Um Blog de Saúde!

Tudo Sobre Depilação a Laser

depilacao a laser

A depilação a laser se caracteriza técnica para remover progressivamente os pelos realizada por meio de energia luminosa do laser. Esta técnica é ainda denominada comumente como depilação definitiva, porém, esse termo não é correto, já que a depilação não vai garantir que o pelo não retorne ao crescimento. A denominação ideal para uso se caracteriza depilação de longo prazo.

Depilação a Laser – Como Funciona

            Este procedimento é feito com utilização do aparelho emissor de laser, que é imposto de forma exata sobre o pelo a ser eliminado. Para depilação a laser, o foco está na melanina, ou seja, substância que se mostra responsável por coloração da haste e bulbo do pelo, ocasionando mínimo dano térmico para tecido adjacente. Na pessoa que é bastante sensível para dor, é possível usar creme anestésico.

            Com o disparo do pulso de laser, acontece então absorção de fótons da energia pela melanina. Há liberação do calor absorvido por haste e bulbo do pelo, gerando destruição térmica em relação às estruturas dos pelos. Quais são os tipos de laser mais usados na depilação a laser? Trata-se do laser de diodo, Alexandrite, e laser ND YAG.

            Geralmente é dolorosa a depilação a laser, no entanto, atualmente existem já aparelhos que oferecem baixos níveis de dor. Podem ser usadas em determinados casos, pomadas anestésicas e jato de ar frio ao alívio da dor.

Indicações para Depilação a Laser

Depilação a laser é procedimento que pode ser feito por qualquer pessoa que apresente incômodo por causa dos próprios pelos ou por causa de mais métodos de depilação, lâmina e com cera. Existem especiais indicações às situações dos pelos encravados, foliculite, para virilha que termina por manchar a área, e para pernas, rosto, ou qualquer mais área corporal.

As peles brancas com pelos escuros e grossos, de modo geral, melhor respondem para depilação a laser, porém, isto não significa que as pessoas que não se enquadrem nessas características, não podem optar pela depilação a laser. Novas tecnologias foram criadas, com o decorrer dos anos, até pele bronzeada ou negra pode fazer.

A recomendação dos dermatologistas é usar lasers diodo e ND YAG de pulso longo a estas situações. Sendo a exceção para a pessoa que possui pelos ruivos, loiros e brancos, já que a quantidade melanina se mostra pequena, não existe ainda resposta boa para tratamentos a estas situações, mas, podem passar pelo tratamento, apenas exigem mais sessões.

Normalmente, inicia a depilação a laser logo que existir o incômodo da pessoa, até nas situações de pré-adolescente. Há casos de relato em literatura do uso de depilação a laser nas crianças mais novas que tinham hipertricose congênita em região baixa das costas.

E Dói?

            Mesmo a depilação a laser causando dor, tende a se caracterizar de grau bem tolerável. Atualmente, vários aparelhos já se mostram modernizados. Há de exemplo, lasers de iodo, e também light duet, que possui 2 ponteiras, a menor que gera um pouco mais de dor, e a ponteira maior, implicando menos dor, a manter idêntica eficiência do tratamento.

Quantidade de Sessões

            Os estudos apontam que há necessidade para depilação a laser de iodo na média de 3 a 10 sessões. Portanto, indica-se média de 5 sessões, que já são capazes de solucionar 90% de pelos para a maior parte dos pacientes. Depois destas 5 sessões, somente vão ser realizadas sessões de manutenção, para então a cada mês ou a cada período de 3 meses. Então, estes pelos que sobraram terminam a diminuir a cada sessão de manutenção.

            A quantidade mínima das sessões dependerá do fator tipo de pele. Na pele mais clara é possível fazer maior fluência, e para pelos mais escuros é possível mais rápido eliminar. Na pele morena, na maior parte das vezes, é necessário fazer maior quantidade de sessões, superior a 5, já que ela demanda fluência mais baixa, a não ocorrerem queimadura na derme.

Profissionais para Depilação a Laser

            Não são definidos pela legislação os profissionais aptos para aplicação de depilação a laser. Porém, a indicação é que o dermatologista faça uma avaliação anteriormente ao início do tratamento. O dermatologista pode criteriosamente avaliar a pele da pessoa e então definir o tratamento ideal para a mesma. É importante submeter-se para técnica contando com profissional preparado e de confiança. Cada sessão tem preço variando entre 150 reais e 1000 reais.

Contraindicação

            A pessoa com infecção ativa em regiões a serem tratadas não pode se submeter à depilação a laser. Se houver repentino crescimento dos pelos, deve ocorrer investigação hormonal anteriormente. Grávida não deve fazer depilação a laser.

Por Que Pode Haver Retorno dos Pelos?

            Há células denominadas células totipotenciais, ou stem cells, que podem produzir pelo novo. Tais células não morrem na depilação a laser, porque não têm melanina, ou seja, substância responsável por captar energia.

            Determinadas alterações hormonais, geradas por início de menstruação, gestação e utilização dos remédios, podem estimular tais células para gerar pelos novos. De acordo com a literatura, pode ser aguardada diminuição correspondente a 74 para 84% dos pelos no longo prazo, então média de 18 meses.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA