Um Blog de Saúde!

Manteiga de Karité – Ação na Pele e Cabelo

manteiga de karité

A manteiga de karité tem sido útil em muitos regimes de beleza, especialmente quando se trata de gravidez e atenuar estrias. É porque é muito hidratante, enquanto também oferecendo muitos outros benefícios importantes.  A manteiga vem das castanhas da árvore de karité, que é nativa da África Central.

As cascas externas das castanhas são removidas. Então são esmagadas e vagarosamente torradas em manteiga. Finalmente, a manteiga é comumente amassada à mão em uma bacia de água para separar os ácidos graxos. Estes ácidos graxos, ou óleos, são removidos da manteiga, resfriados e endurecidos para fazer o que é conhecido como manteiga de karité.

A manteiga é perfeitamente segura para usar para a maioria dos tipos de pele. E tem sido usada em cosméticos por séculos devido às vitaminas e ácidos graxos que hidratam e acalmam a derme.

Benefícios da manteiga de karité

Hidrata a pele e cabelo

Se tiver pele seca e sem brilho, a manteiga de karité pode se tornar a melhor amiga. A manteiga funciona como um agente condicionador da pele. E ajuda a reter umidade por formar uma barreira protetora na superfície da pele, que reduz a perda de água e mantém a derme hidratada.

Alguns especialistas dizem que esta manteiga é até melhor para pele do que o óleo de coco. A recomendação é optar por óleos faciais ou outros produtos naturais feito com óleo derivado de semente, como manteiga de karité. Óleos a partir da polpa da fruta, como óleo de coco, podem ser muito oclusivos, ou que obstruem. A pele vai sempre responder melhor para óleos de semente, porque eles imitam óleos naturalmente encontrados na pele.

A manteiga hidrata os fios também. Por condicionar o couro cabeludo, pode também reduzir caspa, e pode fazer do cabelo mais forte e ajudar a prevenir futura quebra.

Manteiga de karité – Eficiente para pele sensível

Se tiver pele sensível, considerar descartar as loções caras que podem estar deixando a pele até mais irritada, e procurar por manteiga de karité ao invés. Quando tem irritação da pele, os ingredientes naturais que são provados eficientes são sempre melhores, fazendo da manteiga de karité uma escolha muito confiável.

Manteiga de karité é calmante

Graças ao fato que contém vitamina A e E, manteiga de karité é também benéfica em tratar pele irritada, sensível ou não. A indicação é usar para acalmar queimadura de vento, trechos secos, queimadura solar, abrasões, e até assaduras em bebês, também por causa de suas propriedades antifúngicas e antibacterianas. Pode também aplicar nas cicatrizes para minimizar sua aparência.

Alivia inflamação

Se tiver problema com condições crônicas da pele como eczema, rosácea, e psoríase, os ácidos graxos na manteiga de karité vão ajudar a aliviar inflamação. A manteiga de karité retarda a produção de células inflamatórias que contribuem para irritação e condições da derme.

E porque a manteiga penetra na pele rapidamente, vai sentir alívio mais rápido. Um estudo mostrou que a manteiga poderia ser igualmente tão eficiente em tratar eczema como cremes de medicamento, assim vale verificar.

Manteiga deixa a pele mais jovem

A vitamina A e E na manteiga de karité pode fazer mais do que acalmar a pele. Podem também fazer parecer mais jovem, e quem não deseja isso? A manteiga também ajuda a promover regeneração da célula, que pode reduzir aparência de linhas finas e rugas.

A manteiga também tem propriedades antioxidantes que ajudam a neutralizar o dano de radical livre da exposição solar. É também considerado a ajudar a melhorar produção de colágeno, que oferece volume para pele.

Efeitos colaterais da manteiga de karité

Contrário aos rumores, a manteiga de karité não vai obstruir os poros. Não é conhecida a obstruir poros porque ácidos graxos imitam o sebo ou óleo que as pessoas produzem naturalmente. Isso realmente reduz a produção de sebo e ajuda a manter a saúde da derme. Assim, a manteiga não vai deixar a pele com aparência oleosa no caso se houver preocupação.

Embora seja geralmente segura para usar para a maioria das pessoas, se tiver uma alergia às castanhas, a manteiga pode não ser a melhor idéia. As pessoas com alergias para castanha de árvore podem vivenciar reações adversas para manteiga, porque vem das castanhas da árvore de karité.

Por outro lado, não há casos documentados de alergias tópicas para manteiga. Assim, se desejar tentar, a dica é aplicar uma pequena quantidade para uma área pequena da pele para ver se existe reação. E se houver reação, descontinuar o uso assim que possível e visitar o médico ou dermatologista.

Como usar manteita de karité?

Usar como hidratante para o corpo inteiro

Espalhar a manteiga de karité no corpo como faria com um hidratante corporal, sendo um dos usos mais comuns. Especialmente durante os meses de inverno quando a pele tende a estar mais seca.

Esfregar até que esteja totalmente absorvido de fato. Para o rosto, pode ser melhor usar de noite já que pode ser difícil aplicar a maquiagem sobre. Onde aplicar, lembrar-se então que pouco rende muito.

Aplicar nas pontas dos cabelos

Se o cabelo estiver sem brilho, pode assim usar a manteiga de karité para trazer de volta à vida. Se tiver cabelo fino, evitar então as raízes, já que pode causar acúmulo que fica oleoso. Ao invés, a sugestão é adicionar apenas nas pontas dos cabelos, que pode ajudar a prevenir pontas duplas, portanto. Usar como faria com um condicionador e enxaguar de fato no banho. Ou, adicionar um pouco como condicionador leave-in.

Aquecer nas mãos

Como o óleo de coco, a manteiga de karité pode ficar sólida na realidade. Assim, antes de aplicar, a indicação é esfregar nas mãos por alguns segundos para então aquecer e deixar mais fácil para espalhar.

Fonte: Well and Good

Blog Dermadoctor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA