Um Blog de Saúde!

Síndrome da Unha Amarela – Como Tratar?

síndrome da unha amarela

A síndrome da unha amarela é uma condição rara que afeta as unhas dos pés e mãos. As pessoas que desenvolvem esta condição também têm problemas respiratórios e problemas do sistema linfático com inchaço nas partes inferiores do corpo.

Inchaço é causado por um acúmulo de linfa sob o tecido mole da pele. A linfa é um fluido sem cor que circula pelo corpo todo e ajuda a limpá-lo. A síndrome da unha amarela pode ocorrer em qualquer um, mas geralmente acontece em adultos com idade superior a 50 anos.

Sintomas da síndrome

A síndrome da unha amaerla é quando unhas gradualmente ficam amarelas e grossas. Sintomas também incluem:

  • Perda da cutícula, que é parte da pele protetora cobrindo a unha.
  • Unhas que curvam.
  • Unha que para de crescer.
  • Unhas que separam da cama da unha.
  • Perda de unhas.

A síndrome por vezes aumenta o risco para infecção ao redor do tecido mole das unhas. O acúmulo de fluido muitas vezes acompanha a síndrome da unha amarela. Assim, pode desenvolver fluido entre as membranas que cercam o exterior dos pulmões, uma condição conhecida como derrame pleural. Isso pode causar vários problemas respiratórios, como:

  • Tosse crônica.
  • Falta de ar.
  • Dores no peito.

Os problemas respiratórios podem ocorrer antes ou após as unhas começarem a mudar em cor e formato. Além de ter um derrame pleural e sua dificuldade respiratória associada, outros problemas de respiração podem ocorrer em síndrome da unha amarela. Estes incluem sinusite crônica ou infecções respiratórias recorrentes como pneumonia.

Linfedema é também associado com a síndrome. Esta condição surge do acúmulo da linfa. Sinais incluem inchaço principalmente nas pernas, mas possivelmente também nos braços.

Causas da síndrome

A causa exata da síndrome da unha amarela é desconhecida. Esta condição pode começar esporadicamente sem aparente razão, que ocorre na maioria dos casos. Mesmo assim, em casos raros, acredita-se que pode acontecer nas famílias.

Uma mutação do gene FOXC2, que causa um distúrbio chamado de síndrome de linfedema-distiquíase, pode desempenhar um papel em desenvolver síndrome da unha amarela. Mais pesquisa é necessária para confirmar isso, como outra literatura atualmente relata que não há fator genético conhecido para síndrome da unha amarela.

Outra crença é que a síndrome da unha amarela resulta de problemas com drenagem linfática. A circulação inadequada e drenagem da linfa permitem fluido a acumular no tecido mole sob a pele, que pode vagarosamente deixar as unhas amarelas.

A síndrome pode também se desenvolver por si ou ocorrer com certos tipos de cânceres, doenças autoimunes como artrite reumatoide, e imunodeficiências.

Como diagnosticar a síndrome?

Não se deve ignorar uma mudança na cor da unha ou formato, especialmente se as unhas ficam amarelas. As unhas amarelas podem indicar um problema com fígado ou rim, diabetes mellitus, infecções fúngicas, ou psoríase, que precisam ser tratados por um médico.

Se desenvolver unhas amarelas junto com inchaço ou problemas respiratórios, visitar o médico. Um médico pode diagnosticar síndrome da unha amarela se exibir sintomas primários da condição.

O médico pode também pedir um exame de função pulmonária para medir quão bem os pulmões funcionam ou tirar uma amostra da unha para verificar fungos.

Complicações da síndrome da unha amarela

A síndrome da unha amarela é também associada com bronquiectasia, que é quando as vias aéreas pequenas no pulmão ficam anormalmente dilatadas, fracas e com cicatrizes. Em bronquiectasia, o muco da via aérea não pode ser adequadamente movido.

Como resultado, poderia terminar desenvolvendo pneumonia se os pulmões enchem com muco germinativo e ficar infectados. Esta bronquiectasia, além do fluido que acumula no espaço pleural fora dos pulmões, causa problemas no pulmão.

Tratamento para síndrome da unha amarela

Não há tratamento para síndrome da unha amarela. O tratamento visa sintomas específicos da condição e pode incluir:

  • Vitamina E oral ou tópica para descoloração da unha.
  • Corticosteróides.
  • Zinco oral.
  • Remédios antifúngicos.
  • Antibióticos no caso de sinusite bacteriana, infecções do pulmão, ou produção de muco excessiva.
  • Diuréticos, que removem fluido excessivo.
  • Toracostomia tubular, um procedimento para drenar fluido do espaço pleural.

Se a síndrome da unha amarela ocorre com uma doença associada como câncer, artrite, ou AIDS, sintomas podem melhorar após tratar a doença subjacente.

Para tratar síndrome de linfedema-distiquíase, o médico pode recomendar drenagem linfática manual, que é uma técnica de massagem especializada para melhorar circulação e reduzir inchaço. Pode também reduzir linfedema em casa por usar vestuários de compressão elásticos. Compressão encoraja melhor fluxo linfático através dos vasos linfáticos.

Prevenção

Não há maneira de prevenir a síndrome, mas os sintomas podem ser controlados com remédio, remoção de fluido, e suplementação. Conforme a drenagem linfática melhora, as unhas podem retornar à coloração normal.

Um estudo descobriu que melhoria do sintoma da unha pode ocorrer em 7 a 30 por cento daqueles com síndrome da unha amarela. Porque linfedema pode se tornar uma condição crônica, algumas pessoas demandam terapia em progresso para controlar inchaço e acúmulo de fluido.

Hidratar para fortalecer as unhas

Hidratar é um segredo bem conhecido para pele saudável, mas é muitas vezes negligenciado no cuidado com as unhas. Enquanto as unhas secas, frágeis, podem ser resultado de muitos fatores, são em última análise um pedido por hidratação, assim considerar a hidratação adequada como base da rotina de cuidado com as unhas.

Quando aplicando loção para as mãos, oferecer às unhas uma atenção extra. Há muitos produtos hidratantes para unhas no mercado, mas aplicar hidratante é realmente apenas metade do caminho, há mais a fazer para unhas fortes do que apenas o sérum ou creme.

Blog Dermadoctor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA