Um Blog de Saúde!

Entenda tudo sobre estrias

Quando o assunto é beleza, muitas mulheres sabem reconhecer as estrias e sentem-se incomodadas com os risquinhos na pele. Porém, nem todo mundo sabe diferenciar o tom de cada tipo de estria. As vermelhas são mais novas, mais recentes, possuem um fluxo de sangue maior na região e ainda não romperam-se todas as camadas da pele. Já as brancas estão no estágio seguinte e definitivo. A circulação local já passa a ser praticamente nula. As avermelhadas podem ser tratadas, já as brancas (antigas) não contam com um tratamento efetivo e, no máximo, é possível diminuir a intensidade das lesões.


Classificação

– Vermelhas: chamadas estrias recentes. Normalmente, na sua fase inicial, as estrias apresentam-se avermelhadas ou arroxeadas e gradativamente assumem uma coloração esbranquiçada. Também podem ser precedidas de prurido no local de aparecimento.
– Brancas: são estrias antigas, que já não apresentam reação inflamatória.
 
– Atróficas: apresentam-se deprimidas em relação à superfície da pele.
– Hipertróficas: fazem relevo com relação à superfície da pele.

As estrias, normalmente, acometem a face lateral dos quadris e das coxas, mas também podem surgir na região lombar. Durante a gestação, as estrias costumam se distribuir pelo no abdômen, circundando a cicatriz umbilical, além de acometer a região glútea, coxas e flancos. No entanto, tudo isso é intensificado quando a gestante ganha peso excessivo. Aliás, o sobrepeso e a obesidade estão diretamente associados ao aparecimento de estrias. Isso acontece devido às alterações hormonais e a distensão da pele bastante comum neste estado.

Tratamento
 
O tratamento das estrias não é simples, afinal ainda não existe nenhum método capaz de resolvê-las definitivamente, apesar de cada vez mais dispormos de tratamentos capazes de atenuar o problema. Por isso, é essencial buscar métodos para evita-las, sendo eles: 

– Hidrate intensamente a pele com cremes e loções apropriados;
– Beba, ao menos, oito copos de água por dia (cerca de 2 litros);
– Evite engordar demais e rapidamente, eliminando doces e gorduras da dieta;
– Pratique exercícios físicos regularmente.
 
Seguem algumas sugestões de cremes para prevenção e tratamento de estrias:
Prevenção: Dupla ação anti estrias (Mustela), Preventin (Dermage), Materskin (Biolab), Elast cream (Adcos), Luciara (Bayer), Mousse atenuante de estrias (Valmari), Hidramamy (Mantecorp).
Tratamento: Striactive (Dermage), Estrias ação intensiva (Mustela), Gel hidratante e humectante (Cicatricure).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA