Um Blog de Saúde!

Cuidados com o Cabelo no Verão

Há muitos fatores no verão que também podem deixar os fios sem vida e ressecados, sal do mar, excesso do sol, cloro de piscina, e por aí vai. Mesmo com a temporada mais quente do ano oferecendo diversão, é necessário ter cuidados extras com o cabelo para quem deseja manter o mesmo saudável. Na seqüência são apresentadas 5 dicas importantes da hidratação para proteção.

1 – Visitar o Salão de cabeleireiro para Aparamento das Pontas

            Primeiro de tudo é indicado começar a temporada com a visita ao salão de beleza. Trata-se de hábito interessante para cada alteração de estação, visitar o salão de beleza para que as pontas sejam aparadas.

Deste modo, anteriormente aos fios serem submetidos para fatores inevitáveis de ressecamento da estação de calor, as pontas duplas são eliminadas que já existem, a evitar que as mesmas abram ainda mais, podendo até quebrar. E é possível aproveitar e fazer hidratação profunda ou cauterização, para que o cabelo seja ainda mais blindado.

2 – Linha de Produtos com Filtro Solar para cabelo

            Mais uma dica também é escolher linha de produtos de qualidade ao cabelo com filtro solar. No verão, é bom trocar o shampoo regular pelo shampoo mais hidratante. Por exemplo, elaborar uma nécessaire com completa linha enriquecida de filtro solar. Máscara, condicionador, óleo capilar, e creme de pentear também são fundamentais para que o cabelo seja mantido protegido de raio solar e portanto também mais saudável.

3 – Aplicação de Óleo Capilar Antes de molhar o cabelo na Piscina

            Anteriormente a mergulhar na piscina ou mar, é bom aplicar um pouco do óleo capilar. Mais uma dica oferecendo manter a cutícula de fios muito selada, sendo bom para todas, porém, em especial para mulheres que aplicam tipo de química, passar um pouco do óleo capilar anteriormente a mergulhar.

            Para quem vai passear de barco, pode apostar neste truque também, pois o vento salgado resseca os fios. É importante também lembrar de enxaguar sempre usando água doce o quanto antes possível.

4 – Turbinar Hidratação capilar

            É indicado turbinar a hidratação de cada dia usando cremes de tratamento ou ampolas. Se o cabelo já se encontra tão ressecado, também pode fazer substituição do condicionador por máscara em determinadas lavagens, para que a hidratação seja turbinada. Porém, isto não vai impedir de escolher tratamento profundo uma vez semanalmente.

5 – Chapéus ou Lenços

            Mais uma dica, usar chapéus de abas largas ou lenço. É possível proteger o cabelo do sol com acessórios. Atualmente, chapéus estão em alta, e conferem estilo para o look de praia. Dar preferência para largas abas, que preservam os fios, e auxiliam para evitar câncer de pele nas áreas sensíveis, de exemplo couro cabeludo e orelhas. Lenços são aliados também, com criatividade saindo do óbvio e usando amarrações.

Mais Dicas para Evitar Desgaste dos Cabelos no Verão

            A incidência alta solar recorrente do verão do Brasil demanda redobrada proteção não apenas para a derme como para os fios também. Não cuidar nesta temporada pode gerar mudanças de cor, pontas duplas, perda do brilho, fio quebradiço e também o ressecamento por causa de exagerada exposição do cabelo para agressão externa como calor, radiação ultravioleta, sal da água do mar, lavagem excessiva, e cloro de piscina.

            Por exemplo, alguns estudos apontam que radiação UV possui relação maior com estruturais alterações do couro cabeludo, acarretando maior porosidade, quebra, perda de brilho, sem contar aspecto amarelado do cabelo.

            A luz infravermelha e visível portanto surge como causadora de desbotamento dos cabelos. As mudanças da coloração também são mais aparentes em quem tem cabelo tingido. Nestas situações, dose de radiação solar exigida para ocasionar efeito da mudança da coloração se mostra 20 vezes inferior em comparação com cabelo natural.

            É bom lembrar que melanina, ou seja, pigmento que dá coloração para o cabelo, é a responsável pela proteção. Desta forma, fios mais claros, em especial grisalhos e brancos, devido a possuírem pouca melanina, se caracterizam mais suscetíveis para exposição solar.

            Portanto, sempre que for possível, escolher não descolorir os fios, já que ao descolorir, há perda da melanina, que se resume protetora.

Mais 6 dicas essenciais são apresentadas também na seqüência para evitar desgaste do cabelo nesta temporada.

– Filtro solar químico apropriado: o cabelo tem carga negativa, e assim, para que haja penetração no fio do produto, o ideal é que seja positivamente carregado, catiônico. Produtos que são mais modernos possuem tal preocupação.

– Silicones para proteção do cabelo: estes compõem filmes protetores em relação ao cloro, sal do mar, e raios solares, a proteger o brilho e a cor. E devem ser aplicados anteriormente à ida para praia, no entanto, ter atenção, porque se usar excessivamente, podem acumular nos fios, não possibilitando que mais produtos hidratantes então penetrem.

– Antioxidantes tópicos ou orais: estes previnem composição dos radicais livres e oferecem proteção para estruturas dos cabelos contra oxidação.

– No caso de evitar quebra, buscar desembaraçar o cabelo sempre depois de sair da piscina e praia e evitar prender os fios quando estão molhados.

– Depois da praia e piscina, tomar a ducha sempre para eliminar o sal dos fios e aplicar um leave-in que tenha fator de proteção. – Quando secar os fios, tentar aplicar secador em modo frio e sendo a distância razoável em relação ao couro cabeludo. Se for necessário aquecer, lembrar-se de utilizar protetor térmico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA