Um Blog de Saúde!

Por Que o Cabelo Cai e Como Combater a Queda?

            É normal a perda de aproximadamente 100 fios de cabelo ao dia. Segundo dermatologistas, trata-se da média que é considerada comum, já que os fios têm ciclo de crescimento e queda natural.

Contudo, passando desta quantidade pode, decerto, apontar que a estrutura capilar toda se encontra fragilizada, a partir da raiz para pontas, assim deve-se redobrar a atenção. Quando o cabelo iniciar a ficar quebradiço, é necessário, certamente, procurar o médico para que avalie e verifique o que ocorre, pois tal deficiência pode representar sinal de que alguma coisa não vai bem e acabar a ficar com falhas pelo couro cabeludo.

            Muitos fatores podem interferir na saúde dos fios, de exemplo falta de vitaminas, procedimento químico excessivo como relaxamento, coloração e progressiva. Além de estresse, anemia, excesso da bebida alcoólica, hormônios, tabagismo e mesmo a caspa, dermatite seborréica. Se ocorrer algum destes casos, o dermatologista vai indicar o tratamento ideal ao problema que tem.

Causa da Queda de Cabelo

Muitos fatores afetam os fios, levando à queda. Alguns podem se mostrar pontuais, como gestação, pós-cirurgia, infecções, febres e mais casos de saúde, a ocasionar queda capilar que é mais acentuada pelo momento determinado. Porém, a avaliação do profissional dermatologista deve acontecer.

            Além de procedimentos químicos influenciarem na queda também, a falta das vitaminas no organismo, o uso da chapinha e secador frequentemente, e, com certeza, mudanças hormonais, danificam também o cabelo, deixando-o quebradiço, e como resultado, acentua a queda.

            Mais um ponto, os traumas emocionais, como ansiedade e estresse, que vão implicar na perda grande de vitaminas e minerais fundamentais ao desenvolvimento e saúde do cabelo. Para quem está ingerindo alguns remédios fortes, estes implicam também na queda dos fios, assim como ingerir bebida alcoólica em quantidade grande e frequentemente, e tabagismo.

Ações para Evitar Queda do Cabelo

Para que seja evitada a queda dos fios, manter os mesmos sempre saudáveis e fortalecidos, usando produtos fortalecedores e antiqueda. Manter sempre o cabelo saudável e limpo, já que, decerto, fazer corretamente a higiene auxilia para que madeixas não desprendam da raiz facilmente.

            Já que a dermatite seborréica contribui ainda para queda, a pessoa que já passou por diagnóstico com a doença pode, certamente, usar linhas anticaspa, apontadas ao tratamento do couro cabeludo e diminuir o problema.

            Se acontecer falta das vitaminas, o médico pode receitar reposição oral a auxiliar em fortalecimento, assim como remédios com aplicação local para ajudar em crescimento do cabelo e evitar o problema da queda.

            Se não for resolvida a queda dos fios, procurar o dermatologista, já que esta frequência intensa em perda do cabelo pode ocasionar calvície. Atualmente, determinados procedimentos químicos já são realizados para resolver o problema, como luz infravermelha, microagulhamento e laser fracionado.

Dicas para Garantir Fios Saudáveis

– Banho

Para que os fios fiquem sempre com saúde, iniciar sempre a limpar o couro cabeludo bem e o cabelo usando shampoo e condicionador adequados à necessidade própria. Quando o cabelo fica por longo tempo sujo, a queda vai se agravar, assim, a dica é manter sempre limpo.

            Não prender quando estão molhados, porque esta ação contribui para aparecimento da caspa, sem contar gerar proliferação das bactérias e fungos que terminam por enfraquecer a raiz.

            E evitar lavar os fios usando água em temperatura quente, pois ela gera ressecamento para o couro cabeludo, a aumentar queda. Alimentação é fator que influencia também para cabelos saudáveis.

shampoo para queda de cabelo
Vita Derm Shampoo Antiqueda 200ml
Vita Derm Shampoo Antiqueda 200ml faz parte da  linha Anti-queda possui eficácia comprovada e efetiva no combate á queda capilar.Promove aumento de densidade capilar, estimulando ate mesmo o nascimento de novos fios.Recupera a vitalidade dos fios, deixando-os com aparência mais jovem e volumosa.

– Alimentação

O ideal é alimentar-se bem e manter dieta rica nos minerais, proteínas, e vitaminas, porque estes elementos influenciam na saúde do cabelo e no crescimento do mesmo. E evitar frituras no excesso, álcool, gorduras ruins, doces, porque estes são capazes de acelerar a queda. Ingerir ao mínimo de 2 litros de água diariamente e incluir na rotina a ingestão das frutas e oleaginosas.

Tratamento para Queda Capilar

A maneira como a queda de fios vai ser tratada dependerá do motivo do problema. Se a perda dos fios é ocasionada pelo fator que possui data para terminar, o cabelo provavelmente vai voltar a crescer.

            Um exemplo, se a queda é motivada pelo funcionamento inadequado da tireóide, ingerir remédios a regular a glândula pode auxiliar. Do mesmo modo, quem tem deficiência de vitaminas vai poder se beneficiar se a ingestão dessas substâncias no corpo for regulada.

            A queda hereditária dos fios pode ser tratada com remédios ou com transplante dos fios. Há pessoas que escolhem também por usar apliques ou perucas. Se a queda for causada pelo agente que pode passar por controle, como remédios ou estresse, vai ser possível tratar a condição com ataque à causa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA