Um Blog de Saúde!

Pele Masculina: O Que É Foliculite? Quais São Suas Causas?

Para muitos homens, o tratamento da cútis pode parecer gasto sem necessidade do tempo, porém vale muito à pena. A foliculite que incomoda pode desaparecer com tratamento para a pele masculina ficar saudável e bonita.

            A foliculite é infecção que não é genética, porém, causada por raspar os pêlos em “contra-mão”, ou seja, por escanhoar de modo incorreto. Existem muitas dúvidas, assim é preciso entender mais sobre estes pequenos pontos vermelhos percebidos no rosto do homem e como tratar.

O Que Causa Foliculite?

            Foliculite é gerada por esta raspagem dos pêlos em “contra-mão”, por lado incorreto do fio, e ao fazer isto é provocada dermatite. Tudo inicia através da inflamação do folículo.

            Inflamação dos poros é ocasionada, inicialmente, por causa da agressão, e assim, gera liberação da glândula sebácea, através disso vai tornar uma pápula, portanto, uma elevação pequena que pode ou não infeccionar com fungos ou bactérias.

            A foliculite surge na área das nádegas, na virilha e couro cabeludo, porém é percebida mais na região do pescoço, já que a camada mais externa da pele, o estrato córneo, se caracteriza fino, então a sensibilidade e vascularização são maiores.

Hábitos Errados Que Devem Ser Evitados

            Por vezes a lâmina é deixada durante meses no banheiro, local em que a umidade é grande. Se for deixado na lâmina, como exemplo, um pouco de sangue do ferimento anterior, ocorrerá proliferação da bactéria e pode gerar infecção.

            É bom entender que se deve fazer troca da lâmina com freqüência. Lembrar-se de higienizar a lâmina, lavando e secando bem, pode até utilizar secador, e guardar no lugar que não tenha umidade.

            Ir ao barbeiro é fundamental. Este profissional equilibrará o pH da pele através de produtos e cuidados essenciais. E para os homens que não têm barba, também devem ir ao barbeiro.

É usado o shampoo apropriado e feita correta higienização? São questões que precisam ser revistas. A orientação correta sobre como fazer a barba é importantíssima e o barbeiro pode ser o guia.

Nunca lavar o cabelo e barba usando sabonete de corpo. O sabonete pode aumentar a oleosidade e retirar a camada de proteção. Cada um possui função própria. Há shampoos direcionados à barba.

Nunca espremer o pontinho da foliculite. E não adianta apertar, pois não sairá nada. Foliculite não é determinado algo “maduro” para que alguém estoure. É possível fazer o ressecamento dos pontinhos ao fechamento do folículo, como é feito com tratamento profissional.

Como Verificar Se Trata-se de Foliculite da Barba

            O aparecimento da foliculite da barba normalmente é depois de fazer a barba e nas áreas como rosto ou pescoço, e causa sintomas como a intensa coceira e sensibilidade na pele, vermelhidão na região da barba, e bolinhas pequenas no rosto, que estão inflamadas e vermelhas, semelhantes à acne.

            E, nas situações de maior gravidade podem aparecer ainda bolinhas pequenas vermelhas que estão infectadas e apresentam pus, provocando incômodo e dor.

Foliculite da barba é causada normalmente devido ao pêlos encravados e assim geralmente aparece depois de fazer a barba, no entanto, pode ainda ser gerada por Staphylococcus aureus presente ou mais fungos e bactérias na pele.

Tratamento para Foliculite

            Foliculite na barba e no rosto pode ser evitada ao usar barbeador elétrico em substituição da lâmina. E, se não desaparecer de modo espontâneo, é bom visitar o dermatologista para receber indicação do creme, como exemplo, ao tratamento desta inflamação.

            O tratamento geralmente varia segundo a intensidade de sintomas, com possibilidade de ser realizado através da utilização dos antibióticos ou pomadas corticóides, no caso da infecção mais grave.

            É bom ainda lavar o rosto utilizando água fria ou aplicar creme calmante depois de barbear-se, de exemplo. Mais uma opção capaz de reduzir o surgimento da foliculite, além do barbeador elétrico, se caracteriza a depilação à laser.

Prevenção da Foliculite

            Quando se fala em prevenção do surgimento da foliculite da barba, há dicas que podem fazer muita diferença como o uso da lâmina nova cada vez que for fazer a barba.

            E fazer a barba somente 1 vez semanalmente. Evitar que a lâmina seja passada em mesmo lugar 2 vezes. Cortar sempre a barba em sentido do crescimento do pêlo.

            Aplicar creme hidratante depois de fazer a barba. Na situação da inflamação, é preciso evitar estourar a bolha que tem formação, não sendo apontada a tentativa de arrancar o pelo.

            A esfoliação pode ainda auxiliar e prevenir o aparecimento do pêlo encravado. Pseudofoliculite pode também aparecer nas mulheres, em especial nas áreas que têm pêlos mais grossos e fortes onde foi realizada depilação usando lâmina, como axilas e virilha.

            Na maior parte das vezes, a foliculite da barba desaparece com o decorrer do tempo e por meio de cuidados básicos, que incluem a lavagem regular da área afetada usando água fria, ou aplicar creme calmante que é próprio para barbear, de exemplo. No entanto, em determinados casos, podem aparecer bolhas com pus, sendo preciso assim fazer tratamento orientado pelo dermatologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA