Um Blog de Saúde!

Tatuagem: Posso Pegar Sol? Como Proteger?

Tatuagem: posso pegar sol? Como proteger? É necessário ter cuidado para proteger a pele tatuada do sol durante o verão, momento em que existe ainda mais exposição do corpo na rotina e ao ir à piscina ou praia.

Para evitar que o desenho perca a cor ou desbote, usar filtro solar é essencial, junto com mais precauções como hidratação e limpeza, que contribuem ainda ao rejuvenescimento para pele. Na seqüência são apresentadas dicas para cuidar da pele com tatuagem no verão.

Protetor Solar para Não Desbotar

            Além da prevenção em relação ao envelhecimento precoce e ressecamento da pele, o filtro solar é fundamental para proteção e saúde da tatuagem e pele ao redor da mesma.

            Raios ultravioletas podem facilmente desbotar o desenho, sem contar reduzir a intensidade das cores devido ao ressecamento. Assim, é importante passar o filtro solar na área anteriormente à exposição ao sol, e também reaplicar o filtro solar, isso de hora em hora, ou depois da saída do mar.

            Mais uma orientação que auxilia para maior proteção da tatuagem é optar pelo filtro solar indicado a cada tipo de pele, e apresentando FPS correto, sendo que peles secas necessitam do produto que seja mais hidratante, e a pele oleosa pode escolher o protetor de toque seco.

Maiores Cuidados para Tatuagem Recente Sob o Sol

            A pessoa que fez tatuagem há pouco tempo deve redobrar cuidados de modo que a pele cicatrize sem complicação, e são proibidos banhos de piscina e mar, e também as saunas, até que as casquinhas da cicatrização saiam.

            Nesta fase, o indicado é sempre higienizar a área usando sabonete neutro, e utilizar pomada dermatológica, e se não tiver como evitar o sol, é necessário manter a cobertura do desenho, pois a tatuagem não cicatrizada se comporta como ferida aberta, ou seja, propensa para infecção.

            Depois das casquinhas de cicatrização, deve ser aplicado o filtro solar, e sempre reaplicar. Mais um cuidado a quem fez tatuagem há pouco tempo é que seja mantida distância de cloro de piscina, este que pode causar ressecamento da pele devido a ter propriedades de descoloração e chances enormes do desbotamento do desenho. 

Uso do Creme Hidratante Contra Descamação

            Creme hidratante se mostra o segundo passo compondo a rotina de cuidados quando se trata da tatuagem no sol. Mesmo que a pele tenha sido protegida usando filtro solar, aplicar o hidratante é importante, pois devolve a água toda perdida com o calor, deixando a pele mais viçosa e sem visual ressecado.

            O produto vai ainda evitar descamação da pele e desenho estragado da tatuagem, sem contar manter a coloração para o desenho. Se o creme hidratante apresentar vitamina A na própria composição, existem ainda mais benefícios, pois a vitamina auxilia em elasticidade e rejuvenescimento da pele.

Toda Tatuagem Demanda Cuidados Especiais

            A tatuagem representa um desenho permanente, que acompanhará a pessoa pelo resto da vida dela. Para quem tem ao menos uma tatuagem, ou para quem pensa em fazer uma tatuagem, é necessário ter atenção com os cuidados antes, durante e após o processo. A própria decisão de fazer a tatuagem é complicada, devido a ser algo permanente, sem alterações.

            Independente do local, tamanho, ou de detalhes, o mais importante no processo todo são os cuidados em pós-procedimento. Algumas dicas são indicadas na seqüência que podem aumentar a duração da cor.

– Higienizar

            O processo de maior importância se mostra o da higienização da região. Após aproximadamente 2 horas do procedimento é orientada a lavagem do local da tatuagem usando água corrente fria e o sabonete neutro. Lembrar-se da lavagem das mãos corretamente anteriormente a limpar o local.

– Cuidados com a Cicatrização

            A cicatrização é importantíssima ao resultado da tatuagem. É necessário seguir rigorosamente as orientações para não ter surpresa com infecção ou deformação possível para o desenho. Tatuagem é um tipo de queimadura, assim, o mais apontado é uso de pomadas oleosas e com alta quantidade da vitamina B.

            Após espalhar com cuidado a fina camada da pomada na região é preciso fazer curativo utilizando filme de PVC e também a fita adesiva, que são fáceis de encontrar. Este processo vai evitar o atrito da tatuagem com as roupas.

– Pós-Cicatrização

            Mesmo após a cicatrização da tatuagem, há cuidados diários necessários para que tatuagem tenha durabilidade em detalhes e cor dos desenhos. O primeiro passo é usar diariamente o filtro solar se houver exposição da tatuagem.

            Se o desenho for exposto somente no verão, o cuidado se mostra dobrado, já que a radiação ultravioleta alcança a derme e gera processo de inflamação que ocasiona reabsorção de pigmentos. Ou seja, a tatuagem perde pigmentação e o efeito esverdeado antes do tempo é percebido. A recomendação é manter a pele hidratada sempre à conservação da cor. A dica é beber bastante água e usar abundantemente a cada dia os cremes corporais.

Vamos para algumas dicas de produtos:


La Roche-Posay Cicaplast Baume B5 40ml

O creme multirreparador Cicaplast Baume B5 tem ação calmante ideal para peles sensibilizadas, prevenção de assaduras, hidratação de zonas ásperas, áreas com ressecamento intenso da pele e para hidratação da área tatuada.

Eau Thermale Avène Agua Thermal 300ml

Água Termal Avène é formulada com cálcio, magnésio e silício. Sua perfeita combinação de oligo-elementos acalma e suaviza as peles sensíveis e frágeis, proporcionando uma sensação de bem estar e frescor. Melhora as defesas da pele contra agressões ambientais, ajuda na hidratação e revitalização celular, além de ter capacidade anti-inflamatória, cicatrizante e calmante.



Bepantol Derma Creme 20g


É um hidratante com alta concentração de pró-vitamina B5, ideal para as regiões do corpo que precisam de hidratação intensa e cuidado especial como pés, calcanhares, cutículas, cotovelos, joelhos e tatuagens. Bepantol® Derma Creme hidrata profundamente a pele e evita a sua descamação, promovendo a sua renovação natural. Além de dexpantenol, possui em sua fórmula lanolina e óleo de amêndoas doces que aumentam ainda mais seu poder hidratante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA