Um Blog de Saúde!

Como a Poluição Pode Afetar a Pele?

Como a Poluição Pode Afetar a Pele?

A poluição é capaz de deixar a pele mais suscetível para danos gerados por radicais livres. Junto à radiação solar, a poluição favorece o envelhecimento precoce. Tais fatores externos são capazes de produzir radicais livres, ou seja, moléculas que geram estresse oxidativo, de modo a agredir células do organismo.
E não é somente a radiação ultravioleta que gera danos na pele, nos ambientes fechados a pele não está inteiramente protegida. Não é somente o sol que faz emissão de radiação e danifica pele. No ambiente fechado e isolado de radiação solar, é recebida ainda pela pele a radiação que danifica a mesma. Tal fonte de radiação pode surgir de lâmpadas utilizadas em casa, e mesmo da luz emitida por tela de computador.

Poluição e Tipos de Agressões Externas

A poluição é simplesmente toda indesejada mudança em características pelo meio ambiente, sendo estas químicas, biológicas ou físicas. Tais mudanças vão impactar não apenas o meio ambiente, porém ainda a pele das pessoas, por causa de radicais livres que as mesmas produzem, a acelerar envelhecimento da pele.
Radicais livres se caracterizam moléculas instáveis capazes de danificar células saudáveis do organismo, gerando mais manchas, flacidez, rugas, modificando fisiologia cutânea, com resultado mais fragilizado da pele.
A maioria de sinais para envelhecimento cutâneo se mostra oriunda das agressões externas, como radiação solar, ingestão do álcool, poluição ambiental, tabagismo, estresse, alimentação precária, como exemplo.
Tais fatores induzem produzir radicais livres, a favorecer envelhecimento precoce por meio de estresse oxidativo, que vai degradar fibras do colágeno e também enfraquecer barreira cutânea.

Como a Poluição Pode ser Prejudicial para Pele

– Manchas, Flacidez, Rugas podem Resultar de Poluição
Poluição implica aparecimento dos sinais de envelhecimento precoce, já que incentiva produzir radicais livres, ou seja, moléculas instáveis prejudiciais de células saudáveis do organismo, no processo popular de estresse oxidativo. Deste modo, apenas existe um modo para inibição destes agentes nocivos, a utilização dos antioxidantes, de exemplo a água termal.

– Fator Expossoma
Expossoma é conceito explicando como acúmulo dos danos gerados pelos agentes externos e internos com fatores genéticos e maneira de reação para cada pessoa a tais agressões vai implicar envelhecimento precoce cutâneo. A poluição, segundo dermatologistas, se caracteriza um dos causadores principais de flacidez, rugas, manchas, como o estresse, sol, e alimentação precária.

– Pele Agredida por Poluição Resulta em Ressecamento
A pele sentida ultra ressecada após ficar um dia todo a andar pelo centro de cidade grande, é fator que ocorre por causa de micropartículas e vento desequilibrando pH da pele, e na resposta, a mesma pode mostrar vermelhidão e textura mais seca.
Assim, hidratar é importantíssimo à proteção de barreira cutânea. Usar produtos com ativos potentes, que nutrirão a pele de maneira profunda, de exemplo o ácido hialurônico.

– Sujeira Entope Poros
A poluição, além de auxiliar em formar rugas, pode também afetar qualidade da pele em mais aspectos. Ao não limpar o rosto anteriormente a dormir, como exemplo, há acúmulo de partículas de sujeira, a entupir poros, e de resultado, promovendo surgimento das espinhas e maior oleosidade.
Rotina Mais Saudável para Cuidar da Pele
Quando são combinados o protetor solar e antioxidante, se tem completa proteção para efeitos da radiação solar e poluição sobre a pele, já que estes 2 são capazes de evitar aumento para radicais livres e envelhecimento precoce, a retardar surgimento de flacidez, manchas, rugas.
A dica é investir na higienização a cada dia usando sabonete que limpa de modo profundo a própria pele, com retirada dos vestígios todos dos produtos que foram usados no dia e ainda a desobstruir poros dos resíduos da poluição.
O orientado é fazer higienização da pele de manhã, acordando, e pela noite, anteriormente a ir para cama. Lembrar-se ainda de tonificar ao equilíbrio do pH, e hidratar a pele. E é preciso proteger usando filtro solar, para que seja mantida longe a radiação de gerar determinado dano permanente, não se esquecendo nunca de reaplicar o protetor solar a cada 2 horas.
A utilização dos antioxidantes reduz impacto de poluição e vai neutralizar efeito que a mesma gera. Com tais hábitos na rotina, a pele vai se manter saudável e linda por maior tempo.

Tratamentos Indicados para Evitar Agressão da Poluição

Com determinados cuidados é possível evitar danos da poluição e do sol sim. 3 dermocosméticos recomendados são:
– Filtro Solar
Optar pelo produto de espectro amplo, em relação ao filtro solar, que vai proteger contra radiações UVA e UVB, com ao mínimo FPS 30.
– Antioxidantes
Vitaminas C e E, mais polifenóis, como kombucha e chá preto de exemplo, são perfeitos à neutralização de radicais livres e proteção da pele. E deve ser combinado sempre com utilização de protetor solar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA