Um Blog de Saúde!

Coceira no Couro Cabeludo – 5 Problemas Comuns

Para quem coça constantemente a cabeça por causa do couro cabeludo, poderia ser mais do que apenas caspa. Muitas condições podem causar uma coceira, a partir da caspa para doença da pele ou algo mais grave como uma infecção bacteriana ou condição auto-imune. Antes de poder parar a coceira, precisa descobrir o que está causando isso. Na seqüência são apresentadas 5 causas comuns e tratamentos para coceira.

1 – Caspa e Dermatite Seborréica

            Estas são as razões mais comuns para um couro cabeludo que coça. A resposta inflamatória do corpo para um crescimento excessivo de fungo causa a coceira e descamação associada com estas condições. O fungo normalmente vive no couro e outras áreas com cabelo do corpo, mas o problema surge quando há muito fungo presente.

            A solução, para casos leves, é possível usar um shampoo sem receita contendo selênio ou piritiona de zinco, ingredientes que ajudam a controlar o fungo. Para casos mais graves, pode precisar de um shampoo antifúngico forte de prescrição, cortisona tópica ou espuma medicada, solução, creme ou pomada.

2 – Psoríase

            Esta é uma doença auto-imune crônica que causa áreas escamosas, vermelhas, e elevadas na pele ou couro. Não pode passar a ter psoríase a partir de outras pessoas. Especialistas não têm um entendimento claro do que exatamente causa este problema da pele, mas a pessoa é mais provável de desenvolver se alguém na família tem.

            A recomendação é tentar shampoos medicados sem receita contendo alcatrão de carvão ou ácido salicílico para controlar a psoríase de couro cabeludo. Se estes não funcionam, visitar o dermatologista. Ele pode prescrever shampoos mais fortes e cortisona tópica.

3 – Tinea Capitis

            Esta é uma infecção fúngica que pode afetar o couro cabeludo. Tinea capitis se estende profundamente no folículo piloso, causando trechos arredondados de perda capilar que aumentam de tamanho ao longo do tempo. A erupção cutânea pode aparecer elevada e com pontos pretos ou uma aparência irregular.

            Se tiver infecção de micose da pele, pode usar uma fórmula antifúngica sem receita para se livrar disso. Mas não com o couro. Desde que o organismo existe profundo no folículo piloso, vai precisar tomar remédios antifúngicos orais para resolver o problema. O médico vai verificar que isso é realmente o que está causando o problema antes de prescrever estes remédios potentes.

4 – Piolho no couro cabeludo

            Embora a maioria das pessoas pense em crianças na escola quando escutam sobre piolhos, eles podem invadir o couro cabeludo de qualquer um. O piolho prefere o cabelo limpo, assim tendo um caso de piolho não quer dizer que não tem boa higiene.

            Se olhar de perto, pode ver pequenas lêndeas (ovos) presas aos fios de cabelo individuais. E parecem um pouco como caspa, mas não são facilmente removidos, porque estão grudados ao eixo do cabelo. Pode também ser capaz de ver piolho adulto se movimentando pela cabeça, mas eles são mais difíceis de perceber do que as lêndeas.

            Pode tratar piolhos com shampoos sem receita contendo piretrina ou permetrina. Cada fórmula de shampoo para piolho tem seu próprio protocolo de tratamento. Deve seguir as instruções na embalagem exatamente para se livrar dos piolhos. Estes funcionam bem, se usá-los conforme orientado.

5 – Reações Alérgicas no couro cabeludo

            Tintura de cabelo, eczema e dermatite atópica são outras causas, menos comuns, de couro cabeludo que coça. As reações alérgicas vão geralmente desaparecer por si se puder identificar e evitar a substância química para qual tem alergia. Isso é desafiador e testes especializados com o dermatologista podem ser necessários para descobrir qual substância química está causando a alergia.

Casos Mais Graves – Coceira no Couro Cabeludo

            Na maioria das vezes, a coceira no couro não é motivo para preocupação. Mas há vezes quando pode indicar algo mais grave. Visitar o médico quando:

  • Shampoos sem receita não fazem diferença.
  • A coceira impede de dormir pela noite e afeta o trabalho ou estudo.
  • Observa piolhos ou lêndeas no cabelo.
  • Os pontos de coceira estão muito doloridos para tocar.

É sempre uma boa idéia na realidade visitar o dermatologista quando tiver um couro cabeludo que coça persistente, mesmo se achar que é apenas caspa comum. O dermatologista pode de fato verificar e dizer quais remédios gerarão algum alívio.

No tratamento do couro cabeludo que coça é importante identificar, portanto, a causa. A caspa, reação alérgica ou couro cabeludo seco. Para a maioria das causas do problema, o óleo da árvore do chá é um remédio gentil e natural, por causa de sua atividade antibacteriana e anti-séptica.

No tratamento do couro cabeludo que coça é muito importante identificar a causa. Muitas vezes o couro cabeludo seco é então confundido com caspa. No entanto, o couro cabeludo seco é diferente, com a caspa normalmente afetando os tipos de couro cabeludo oleoso. O couro cabeludo seco é assim muitas vezes causado por irritantes, alérgenos, e sensibilizadores nos shampoos e pode ser causado por acúmulo de produtos capilares.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA