Um Blog de Saúde!

Por Que É Necessário Tonificar a Pele?

A rotina de cuidado com a pele é simples, se caracteriza em, anteriormente, limpar, tonificar, e por último hidratar. No entanto, várias mulheres excluem a parte do tônico de limpeza do rosto, pois não compreendem a função real e os vários benefícios à pele proporcionados por essa etapa.

            Tonificar é, com certeza, essencial e oferece, certamente, muito mais vantagens do que se imagina. Decerto, é preciso aplicar a loção logo depois de limpar mais profundamente, este passo feito com sabonete específico e água.

Tônico para Evitar Obstrução dos Poros e Oleosidade

O principal objetivo da loção tonificadora é estabelecer novamente o ph da derme, que pode passar facilmente por alteração por causa da maquiagem, sabonete, e poluição. Além disso, o tônico vai evitar obstrução dos poros, a ajudar em penetração do creme de tratamento.

            Além disso, auxilia na micro-circulação para superfície da derme. Ajuda, ainda, a acalmar e suavizar depois de limpar. O tônico auxilia para que o pH da pele seja equilibrado, removendo restos da sujeira e maquiagem que não foram removidos com uso do sabonete. A depender da fórmula, o tônico pode controlar oleosidade, hidratar, e também conferir viço e tônus para pele.

Tônico Adcos Filler Up
Adcos Filler Up Tonico Tensor 240ml
O Tônico Tensor é desenvolvido com extratos de café enriquecido em cafeína, com ação estimulante e firmante da pele. Contém também Pullulan, que forma um filme hidratante e tensor, proporcionando efeito lifting visível e imediato. Esse tônico é formulado especialmente para peles maduras ou desvitalizadas e também possui ação nutritiva, hidratante e antioxidante. Além disso, ele equilibra o pH da região e pode ser usado em todos os tipos de pele.

Aplicar Tônico Logo Depois da Limpeza

A rotina de beleza a cada dia deve iniciar, certamente, por limpar a pele. Se passou maquiagem, remover a mesma usando demaquilante e então lavar o rosto com ajuda do sabonete neutro, ou sabonete específico à própria pele.

            Na sequência, umedecer disco de algodão no tônico facial e passar pelo rosto. É indicado passar suavemente o produto, nunca esfregar, para que o rosto não fique machucado. A terceira parte na rotina de beleza é caracterizada pela hidratação do rosto usando produtos, segundo o tipo de pele que tem. Finalizar aplicando protetor solar.

            Como os outros produtos para tratar o rosto, fórmulas de tônico se mostram diferentes a cada tipo de pele. A pessoa que tem pele oleosa, como exemplo, deve escolher adstringentes, que auxiliarão para que a produção do óleo seja contida e acnes evitadas.

            Produtos contendo álcool, porém, não devem ser aplicados na pele sensível ou usados por quem esteja aplicando ácido. A depender da composição, tônicos terão funções diferentes, matificar e acalmar a derme, hidratar, sem contar ação antioxidante e agir como coadjuvante em tratar acne, entre mais. Não há única fórmula. O indicado é, decerto, se informar com o dermatologista.

Limpeza e Tônico a Cada Tipo de Pele

Apenas água não é suficiente, sendo preciso aplicar desengordurante, que é loção ou sabonete, e adstringente ou tônico. Os limpadores bons apresentam ativos como ácido hialurônico, alantoína, camomila, chá verde, ácido glicólico, e calêndula.

            É essencial lembrar que o pH da derme se mostra ligeiramente ácido, 5.5. Assim, são indicados sabonetes que apresentem este índice muito próximo com da cútis. Mais um detalhe, o manto hidrolipídico da proteção da derme, composto por óleo e água, não pode ser retirado.

            Desta forma, não é para limpar exageradamente e usar bucha áspera no corpo e rosto. Não deve estar quente a temperatura da água para que esta capa protetora não seja retirada e sofrer ressecamento da superfície.

Isto, inclusive, vale às peles oleosas, já que, o excessivo ressecamento provoca para as mesmas o efeito rebote e ocasiona maior produção da gordura de forma a compensar. Na sequência, o que é indicado a cada tipo de pele.

– Normal

Para pele normal, certamente, indica-se recorrer à loção de limpeza ou sabonete neutro. A ordem, em seguida, é aplicar tonificante sem álcool, suave.

– Seca

Preferir loções ou leites de limpeza. Com certeza, não usar limpadores agressivos, sabonetes, ou loção adstringente e alcoólica.

– Oleosa

            Para pele oleosa, escolher limpadores que removem oleosidade excessiva, contudo, sem ressecamento. Lançar mão de itens, se possível, que regularizam secreção sebácea.

– Mista

Fazer assepsia usando loções desengordurantes. As loções adstringentes apenas devem ser usadas em regiões oleosas.

– Acneica

No caso da pele acneica, usar cosmético à base dos ativos que agem em lesões da acne, auxiliando para combate de inflamações.

– Sensível

Para pele sensível, usar produtos que não contenham álcool. Adstringentes e tônicos não são indicados.

Tônico Almanati
Almanati Tônico Facial Antiacne 200ml
Este tônico foi formulado para promover limpeza profunda, removendo as impurezas, tonificando, acalmando e mantendo a hidratação e umidade natural da pele com tendência acneica. Contribui para a redução dos microrganismos causadores da acne, proporcionando o reequilíbrio da pele. Possui ação adstringente, promovendo a regulação na secração das glândulas sebáceas, controlando a oleosidade e reduzindo o aparecimento da acne, devido ao seu complexo de extratos botânicos ricos em ácido salicílico, taninos, vitaminas A, C, B1, B2 e B3, cálcio, ferro, fósforo e potássio.

Limpar a Pele É Fundamental

É preciso lavar o rosto, ao máximo, 2 vezes diariamente, independente de a pele ser seca, oleosa ou mista. Já que higienizar de forma exagerada pode ocasionar efeito rebote, portanto, em vez de a pele ficar seca no decorrer do dia, acaba a produzir mais oleosidade como maneira de proteção.

            Quando se fala em casos da sensibilidade cutânea, esta ação pode levar ao problema da descamação, coceira, vermelhidão e irritação, por modificar a barreira que protege a pele.

            São indicados os momentos mais adequados para esta ação, sendo de manhã, com foco em retirar substâncias que acumularam no sono. E para noite, a limpeza deve se caracterizar intensa, já que pelo final do dia, a quantidade dos resíduos é maior, em especial para pessoa que utiliza maquiagem. Assim, é preciso investir, decerto, no tônico, solução micelar ou demaquilante, que auxiliam nesta higienização que é mais profunda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA