Um Blog de Saúde!

Como Cuidar do Cabelo Cacheado

Ao falar de beleza, geralmente os resultados rápidos são almejados. No entanto, quando se trata de fios cacheados, é necessário ter cuidados especiais e paciência. Aqui são apresentadas boas dicas para o cabelo cacheado e também para mulheres que desejam assumir de vez os cachos.

Corte para Cabelo Cacheado

            No momento do corte dos fios, a regra vale, menos é mais. Para quem deseja fios longos, é indicado cortar o mínimo possível, pois os fios demoram a crescer. Como o corte das pontas, os cabelos recebem oxigenação e ficam assim mais fortes. No caso do super cacho, o cabelo afro, a quantidade de 1 ou 2 cortes por ano é suficiente.

            No caso da mulher que possui os fios mais cacheados, 3 cortes se caracterizam suficientes. Para o cabelo mais ondulado, este que pesa mais, a dica é fazer 4 cortes. Cortes devem ser realizados a seco. Pois, em apenas uma pessoa, há possibilidade de achar até 10 tipos de cacho. Ao esticar e molhar, no momento que secarem os cachos, cada um destes segue a uma direção, podendo ocasionar buracos.

Ao Acordar, Toque Final, e Dieta

            No caso do cabelo de longo ou médio comprimento, a indicação portanto é ao dormir, colocar o travesseiro na nuca e fios para cima, a evitar deitar a cabeça sobre os cachos. Depois de despertar, a dica é aplicar leave-in com água na bombinha e a mistura é borrifada nos cachos sem dispor os mesmos entre dedos, somente a fazer movimento de amassar.

            Sobre o toque final, entender como utilizar finalizador é fundamental também para que fiquem os fios bonitos enrolados. Não impregnar os fios com muito produto, a conseqüência não vai ser positiva. A água é quem faz o cacho, quando os fios estão bem molhados, o cacho fica perfeito. Finalizador somente para manter o formato, lembrando que cada cabelo demanda um específico produto.

            O cabelo de fato tem composição de 90% de proteína. Assim, se os fios permanecem ressecados mesmo com intensa rotina em relação aos cuidados, a probabilidade é que não está ingerindo suficiente quantidade do nutriente. Ir à farmácia e adquirir produto aguardando este fornecer proteína, não adianta, a mesma apenas é obtida pela boca.

            Os demais 10% se caracterizam água, parte do natural condicionamento dos fios que permanece na cutícula. Tal composição, da que minerais e vitaminas fazem parte também, se perde com sol, água do mar, chapinha, de exemplo, no entanto, pode ser com hidratações de qualidade recuperada.

Dicas Essenciais para Fios Cacheados e Ondulados

            Na seqüência são apresentadas dicas fundamentais para o dia a dia:

  • Para desembaraçar os fios, usar os dedos ou também o pente no lugar da escova. Isto vai ajudar para prevenir quebras dos fios e vai preservar a forma do cacho.
  • Iniciar penteando sempre o cabelo cacheado a partir de baixo, já que é bem mais fácil remover nós das pontas. Após isso, passar então para a área de cima.
  • Anteriormente ao chuveiro, aplicar condicionador de profunda hidratação no cabelo e cobrir o mesmo usando touca. Lavar normalmente o corpo e não mexer nos fios. Vapor do banho auxiliará assim para potencializar o resultado de hidratação caseira.
  • Misturar quantidade pequena do shampoo sem sal com muito condicionador para preparar um condicionador de limpeza próprio, para lavar de modo suave e fazer profunda hidratação capilar. Passar a mistura pelo alto da cabeça e então massagear o couro cabeludo, com foco em raiz, pois esta região é mais oleosa, e então aplicar pelo comprimento e pelas pontas. Esta mistura não vai retirar óleo natural que faz proteção dos fios.
  • No caso dos fios muito secos, não usar shampoo e lavar o cabelo somente usando condicionador uma vez semanalmente ou a quantidade necessária a evitar ficar armado o cabelo. Se os fios não possuem umidade ou óleo, não é necessário o shampoo.
  • No lugar de pentear após o cabelo estar seco, aplicar condicionador de modo generoso e então pentear o cabelo no banho. Ao pentear os fios cacheados após o banho, pode desmanchar o cacho e também gerar frizz.
  • Não retirar o condicionador todo dos fios no banho. É indicado deixar um pouco do produto no cabelo. As pontas cacheadas necessitam de bastante hidratação.
  • Mais um dica é também a mistura do leave-in com creme ao cabelo cacheado. Aplicar a mistura pelos fios úmidos e secar de forma normal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA