuam a se espalhar no rosto e corpo.

Fonte: Skinkraft

Blog Dermadoctor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA