Um Blog de Saúde!

A Pele na Gestação: Como cuidar?

A pele nem sempre pode ter aquele “brilho” da gestação que as pessoas costumam falar. É importante entender como a pele pode mudar durante a gravidez e o que se pode fazer sobre isso.

            Poucas gestantes têm a sorte de exibir na pele aquele “brilho” da gestação, e muitas vivenciam ao menos algumas mudanças na pele, enquanto outras sofrem com quase todos os problemas de pele.

Quando as Mudanças na Pele Começam Durante a Gestação?

            Isso depende. Muitas mulheres vivenciam uma coleção variada de peculiaridades na pele que surgem durante a gravidez, incluindo erupções cutâneas, vermelhidão, acne, descolorações, e outras erupções não agradáveis tão cedo quanto o primeiro trimestre, enquanto outras não percebem mudanças na pele até o segundo ou terceiro trimestre.

            Mas são muito comuns, que seria incomum se não tivesse uma delas em qualquer momento durante a gravidez. E sim, a pele pode piorar conforme a gestação progride.

Felizmente, se for um flashback para os dias de bebê com erupção cutânea, aos dias de espinhas e pele oleosa da adolescência, quase todos os sintomas de pele serão algo do passado dentro de semanas do parto. Então a dica é ter paciência!

O Causa Mudanças na Pele Durante a Gravidez?

            É amplamente aqueles hormônios da gravidez em trabalho novamente, causando os poros a secretar óleo em excesso, fazendo da pessoa vulnerável para erupção cutânea, e descolorações no rosto, pernas, palmas e solas. Adicionar a isso a imunidade suprimida, para proteger o bebê, e vasos sanguíneos esticados e se tem uma receita para inflamação da superfície.

Os hormônios são especialmente responsáveis por um tipo particularmente desagradável de erupção da pele conhecido como placas de gravidez, ou lesões nas estrias. Marcas na pele, ou crescimentos pequenos levantados na pele, são comuns durante a gravidez, também, particularmente sob os braços.

O Que Fazer Sobre as Mudanças de Pele Quando Está Grávida?

            Embora a pele de bebê ou adolescente do passado possa fazer a pessoa sentindo-se impotente contra estes hormônios da gravidez novamente, há algumas coisas que se pode fazer sobre quaisquer mudanças na pele que estiver vivenciando enquanto grávida.

– Consumir uma dieta da gravidez apropriada, que contenha o equilíbrio correto de nutrientes para manter a pele aparentando tão boa quanto pode sob as circunstâncias.

– Beber água suficiente e outros líquidos diariamente. Beber muita água manterá a pele hidratada e saudável.

– Se as espinhas são problema, lavar o rosto 2 a 3 vezes por dia, com um agente de limpeza suave minucioso. Esfoliar com muita delicadeza, também, aproximadamente uma vez por semana, e finalizar com um hidratante livre de óleo. A pele excessivamente despida é mais propensa às erupções.

– Procurar por palavras “não comedogênico” e “sem cheiro” quando estiver comprando produtos de cuidado com a pele e maquiagem. “Livre de óleo” será menos propenso a adicionar óleos em excesso e entupir poros, bom se a pele está no lado mais oleoso para começar. Mas se a pele for seca, será melhor escolher produtos hidratantes.

– Se visitar um dermatologista, sempre dizer que está grávida. Algumas drogas comumente usadas para tratar acne, como accutane e retina, não devem ser usados enquanto estiver grávida e certos ingredientes em alguns produtos de acne são também zona proibida.

– Tomar muitos banhos pode despir a pele de sua hidratação. Permanecer com banhos curtos em água morna, não quente, e usar um agente de limpeza leve. Para pele muito seca, tentar um hidratante ou colocar um umidificador de névoa quente na sala.

– Para eczema, os creme de baixa dose de cortisona são geralmente seguros, mas conversar com o médico e perguntar se ele recomenda.

– Para vermelhidão nas palmas das mãos, ter paciência. Esta condição desaparece após o parto. Mas definitivamente verificar com o médico apenas para certificar-se que é normal.

– As marcas da pele geralmente aparecem durante a gravidez e desaparecem após o parto. Se não, um dermatologista pode remover com facilidade.

– Para erupção cutânea, permanecer fresco pode ajudar. Polvilhar um pouco de amido de milho após o banho e evitar roupa apertada ou muito quente. Vestir usando camadas, assim se pode retirar se ficar muito quente.

– Para placas da gravidez, mostrar quaisquer marcas ou erupções cutâneas para o médico. Elas geralmente desaparecem após o parto, mas ele pode prescrever um medicamento.

Prevenção e Volta ao Normal

            Se pode prevenir mudanças na pele durante a gestação, não realmente, mas pode aplicar cremes na pele, e um bom corretivo antes que surjam para sentir mais confiança.

            É comum surgir e ir vermelhidão e erupção cutânea durante a gravidez, às vezes sem qualquer causa óbvia. Em torno de 1 em 5 gestantes são consideradas a ter pele que coça como parte da gravidez normal.

            Muitas das mudanças na pele vão reduzir em algum ponto durante a gravidez ou logo após o parto. Algumas, como marcas da pele, podem ser permanentes. Conversar com um dermatologista se realmente chateiam para buscar uma solução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA