Um Blog de Saúde!

Acne – Você conhece todos os tipos?

acne

Acne é uma doença da pele que ocasiona surgimento dos cravos e espinhas, especialmente no pescoço, rosto, costas e braços. Na maior parte das vezes acontece por causa de mudanças hormonais, como estresse, adolescência, alimentação rica na gordura, entre outros.

            A acne acontece porque é verificada obstrução de algum folículo gerando cravos e comedões, aumentando a probabilidade de bactérias alojarem-se.

Quais São os Principais Tipos?

Há muitos tipos de acne, e o tratamento varia de acordo com o grau. Pois pode acontecer através do uso dos comprimidos, aplicação das pomadas ou mesmo por cirurgia, em especial quando há predominância de cravos, cistos e cicatrizes.

            O tratamento deve começar de forma rápida, decerto, pelos fatores estéticos que fazem interferência na autoestima. Contudo, é imprescindível para preservar ainda a saúde da derme e para prevenção de cicatrizes. Existem 4 principais tipos da acne, o tratamento varia de acordo com a gravidade, que vai do 1 ao 4.

– Grau 1

Trata-se, com certeza, da forma mais simples, que aparece, na maioria dos casos, na adolescência e que se caracteriza pelos cravos na zona T. Nessa classificação elas podem aparecer para qualquer um em qualquer fase da vida.

            O tratamento pode ser feito com loções ou cremes do uso tópico, de exemplo o ácido salicílico, sabonete com enxofre, ou adapaleno gel, de prescrição do dermatologista. E pode-se utilizar isotretinoína, tretinoína, ácido azeláico ou adapaleno, já que são remédios anticomedôgenico, anti-inflamatório, e comedolítico, como exemplo.

É a pápulo-pustulosa, com presença das espinhas, cravos, pápulas ou pústulas que se caracterizam elevações de pele com pus. Tratamento deve ser realizado usando antibióticos nos comprimidos como minociclina, tetraciclina, ou sulfa, e também antimicrobianos na forma de gel como eritromicina, peróxido de benzoíla, ou ainda clindamicina, com indicação por dermatologista.

-Grau 3

A nódulo-quística é caracterizada, certamente, por nódulos internos presentes abaixo da pele, nas costas, rosto, tórax. As espinhas estão próximas umas das outras, são bastante avermelhadas e geram dor. Normalmente, o tratamento exige, além do indicado à acne de grau 2, utilização de Roacutan seborréica, sendo prescrito por dermatologista.

– Grau 4

Aqui entra a fulminante, a forma rara da acne que aparece de modo repentino junto à febre, mal-estar e dor na articulação. Trata-se do tipo mais comum em homens, e normalmente tem manifestação nas costas, peito e rosto, podendo ser feito o tratamento usando remédios tópicos, cirurgia e remédios orais.

Mais Tipos de Acne

Existem mais tipos ligados com a causa que originou a mesma como acne neonatal, acne solar e acne medicamentosa. Mas, tratar estes casos acontece segundo a gravidade, pode-se aplicar somente cremes ou se for indicado pelo médico, ingerir medicamentos, e para todos os casos, o médico dermatologista é o especialista à orientação do tratamento ideal a eliminar acne e ainda cicatrizes que a mesma pode deixar.

            Em relação às cicatrizes da acne, geralmente, podem ser quelóides ou sulcos que aparecem em situações mais avançadas da acne, a causar deformações no lugar em que se desenvolvem e a prejudicar autoestima.

Como Fazer Limpeza da Pele com Acne

Certamente, a lavagem do rosto é essencial em tratar acne, já que possibilita diminuir oleosidade da derme, sem contar eliminação das bactérias em excesso.

            Dessa forma, o recomendado é fazer lavagem do rosto ao menos 2 vezes diariamente, uma vez pela manhã logo depois de despertar, à eliminação de oleosidade que se acumula na noite, e ao fim do dia, antes de dormir, à limpeza da oleosidade que se acumulou pelo dia.

Técnica Adequada à Lavagem do Rosto

Para lavar o rosto é indicado seguir alguns passos. Lavar as mãos anteriormente ao rosto, desta forma, são eliminadas bactérias que podem estar presentes na derme. É indicado molhar a face usando água fria ou morna. E esfregar suavemente o rosto usando sabonete próprio para o rosto. E por último, secar a face usando toalha macia e com tapinhas leves, pois esfregar a toalha pode irritar mais a pele.

            Toalha para o rosto, deve ser, além de macia, também individual e pequena, para colocar para lavar logo na sequência. Já que com a limpeza do rosto, bactérias da acne estão na toalha, podem se multiplicar, retornando para pele ao usá-la pela segunda vez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA