Um Blog de Saúde!

O Que a Toxina Botulínica Pode Fazer por Você?

Toxina botulínica é a toxina que a bactéria denominada Clostridium botulinum produz. E é utilizada para paralisação dos músculos geradores da linha de expressão.

É popular como botox, e várias pessoas podem achar que as 2 denominações se caracterizam sinônimos, no entanto, o botox é na verdade o nome da marca que dentre tantas mais, fabrica e vende toxina botulínica. Mas, com o passar do tempo, ao se referir a uma acaba-se de forma automática a se referir também a outra. 

Ação da Toxina Botulínica

            Pode ser utilizada aos fins estéticos como também ao tratamento das enfermidades neurológicas e dermatológicas. Porém, a toxina ficou mais popular pelos efeitos anti-idade, que favorecem a diminuir linhas de expressão que aparecem de forma natural com o decorrer dos anos.

            A toxina botulínica tem produção pela idêntica bactéria que ocasiona o botulismo, a enfermidade de gravidade alta e que gera paralisia muscular, entre mais sintomas. Propagação do botulismo ocorre através de ingerir água ou alimentos que estejam contaminados, e mesmo por toque nas superfícies que apresentem a toxina, como cobertor e maçaneta.

            Mas, os cientistas perceberam que se aplicada nas doses muito pequenas, a toxina pode oferecer benefício estético e auxiliar em tratar mais enfermidades. Se forem aplicadas mínimas quantidades da toxina botulínica por pontos particulares pelo rosto, como exemplo, se pode promover paralisia muscular controlada na face.

            Isto devido a substância atuar como bloqueador neuromuscular, a impedir transmitir estímulos dos neurônios aos músculos. Desta forma, não permite ocorrer contração do músculo, seja totalmente ou parcial. Aplicar de forma controlada a toxina botulínica pelo especialista não apresenta qualquer risco para o paciente de doença.

Tratamento com Toxina Botulínica

            O tratamento que todos conhecem de botox, se caracteriza em aplicar doses pequenas da toxina através de injeções e nos pontos específicos da área desejada para tratamento.

            A quantidade de aplicações exigidas e pontos em que vão ser aplicados têm definição segundo o que o paciente deseja e sob orientações médicas. O foco é que resultados deste tratamento sempre se resumam os mais naturais possíveis, assim é essencial a opinião do especialista.

            Injeções são superficiais, e assim, para aplicações, é utilizada agulha bem fina e pequena, que gera nenhuma ou pouca dor para paciente. No geral, não é necessária anestesia do local anteriormente ao procedimento e tampouco se demanda recuperação ou repouso depois do tratamento.

            Aplicar toxina botulínica não exige mais do que 30 minutos e é realizada quase sempre na sessão única. Efeitos já podem ser percebidos depois de apenas 48 horas, no entanto, estes efeitos não se caracterizam definitivos.

            Geralmente, estes duram período de 4 a 6 meses. Após isso, é preciso realizar aplicação nova. O valor deste tratamento usando toxina botulínica varia segundo a área corporal que vai ser tratada e se mostra proporcional para quantidade de produto de aplicação.

Locais do Corpo para Aplicação

            Botox é mais usado ao tratamento das marcas de expressão em relação ao terço superior da face. Assim, é muito indicado a acabar com pés de galinha, e rugas com formação entre sobrancelhas e linhas horizontais pela testa.

            O procedimento vai relaxar a musculatura para disfarce da aparência de rugas presentes e prevenção do aparecimento das rugas de maior profundidade. Porém, é possível ainda aplicar em mais áreas do rosto, como queixo, extremidades das sobrancelhas, pescoço, colo, axilas, mãos, gengiva e pés. No queixo, por exemplo, à diminuição das rugas que surgem no local.

Indicação do Botox

– Objetivos Estéticos

            Todo indivíduo pode se submeter à aplicação do botox, no entanto, a indicação normalmente é para pessoa adulta que ou já tenha marca de expressão mais avançada ou que quer prevenção para sinais do tempo pela pele.

            A associação da aplicação da toxina botulínica aos indivíduos de meia idade é equívoco. O botox pode ser utilizado sim ao tratamento das rugas que aparecem lá pelos 50 anos de idade, porém, pode ainda ser bastante útil exatamente à prevenção do surgimento das linhas de expressão e rugas.

            Trata-se aqui de pacientes a partir dos 30 anos de idade. Se o indivíduo iniciar aplicação de toxina botulínica adequada e de forma periódica já nessa faixa etária, este provavelmente chegará aos 50 anos exibindo aparência muito mais jovial. Finalmente, o botox pode ainda ser utilizado a redesenhar sobrancelhas.

– Objetivos Terapêuticos

            Toxina botulínica é ainda apontada aos tratamentos terapêuticos, como no caso da sudorese, que é o suor excessivo, denominado também como hiperidrose, pelos pés, axilas e mãos.

            Indivíduos sofrendo com bruxismo, a enfermidade caracterizada em especial por ranger dentes pela noite, podem ainda beneficiar-se com aplicação do botox.

Existem Contraindicações?

            Há contraindicação do procedimento em determinadas situações bastante específicas:

– mulheres gestantes

– mulheres lactantes

– pacientes que tenham alergia para componentes da fórmula em relação à toxina botulínica

– pacientes sofrendo de doenças neuromusculares

Visite nosso site:

https://www.dermadoctor.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA