Um Blog de Saúde!

Pele Mista, Quais cuidados devo ter?

Decerto, o tipo de pele mais comum entre as mulheres brasileiras é a mista. A principal característica da pele mista é ser brilhante, possuir poros dilatados presentes, apresentar oleosidade na zona T, mas ser mais seca nas outras regiões.

            Certamente, o engano mais comum da pessoa com este tipo de pele é tratar as regiões todas de modo igual, pois cada área possui sua necessidade. Dessa forma, surgem espinhas, cravos, e mesmo descamações. Com certeza, é preciso cuidar da pele mista para que as áreas não sejam prejudicadas, cada uma a sua maneira.

Como Limpar a Pele Mista

Primeiramente, limpar o rosto diariamente vai preparar a pele para que receba mais produtos, como hidratante e maquiagem. Para pele mista, o recomendável é aplicar loções neutras, para não agredir a derme, como as loções de erva-doce.

          Preferencialmente é melhor  evitar usar sabonetes em barra e dar preferência sempre para versão neutra e líquida, que se mostra mais suave. Inicialmente, usar água morna para retirada da sujeira e para desentupir poros. Depois, passar a loção de limpeza fazendo movimentos circulares, e, por fim, água fria ou morna para retirar.

Sabonete líquido neutro Adcos como solicitado para pele mista
Adcos Sabonete Neutro de Aloe Vera 500ml
Sabonete com tensoativo derivado do coco que o torna mais suave. Limpa profundamente sem agredir a pele. Indicado para higienização da face. 

            Posteriormente, usar loções tônicas na face inteira. Também é aconselhável usar adstringentes na zona T, removendo a oleosidade excessiva, complementando a limpeza. Usar tônico facial é essencial para uma derme revitalizada e para preparação para a hidratação, sem contar que retira resíduos de maquiagem, filtro solar e impurezas de ar poluído.

            Consequentemente, os componentes citados acima contribuem para oleosidade e brilho excessivo da zona T. Assim, o tônico facial pode ser usado com ajuda do algodão e não necessita ser retirado com água. Nas áreas em que houver excessiva oleosidade, trocar tônico pela loção adstringente. Uma esfoliação pode ser realizada de 1 a 2 vezes na semana na zona T, e a cada 15 dias para regiões mais secas.

Loção tônica facial Almanati bom para todo tipo de pele
Almanati Loção Tônica Facial 55ml
Loção Adstringente para Pele Oleosa / Mista Lígia Kogos
Ligia Kogos Locao Adstringente Pele Oleosa / Mista 200ml

Importância da Hidratação para a Pele Mista

Depois de tonificada, a pele demanda hidratação. Pois passar hidratante estimula renovação celular, ajudando a proteger a derme contra envelhecimento precoce. Aplicar hidratante próprio ao tipo de pele mista, 2 vezes diariamente. Espalhar fazendo movimentos circulares e suaves até absorção completa.

Para o dia

            Para o dia, optar pelo hidratante que, sobretudo, tenha filtro solar, isso auxilia para rotina prática. E para que a oleosidade da pele não seja aumentada, passar adstringente na zona T anteriormente à aplicação do hidratante nesta região.

            O produto perfeito deve ser fluido e leve, afim de que apresente um toque agradável, ser livre de óleo e conter ativos hidratantes não comedogênicos. Máscara facial para tipo de pele mista deve possuir ativos como extrato de hamamélis, chá verde, derivados de camomila, alfa bisabolol, o ácido hialurônico, entre mais ativos, que possui ação calmante e atua em controle da oleosidade.

Hidratante Facial com FPS25 Neutrogena  bom para pele
Neutrogena Hydro Boost Water Gel Hidratante Facial FPS25 55g
Hidratante facial Hydro Boost Water Gel FPS 25 de Neutrogena não é apenas um simples hidratante, também é protetor contra raios UV e é Oil-free.

            Inegavelmente, para manter a maquiagem em qualquer ocasião, evitando efeito do brilho, é indicado antes de iniciar a maquiagem, aplicar hidratante em regiões mais secas, e para zona T, aplicar gel seborregulador de efeito mate.

Para a noite

            É indispensável limpar a maquiagem antes de dormir, trata-se de um cuidado a ser lembrado para todas as peles. Porém, no caso da mista e oleosa, é ainda mais importante, pois dessa forma os produtos acumulados não acabem aumentando ainda mais a produção de sebo.

            Portanto, ter sempre atenção para retirar a maquiagem inteiramente usando água micelar ou demaquilante. A água micelar é ainda mais indicada por apresentar fórmula livre dos óleos e mais leve.

Água Micelar L'Óreal Paris como indicado para cuidados com a pele
L’Óreal Paris Água Micelar 200ml
A Água Micelar de L’Oreal Paris foi especialmente desenvolvida para limpar a pele. Com um alto poder de limpeza e purificação, sua fórmula capta e elimina as impurezas e maquiagem, revelando uma pele perfeitamente limpa, reequilibrada e suave sem agredi-la.

A Esfoliação na Pele Mista

Primordialmente, devemos nos lembrar da esfoliação, pois é um cuidado fundamentalmente importante para a rotina de beleza. Pois, além de garantir remoção das células mortas e impurezas, desobstrui os poros, e combate os sinais de idade. Assim, a fase da esfoliação oferece vitalidade e regeneração maior da derme.

            Porém, para atingir resultados satisfatórios e não ter efeito rebote é preciso respeitar a frequência mais indicada segundo o tipo da pele. Já que a mista possui características de pele seca e de oleosa, o indicado ao procedimento, sem que nenhum dos lados seja negligenciado, é diferenciar a esfoliação de cada região, fazendo uma de cada vez, sendo mais correto realizar a esfoliação da zona T de 1 a 2 vezes na semana, e a cada 15 dias para demais pontos da face, ou seja, áreas mais secas da pele.

Esfoliante suave Herbacín bom para pele mista
Herbacin Med Esfoliante Suave TB 100ml
Gel esfoliante de toque suave.

Uso do Protetor Solar na Pele Mista

Indubitavelmente, o motivo principal do surgimento das rugas ocorre pela exposição solar. A radiação do sol destrói fibras do colágeno, que conferem sustentação e firmeza para derme, sem contar causar sardas, manchas, e mesmo câncer de pele.

            Dessa forma, é indispensável o uso do protetor solar, até quando não existe direta exposição ao sol. A alternativa interessante é contar sempre com 2 tipos de creme de hidratação. Um creme com fator de proteção solar ao uso pelo dia, e um creme sem FPS para noite.

            Com certeza, as indicações para escolher o tipo de protetor solar à pele mista seguem a de hidratante, ou seja, deve ter toque leve, ser livre de óleo e não deve conter álcool. Por isso, filtros com loção oil free, emulsões ou séruns são amplamente indicados.

Protetor solar oil free e hidratante Bel Col bom para pele mista
Bel Col Solectiv Protetor Solar FPS30 60g
Bel Col Solectiv é um protetor solar hidratante, livre de oleosidade, Sua base gel-creme promove excelente absorção com toque seco e suave. Enriquecido com Colágeno e Elastina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA