Um Blog de Saúde!

Espinha inflamada: causas, tratamentos e prevenção

Algumas pessoas, devido à predisposição para o problema, apresentam lesões mais inflamadas e dolorosas.

Em alguns momentos, uma espinha – ainda mais com aquela aparência bastante inflamada – torna-se uma das grandes vilãs da mulher!

Muita gente acredita que o problema ocorra exclusivamente na adolescência. Mas isso não é verdade. O quadro de acne, de forma geral, se desenvolve – por uma série de fatores – nessa fase, mas, em algumas pessoas permanece na vida adulta.

Mas, o que gera uma espinha inflamada? Por que algumas pessoas têm mais tendência a ter acne do que outras? Como tratar o problema? Como evitar o surgimento de espinhas? Perguntas como essas são comuns, pois muita gente ainda tem dúvidas sobre o assunto. Por isso, abaixo você confere as respostas para essas e outras questões.

O que é espinha?

As glândulas sebáceas fabricam naturalmente um tipo de gordura que protege a pele. Mas, quando a produção é excessiva – o que ocorre por razões genéticas ou hormonais – parte do sebo fica retida, entupindo os poros. O acúmulo dessa secreção gordurosa retida pela obstrução favorece a infecção por bactérias.

Com isso, entram em cena as células de defesa e, do “confronto” entre elas e as bactérias resulta uma inflamação com pus. Ao chegar à superfície, a secreção dá origem à pústula, mais conhecida como espinha.

Causas da acne

O quadro de acne se desenvolve por uma série de fatores (questões hormonais, genéticas) e algumas pessoas têm uma tendência maior à obstrução dos poros.

Em alguns casos, até mesmo o estresse emocional pode ser considerado um fator de risco para a manifestação do problema ou agravamento do quadro. Isso porque, com o estresse, ocorre uma maior liberação de cortisol, o que aumenta a oleosidade da pele.

Sintomas e gravidade das espinhas

Geralmente, as espinhas surgem na face, mas, em alguns casos, podem aparecer nos ombros, nas costas. No caso das mulheres adultas, as lesões se instalam especialmente na região da mandíbula e podem estar relacionadas ao ciclo menstrual.

Em relação à gravidade das espinhas, o quadro da acne pode ser classificado de diferentes maneiras (em diferentes graus). Exatamente a isso se deve ao fato de algumas pessoas sofrerem frequentemente com o surgimento e a permanência de espinhas bastante inflamadas (enquanto em outras pessoas, nem sempre a inflamação é tão intensa e visível).

A relação de espinhas com a alimentação

Você já deve ter ouvido falar que comer chocolate dá espinha, certo?! Mas será que essa afirmação é realmente verdadeira?

O assunto ainda gera bastante controvérsia. Mas, acredita-se que alguns alimentos podem piorar o quadro da acne num paciente que já tem predisposição a esse problema. De forma geral, são os alimentos de alto índice glicêmico, que geram um pico de insulina, e esse aumento estimula a produção de óleo pela célula, contribuindo para o aumento da oleosidade da pele. Alimentos como: alimentos gordurosos, fast foods, chocolates e doces em geral, castanhas, além do leite e seus derivados contribuem para o aumento da oleosidade na pele.

Por que não espremer a espinha inflamada

Destaca-se de que nunca a pessoa deve “mexer” (cutucar, tentar espremer, colocar a mão) na espinha. A dica vale tanto para adolescentes como para adultos.

É preciso entender que, no caso da espinha, existe uma inflamação, e o organismo vai resolver o problema, não importa quantos dias isso demorará. Mas se a pessoa cutuca a espinha, atrapalha esse processo. Ainda que faça isso com a mão limpa, leva bactérias ao local, o que certamente vai piorar o quadro.

Quando procurar ajuda médica?

A grande dúvida é: quando procurar ajuda médica? Afinal, a acne dificilmente é vista como um problema sério e a preocupação só surge, geralmente, quando a pessoa apresenta espinhas bastante inflamadas.

Porém, a qualquer sinal de lesão, procurar um(a) dermatologista. A acne pode começar na adolescência e depois permanecer ou não… Mas as sequelas deixadas por ela geralmente são definitivas, podem se tornar cicatrizes difíceis de tratar. Então, é muito mais indicado tratar o problema logo no início”, diz.

Tratamento

O tratamento da acne leva em consideração, entre outros fatores, o tipo e a gravidade das lesões. Pode ser feito, por exemplo, com o uso de produtos via oral ou tópica, que diminuem a produção de sebo pela pele; produtos antibacterianos (via oral); entre outros. Tudo depende das características da acne.

Em alguns casos, o dermatologista pode até pedir alguns exames, por exemplo, hormonais, para detectar e tratar a causa do problema.

Dessa forma, reforça-se a necessidade de procurar ajuda médica o mais rápido possível para que o profissional indique o tratamento adequado para cada paciente.

Receitas caseiras para amenizar a espinha inflamada

Algumas pessoas acreditam, por exemplo, que molhar um pedacinho de algodão em água morna e “fazer uma compressa” no local por alguns minutos pode ajudar a desinchar a espinha.

Essas “receitas” caseiras não têm nenhuma comprovação.

Usar (com moderação) um sabonete adequado em casa (adstringente, por exemplo), passar água gelada no local, são medidas que podem ser feitas, contudo não se indica nada além disso. Vale ressaltar que é necessário evitar lavar o rosto várias vezes (principalmente com água quente e no máximo duas vezes ao dia), pois, diferentemente do que muita gente pensa, isso pode estimular uma oleosidade maior da pele.

Prevenção e orientações importantes

Quem já teve, pelo menos uma vez, uma espinha inflamada sabe o quanto o problema é desagradável. Neste sentido, é interessante adotar algumas dicas que ajudam no sentido de prevenir o surgimento da acne.

De forma geral, vale destacar que uma alimentação saudável e completa é importante para tudo – não só para a pele (e para a prevenção de espinhas). Tomar bastante água (no mínimo dois litros por dia) também faz toda a diferença.

A atividade física também é importante e pode influenciar indiretamente na prevenção, afinal, ela diminui o estresse, que muitas vezes está relacionado ao surgimento de espinhas.

É importante destacar também que, diferentemente do que muita gente pensa, expor o rosto aos raios solares não tem efeito curativo sobre as lesões provocadas pela acne. Em excesso isso vai agredir a pele e aumentar a oleosidade.

É fundamental que as pessoas usem sempre produtos adequados para o seu tipo de pele, que não obstruam os poros. Isso vale especialmente no caso de mulheres que usam maquiagens, pois, se os produtos forem usados inadequadamente, podem causar a chamada acne cosmética. Também nunca devem dormir sem retirar toda a maquiagem.

E, por fim, a orientação é procurar um(a) dermatologista assim que surgir uma lesão, para que o problema seja tratado o mais rápido possível, sem causar grandes danos à pele e, também, à vida social da pessoa.

Fonte: Dermaweb

Produto:

SKINCEUTICALS – BLEMISH+ AGE DEFENSE – 30ML

 

Indicações:
O Blemish+ Age Defense é um serum que reduz a oleosidade, ajuda a combater a acne e previne os sinais de envelhecimento. Indicado para peles mistas à oleosas e/ou com tendência à acne.

 Clique aqui e saiba mais sobre o produto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA