Um Blog de Saúde!

Rotina de Skincare – Criando a Rotina para Dia e Noite

rotina de skincare

Ter uma rotina diária de skincare sempre foi útil para além da pele. Na manhã, ajuda a despertar e preparar para o dia, dando à mente outro sinal que é hora de ir. E pela noite, ajuda a acalmar e a transição para modo de relaxamento. A rotina de skincare diária não tem que ser complicada ou cara.

Aqui está como construir um regime de skincare diário que funcionará para todos. É claro, se tiver quaisquer condições de pele, como eczema, rosácea, psoríase, e mais, ou se estiver com problemas a encontrar algo que funcione com a própria pele, é importante visitar o dermatologista. Mas aqui está o básico para qualquer pessoa a iniciar sua rotina de skincare.

Rotina de skincare para manhã

As rotinas de skincare complicadas com vários passos podem ser tendência, mas realmente não são necessárias. Para a maioria das pessoas, há apenas 3 passos essenciais para uma rotina de skincare diária, segundo American Academy of Dermatology, e são, limpeza, hidratação e protetor solar.

Passo a passo

Pela manhã, vai desejar começar por lavar o rosto com um agente de limpeza que é ideal para o tipo de pele que tem. Se tiver pele oleosa ou propensa à acne, pode desejar usar um que contenha ingredientes que combatem acne ou esfoliantes, como ácido salicílico.

Quem tem pele seca ou sensível deve permanecer com agentes de limpeza gentis, que muitas vezes têm uma textura cremosa. No caso da pele seca, pode também aproveitar do uso de um agente de limpeza com base em óleo, como balm de limpeza ou óleo. Se tiver pele mista, pode desejar alternar os produtos, usar um que combate acne pela manhã e um cremoso pela noite, por exemplo.

Se escolher usar quaisquer outros produtos de skincare pela manhã, como toner, esfoliantes, serums, ou tratamentos, aqui é onde devem seguir, depois de lavar o rosto, mas antes de qualquer algo mais. Especialistas geralmente sugerem que a maioria das pessoas use um serum antioxidante, como serum de vitamina C, pela manhã, para ajudar a prevenir dano relacionado ao sol, que pode ainda acontecer quando está em ambiente interior.

Para a maior parte, deseja usar o esfoliante, toner, e então os outros produtos na ordem dos mais finos para os mais grossos. A idéia é que os produtos mais leves não serão capazes de penetrar através dos mais grossos, mas a verdade é que a ordem exata não importa tanto. É claro, se usar um tratamento de prescrição, seguir as instruções do dermatologista para quando e como usar.

Próximos passos

Então surgem os 2 próximos passos, a hidratação e o protetor solar. Provavelmente vai desejar usar um hidratante mais leve pela manhã, especialmente se estiver planejando usar maquiagem por cima.

Quando se trata do protetor solar, especialistas recomendam usar algo com proteção de espectro amplo e que tenha ao menos FPS 30. Se encontrar um hidratante diário que também atende estas especificações, pode usar como hidratante e protetor solar.

Rotina de skincare para noite

Desde que não há preocupação sobre exposição solar pela noite, apenas tem que fazer 2 coisas aqui, a limpeza e a hidratação. E sim, pode totalmente usar o mesmo agente de limpeza e hidratante que usa pela manhã.

Mas há algumas boas razões para investir em produtos dedicados para a rotina da noite. Primeiro, se usar maquiagem ou protetor solar mineral, pode desejar pensar sobre uso de agente de limpeza mais pesado, ou até uma rotina de limpeza dupla com 2 diferentes agentes de limpeza, de noite, para retirar tudo.

Ou pode desejar utilizar removedor de maquiagem ou água micelar para retirar a maquiagem antes, seguindo com o agente de limpeza usual. Mas, se tiver pele seca ou sensível, toda esta limpeza pode ser muito. Ouvir a pele aqui e fazer o que parece bom.

Mais produtos entre a limpeza e hidratação

Entre a limpeza e hidratação está outra oportunidade para aplicar produtos esfoliantes, serums, ou tratamentos para acne ou sinais de idade, como retinol. Alguns destes produtos podem fazer da pele um pouco mais sensível, assim é bom oferecer para pele a noite para curar após usar. Mas, novamente, estes são opcionais.

E então vem o hidratante. Se estiver utilizando um hidratante mais leve durante o dia ou um que tenha FPS, pode ser útil aplicar um creme mais espesso para noite. Desde que não está usando maquiagem em cima do hidratante aqui, é uma boa oportunidade para usar algo mais pesado, que pode também deixar a pele mais hidratada.

Finalmente, a rotina de skincare diária pode ser tão complicada ou tão simples conforme deseja. Contanto que está fazendo os passos básicos e não está fazendo algo que é irritante para pele, basicamente está bem. Se tiver quaisquer dúvidas sobre a melhor forma de aplicar o regime que funciona para a própria pele, visitar o dermatologista.

Fonte: Self

Blog Dermadoctor

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA