Um Blog de Saúde!

5 Erros ao Lavar o Rosto

5 Erros ao Lavar o Rosto

Primeiramente, o passo inicial para garantir a pele com saúde é manter o rosto higienizado. E isso também oferece uma pele livre de espinhas e cravos. Porém, o ritual da limpeza possui seus truques e regras. Na seqüência são apresentados 5 erros ao lavar o rosto, para compreender como fazer isso corretamente.

Erro 1 – Uso de Sabonete Corporal no Rosto e Aplicação de Produto Inadequado ao Tipo de Pele

Apesar de, mesmo sendo grande a oferta de produtos para limpar o rosto e também acessibilidade, as pesquisas apontam que no país, a quantidade de 80% das pessoas utilizam no rosto o mesmo sabonete que usam no corpo.

De antemão, a questão é que os traços da pele alteram segundo cada área. A área do rosto, antes de mais nada, se mostra mais fina e delicada. Exigindo assim, cosméticos que higienizam sem agressão. A maior parte dos sabonetes de corpo também oferece hidratação, o que pode deixar maior a oleosidade pelo rosto e assim também, ocasionar acne.

Sobre sabonetes faciais:

Sendo assim, a espuma de limpeza, sabonete líquido, leite de limpeza, creme de limpeza, são muitas opções. Cada textura vai atender um tipo de cútis. A pessoa que possui pele seca é favorecida com cosméticos que a principio são mais cremosos, apresentando ativos que auxiliam para formação do filme sobre o rosto, a manter hidratação.

Da mesma forma, a pele oleosa demanda utilização do gel ou espuma com ativos ao controle do brilho e oleosidade, ácido salicílico representa opção boa. Já a pele sensível, que fica vermelha e irritada por qualquer motivo, necessita desde já, substâncias que são calmantes. Então, a dica é optar então, pela água termal, calêndula, alfa-bisabolol, camomila, presente em rótulo.

Erro 2 – Lavagem do Rosto Apenas de Manhã ou Apenas de Noite

O Brasil é um país tropical, e a maior parte das brasileiras possui pele oleosa, assim a limpeza deve ser realizada 2 vezes diariamente. Uma de manhã, pois a higienização vai remover bactérias que permanecem na saliva e travesseiro, e também a oleosidade dos fios de cabelo, que pode espalhar-se ao rosto pela noite.

Pelo fim do dia, é comum existir hiperprodução para sebo devido à poluição, calor, estresse, e alimentação incorreta. Sobre a temperatura da água, o rosto deve ser lavado usando água morna para fria.

Erro 3 – Remoção da Maquiagem Somente Utilizando Sabonete: Rosto

Em especial para quem utiliza máscara para cílios que é à prova d’água, delineador, batom de longa duração, o sabonete facial não vai ser suficiente para que a pele fique limpa.

A indicação é aplicar demaquilante bifásico, sendo à base do óleo, apenas nestas regiões, boca e olhos, e não para o rosto inteiro. Após, principalmente no caso da pele oleosa, é necessário lavagem do rosto com sabonete específico e água.

Os demaquilantes em forma de espuma, gel, loção, os lenços umedecidos, água micelar, são capazes de retirar resíduos mais leves como pó, base, sombra, blush. Lembrar-se de que o demaquilante ideal é o que não necessita usar de força para remover a maquiagem, pois do contrário, o rosto vai mostrar-se irritado.

Erro 4 – Menosprezar a Ação do Esfoliante e Tônico no Rosto

Sem a remoção das células mortas presentes na camada mais superficial da pele, somente de 1% a 5% do que se aplica no rosto, ou seja, antioxidante, hidratante, ativo anti-idade, conseguem fazer a penetração.

O restante fica na superfície, sem qualquer benefício. Esfoliante apresenta papel essencial, já que uniformiza a textura da cútis, ficando a sua espessura mais delicada. A indicação é escolher esfoliante natural, com casca de arroz e semente de damasco, logo depois do sabonete líquido. E também é possível optar pelas escovas sônicas ou esponjas.

Ph da pele:

pH da pele sofre as mudanças pelo decorrer do dia, por usar maquiagem e cosméticos de limpeza ou por motivo da poluição. De conseqüência, os problemas como inflamação e acne podem piorar, ocasionando mesmo o envelhecimento precoce.

Tônico facial garante este balanço. Vários tônicos também apresentam ativos que já fazem tratamento da pele, de exemplo o ácido salicílico, para controle do brilho e redução da dimensão dos poros, e ingredientes hidratantes e agentes anti-idade.

Por tanto, é interessante utilizá-los logo depois de limpar com sabonete. Se for da preferência, trocar tônico por água termal. Devido aos minerais encontrados na composição, a mesma acalma, auxilia em cicatrização e para equilibrar flora e microbiota, bactérias do bem da derme.

Erro 5 – Não Hidratar Após Lavar o Rosto

O creme facial realmente não integra o ritual da limpeza, porém é a cereja do bolo para que a pele fique luminosa e bonita. O rosto limpo e em equilíbrio, é momento correto para aplicação do hidratante ou mais tratamento para face. Se aguardar muito, a hidratação fica menos eficaz.

Com isso, um alerta: mesmo a pele oleosa necessita do hidratante. Hidratação é capaz de manter a água na pele, não tem ligação com óleo. A orientação é escolher o cosmético apropriado, que vai hidratar, porém controlar a oleosidade e possui efeito matificante.

Enfim, vamos para algumas dicas:

Bioderma Sensibio Gel de Limpeza Moussant 200ml

O Gel de limpeza facial Sensibio Gel Moussant de Bioderma possui ação calmante com tecnologia micelar. Age profundamente na pele, fazendo uma limpeza completa, remove as impurezas como um ímã. Promove uma limpeza suave e muito eficaz.

Eucerin DermoPure Oil Control Gel De Limpeza 200ml

Eucerin DermoPure Oil Control é um gel de limpeza diária eficaz na eliminação da oleosidade. Remove impurezas e a maquiagem limpando suavemente e proporcionando refrescância e maciez. Fórmula sem sabão.

La Roche-Posay Solução Micelar Ultra Peles Sensíveis 100ml

Solução aquosa com pH fisiológico e fórmula enquicedida por Água Termal de La Roche-Posay, com ação calmante e suavizante. Limpa e demaquila 3 áreas com apenas um gesto: rosto, contorno dos olhos e lábios.
Skinceuticals Blemish Age Solution Tônico Antioleosidade 125ml

Skinceuticals Blemish Age Solution 125ml age combatendo as imperfeições da acne e eliminando a oleosidade excessiva da pele, além de descongestionar os poros e corrigir os sinais do envelhecimento.

Ada Tina Acqua Micellare 250ml

Acqua Micellare é uma água micelar com poderosa ação demaquilante e purificante 6 em 1, capaz de remover com facilidade até as maquiagens mais resistentes, garantindo limpeza profunda de todos os tipos de pele, especialmente das peles mais sensíveis. Graças à presença de suas micelas altamente concentradas e com alto poder demaquilante, Acqua Micellare age profundamente removendo até as impurezas da poluição, a oleosidade excessiva, normalizando o pH da pele, mantendo-a limpa, purificada e hidratada sem deixá-la oleosa. Acqua Micellare pode ser aplicada nas áreas da face, nos contornos dos olhos e lábios, sem a necessidade de enxágue, pois é hipoalergênica e não arde e nem irrita os olhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA