Um Blog de Saúde!

Cronograma Capilar

cronograma-capilar-cabelos-cuidados
Incluir o cronograma capilar em sua rotina ajuda a saber quando é a hora certa para hidratar, reconstruir e nutrir seus cabelos.
O Cronograma Capilar é uma tabela que serve de guia para cuidados como hidratações, nutrições e reconstruções e deve ser seguido conforme a necessidades de seu cabelo. Pode ser feito para todo os tipos de cabelo, desde os crespos, lisos ou quimicamente tratados, alterando somente os intervalos de tempo e os tipos de máscara.
Identificando os sinais dos cabelos
Ressecamento: Podem até ter brilho, mas são ásperos ao toque. Não usar corretamente o secador, a chapinha ou até a exposição ao sol pode causar este aspecto. Utilizar produtos termoativados diariamente ajuda a proteger os fios. 

Para este tipo de problema, o cronograma capilar precisa ser baseado em hidratação, para repor a água perdida pelos fios. Opte por máscaras nutritivas ou óleos, para criar uma capa protetora que evitará a perda de água.
Pontas duplas: Os cabelos extremamente ressecados, além de ásperos, têm frizz e desenvolvem pontas duplas, o que faz com que os fios fiquem embaraçados facilmente. Processos químicos, como a descoloração, são as principais causas. Neste caso, o cronograma ideal seria voltado para reconstruções quinzenais. 

Na hora da lavagem, você pode usar produtos que possuam uma fórmula hidratante e enriquecida com queratina, para selar e reconstruir as pontas duplas. 

Porosidade: Além da textura áspera, os fios ficam opacos, com aspecto espigado e quebradiços. Estes são sinais de que o cabelo perdeu massa capilar. Hidratações e nutrições não são suficientes para deixar os fios saudáveis, por estarem com as escamas abertas, esse tipo de fio é incapaz de absorver nutrientes e substâncias. Seu cronograma deve conter uma reconstrução semanal. 
Procure produtos que sejam enriquecidos com proteína concentrada e colágeno marinho, para deixar seu cabelo mais macio e reduzir o frizz. 

Fios elásticos: Quando você puxa o cabelo e ele encolhe; o “efeito chiclete” é uma característica de um estágio mais avançado de danificação. A perda de massa capilar é uma das causas e, além de  usar máscaras reconstrutoras semanalmente, você precisará investir em tratamentos como a cauterização. Caso seu cabelo possua processos químicos, para recuperá-lo, o ideal é abrir mão deste processo por certo tempo.
Cronograma capilar básico 

Calendário 
O cronograma capilar varia de acordo com a necessidade dos fios e tem como base um mês de cuidados. Utilize o calendário abaixo como exemplo e faça adaptações de acordo com o estado do seu fio, ele é indicado para cabelos saudáveis, pois até eles precisam de cuidados.

Por exemplo: se possuir pontas duplas, faça reconstruções quinzenais no lugar da hidratação até seus cabelos se recuperarem. É necessário respeitar o período descrito para as reconstruções, elas podem ter o efeito contrário e deixar os fios “endurecidos” se forem usadas em excesso.
Recomenda-se fazer os tratamentos três vezes por semana. Dica: use as máscaras após lavar os fios com shampoo e antes de aplicar o condicionador.
Para identificar os tipos de máscara, confira essas informações no rótulo dos produtos:
Máscaras de hidratação: contém glicerina, vitaminas ou aloe vera em sua fórmula.
Máscaras nutritivas: ricas em óleos como argan e manteigas como murumuru.
Máscaras reconstrutoras: ricas em queratina, arginina e proteínas. 

1ª semana:
Hidratação
Hidratação
Nutrição 2ª semana:
Hidratação
Nutrição
Reconstrução

3ª semana:
Hidratação
Hidratação
Nutrição 

4ª semana:
Hidratação
Nutrição
Reconstrução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA