Um Blog de Saúde!

Benefícios do Ácido Hialurônico

            Ácido hialurônico se caracteriza como uma substância que está naturalmente no corpo humano, é uma molécula de açúcar capaz de atrair água que pode, inegavelmente, agir como lubrificante fazendo a absorção dos choques nas partes móveis corporais, como articulações por exemplo.

            A maior concentração de ácido hialurônico em nosso corpo está presente em nosso maior órgão, ou seja, a pele. Aproximadamente, 56% deste se encontra na pele, agindo no preenchimento de espaço entre células, fator que mantém a pele elástica, bem hidratada e lisa. No entanto, com o decorrer do tempo, a sua concentração reduz, o que gera surgimento de ressecamento e rugas.

Ácido hialurônico SkinCeuticals H.A. Intensifier
Skinceuticals H.A. Intensifier Serum Corretor Anti-idade 30ml
Skinceuticals H.A. Intensifier é um corretor anti-idade com um exclusivo complexo volumizador que aumenta os níveis de ácido hialurônico na pele em 30%, redefinindo volume e densidade, recuperando a firmeza da pele e preenchendo rugas.

Tipos de Ácido Hialurônico

            As 2 formas mais comuns do uso do ácido hialurônico na derme são:

– Ácido Hialurônico em Séruns ou Creme

Trata-se também de glicosaminoglicanas nos veículos tópicos que na aplicação para derme, decerto, promovem hidratação profunda. Por possuir capacidade de atrair as moléculas de água, tendo, assim, efeito preenchedor que vai melhorar aspecto de vincos e rugas, e textura da pele.

            Cremes à base do ácido hialurônico se mostram aliados excelentes em prevenir envelhecimento, e se em associação com vitamina C, retinóides, e mais renovadores celulares, oferecem incríveis resultados no longo prazo.

Ácido Hialurônico da Dermage
Dermage Hyaluage Complex HA Sérum Intensivo Antirrugas 30ml
A Dermage desenvolveu o Hyaluage Complex HA5, um corretor anti-idade 5x mais potente! Com o decorrer da idade e o envelhecimento cutâneo, a pele fica mais ressecada, perde sustentação e surgem as rugas. Isso acontece devido a perda de um ativo chamado ácido hialurônico, um dos principais componentes da matriz extracelular, essencial em todos os tecidos conjuntivos, como colágeno e cartilagem.Essa substância dá mais sustentação, deixando a pele mais maleável, flexível e uniforme, contribuindo para redução das rugas e linhas de expressão. Além disso, também é importante nas fases de cicatrização.Por isso é essencial aumentar os níveis de ácidos hialurônicos.

– Ácido Hialurônico Injetável

Este é um gel à base das glicosaminoglicanas que vai, certamente, preencher déficits em volume no corpo e rosto nas áreas como lábios, olheiras, cicatrizes profundas da acne, sulco nasogeniano, sem contar depressões corporais e celulites. E pode ainda ser aplicado para conferir sustentação e definir estruturas da face.

Quando o Ácido Hialurônico É Indicado?

            Indica-se ácido hialurônico, em especial, à melhora do viço da derme, a suavizar rugas e mais marcas de idade. Ao ser aplicado na forma injetável, pode ser utilizado em contorno da face, sulcos naso-labiais, lábios para volume e contorno, rugas faciais, sulco naso-jugal, e para reposição do volume nas mãos, face, e algumas áreas do corpo.

            E, outra técnica em que se usa ácido hialurônico para dar volume ao rosto, com aplicação em área dos malares, laterais do rosto e mandíbula. Isto é utilizado principalmente com o decorrer dos anos, já que em certas partes faciais, é perdido tecido subcutâneo com o envelhecimento. Neste método, ele pode ser usado com as microcânulas, gerando mais segurança e conforto à aplicação, e é usada ainda a anestesia local.

Sérum anti-idade com Ácido Hialurônico da La Roche
La Roche-Posay Effaclar Serum Anti-idade 30ml
La Roche-Posay Effaclar Anti-Idade é um serum corretor para a pele oleosa. Graças à sua combinação exclusiva de ácidos, ele reduz as rugas do rosto, poros visíveis, textura irregular e imperfeições da pele oleosa, através de uma dupla ação antissianais e antioleosidade.

Aplicação do Ácido Hialurônico

Ácido hialurônico pode ser adquirido na forma injetável ou de cremes tópicos. Para a forma injetável, a aplicação deve ser realizada pelo especialista que é o cirurgião plástico ou dermatologista.

            Atualmente, ácido hialurônico se caracteriza uma das substâncias mais utilizadas no preenchimento, já que é um implante biocompatível, reabsorvível, e não existe relato da hipersensibilidade. Também se mostra um dos pilares para rejuvenescimento, devido a hidratar o lugar intensamente.

            Finalmente, ácido hialurônico pode ser utilizado também a aprimorar processos reumatológicos e ortopédicos, e em oftalmologia, em humor vítreo, que favorece em forma esférica do olho.

Cuidados Antes e Depois de Usar Ácido Hialurônico

Anteriormente ao tratamento, é importante fazer exame clínico e anamnese do paciente ao descarte de contraindicações possíveis ao tratamento. E também evitar doses exageradas da bebida alcoólica para véspera.

É preciso descontinuar o ácido noturno um dia antes, e no dia do procedimento. Os remédios que são anticoagulantes, de exemplo ácido acetilsalicílico, o ginkgo biloba, e mais, devem ser evitados para semana anterior em relação ao procedimento. É necessário manter o filtro solar no caráter rigoroso anteriormente e posteriormente ao procedimento. 

No caso dos cuidados após usar ácido hialurônico, alguns estudos científicos apontam realizar massagem no lugar usando a ponta dos dedos durante 2 a 3 dias, porém, se houver hematomas, a massagem é contraindicada. A recomendação é, certamente, não expor-se ao sol, em especial se formarem roxos, e pode utilizar gelo em local para iniciais 24 horas.

Contraindicações

            Aplicação de ácido hialurônico não deve acontecer para pessoas com conhecida hipersensibilidade para o composto. É contraindicada, ainda, nos indivíduos que sofram de problemas com coagulação. Não deve ser utilizado dentro ou próximo das regiões em que exista enfermidade ativa da derme, feridas ou inflamações. E, decerto, não deve ser injetado na região em que foi colocado implante permanente.

            Não existe contraindicação em relação aos cremes que apresentam ácido hialurônico na composição para grávidas. Ao falar em aplicar a substância, contudo, não há estudos apontando se é ou não seguro às lactantes e gestantes.

            Para o primeiro trimestre da gestação tal uso tem proibição, porém, após isso, não há absoluta contraindicação. Como normalmente é estético, apenas pode ser realizado depois que o obstetra responsável autorizar.

Riscos Possíveis

Certamente, a utilização dos cremes contendo ácido hialurônico na composição não gera riscos, se for aplicado segundo cada fabricante orientar. No caso da aplicação da substância de modo direto na derme, pode oferecer problemas se o procedimento for mal feito ou sendo o produto de qualidade duvidosa.

            Assim, é essencial a realização do procedimento em lugar confiável. É comum aparecerem algumas reações adversas depois de aplicar, como edema, eritema transitório, prurido, dor, descoloração, contusões ou sensibilidade em local de injeção. Geralmente a resolução se mostra espontânea, dentro de 1 ou 2 dias após a aplicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA