Um Blog de Saúde!

Como limpar pincéis

pincel-maquiagem-limpar
Você que usa os pincéis de maquiagem todos os dias ou muitas vezes num só fim de semana já se imaginou carregando bactérias pra lá e pra cá? Pois saiba que para evitar isso é preciso higienizar sempre os seus pincéis.

  • Conheça seu pincel: A primeira coisa que você precisa saber é diferenciar os pincéis de cerdas naturais (normalmente os usados para sombra, blush e pó) e os de fios sintéticos (pincéis de base, batom e corretivo). Cerdas naturais são como cabelos e precisam ser tratados com a mesma delicadeza para não ressecar ou perder fios, portanto, use sempre sabonete antibacteriano e condicionador para finalizar.
  • Como lavar: Separados os pincéis por tipo, comece pelos sintéticos, que são mais fáceis de limpar. Molhe as cerdas (com cuidado para não molhar o cabo), pingue um pouco de sabonete líquido antibacteriano nelas e esfregue nas mãos em movimentos de vai e vem. Manter o pincel inclinado na hora de esfregar e não usar muita força vão fazer seu pincel durar mais. Deixe formar bastante espuma, enxague e repita o processo até a espuma deixar de ficar colorida. Para os de cerdas naturais, use o mesmo processo, mas em seguida, coloque um pouco de condicionador de cabelos na mão (aproximadamente uma colher de sobremesa para cinco pincéis) e faça o creme ser absorvido pelos pincéis. Dar batidinhas leves com o pincel nas partes secas da mão vai tirar o excesso e fazer o condicionador render mais. Escolha um condicionador neutro e evite rótulos com indicações de que há mais química na fórmula. Em seguida, enxague com água corrente e dê forma ao pincel com os dedos.
  • Ferramentas especiais: Pincéis mistos, os Duo Fiber, devem ser lavados como se fossem de cerdas naturais (com condicionador) e se você tiver dificuldades para tirar a base das cerdas mais claras, experimente deixar de molho (por até uma hora) num líquido de limpar pincéis antes da lavagem. Outro que pode ser mais difícil de limpar é o pincel de batom, que geralmente retém um pouco de cera do batom. Para deixá-lo limpinho, deixe-o de molho por alguns minutos em um demaquilante de olhos (isso vai tirar a oleosidade excessiva) antes da lavagem normal.
  • Secagem: Tem gente que, com pressa, usa secador ou coloca os pincéis ao sol. Tudo errado: o sol resseca os fios e a madeira e o secador pode tirar a percepção de umidade, levando você a guardar a peça quando ela ainda não está completamente seca, o que é um chamariz para fungos em geral. O correto é devolver forma ao pincel ainda úmido, com os dedos, e colocá-los para secar num lugar fresco (mas não ao sol) deitados sobre uma toalha seca. Os sintéticos secam rápido, mas os naturais demoram, então o recomendado é fazer isso de noite e deixar os pincéis fora de cases a noite toda. Se você tiver dificuldade em dar forma a algum pincel – o que é comum com os pequenos de batom – não precisa se desfazer dele: depois que lavar, borrife um pouco de spray de textura seca antes de achatar e formatar as cerdas e depois deixe secar normalmente, na horizontal.
  • Limpeza rápida: Entre um trabalho e outro ou mesmo quando você quer trocar de sombra e usar o mesmo pincel não é possível lavar os pincéis, então aqui vão dicas para você manter o máximo possível de limpeza das ferramentas enquanto trabalha. Mas não se iluda: nenhuma dessas formas de limpeza rápida substitui a higienização completa semanal ou quinzenal, de acordo com o uso dos seus pincéis e todas elas são mais agressivas que a lavagem convencional porque possuem compostos químicos.

 

 

 
Líquido para limpar pincéis + papel toalha – coloque um pouco de líquido no papel e pincele em vai-e-vem com o pincel inclinado até que saia toda a cor. Você pode usar também demaquilante comum, mas saiba que eles são mais fortes quimicamente, portanto, não transforme esse processo em rotina.
Lenços removedores de maquiagem – é a mesma coisa, só que a toalha de papel já vem embebida com a solução removedora. Não esqueça de usar um lenço seco para secar o excesso de química que ficou no pincel, senão você estará “apagando” sua próxima maquiagem.
Outras dicas de lavagem que podem salvar o seu pincel:
– Evite molhar o cabo de madeira do pincel porque a madeira vai se estragando e pode até quebrar.
– Evite molhar a junção entre metal e madeira do cabo porque essa parte do pincel recebe cola e ela pode ser dissolvida pela água, o que faria sua ferramenta simplesmente desmontar. O mesmo vale para colocar o pincel para secar na vertical, dentro de copos ou algo do tipo.
 
 
Produto indicado:
Revlon – Kit Pinceis Revlon
 
 
Por R$53,53 em 13/11/2015 na DERMAdoctor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA