Um Blog de Saúde!

As mudanças da pele na menopausa

A fase da menopausa, que ocorre geralmente entre os 45 anos aos 55 anos, marca a transição do período reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo na vida da mulher. Essa transição causa diversas transformações no corpo da mulher, inclusive na saúde da pele. 

A pele pode apresentar:
– acne, pele seca, pele irritada e com comichão;
– sensação de dormência;
– pele vermelha;
– aparecimento de pequenas manchas;
– alterações ao nível da pigmentação da pele;
– rosácea; 
– aparecimento de rugas; 
– capacidade e rapidez de cicatrização reduzida.


Embora seja natural que a nossa pele se torne mais frágil à medida que envelhecemos, também é verdade que a menopausa contribui para a sua consequente deterioração e envelhecimento. A pele de uma mulher perde aproximadamente 30% do seu colagénio nos primeiros cinco anos após a menopausa, continuando essa perda a um ritmo de cerca de 2% por ano depois desse período. 


Como manter a pele saudável na menopausa?

Alguns hábitos do dia a dia podem auxiliar na saúde da pele nesse período. . Para começar, é importante assegurar uma dieta rica em ômega 3, vitaminas, minerais e fibras, e o consumo de muita água para assegurar os níveis de hidratação da pele. Deve-se evitar alimentos extremamente condimentados e alimentos muito quentes.

Em termos de higiene pessoal, evite banhos com água muito quente, assim como sabonetes muito perfumados e que podem facilmente irritar a pele. Após o banho, deve sempre hidratar a pele com um creme adequado ao seu tipo de pele. 


No que toca ao estilo de vida, durma o suficiente e mantenha os níveis de stress controlados. Evite a exposição solar excessiva, ambientes muito poluídos, espaços muito quentes ou frios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA