Um Blog de Saúde!

Problema da Celulite – Como Acabar com Celulite

problema da celulite

Enquanto seu nome possa soar como uma condição médica, celulite é simplesmente definida por depósitos de gordura normais abaixo da pele criando superfície rugosa, com covinhas. Enquanto seja mais comum nas coxas e bumbum, o problema da celulite pode também ocorrer no abdômen, região superior dos braços e seios.

Embora puramente um problema cosmético e não prejudicial, muitas pessoas estão desejando fazer algo para minimizar sua aparência. A celulite é causada por depósitos de gordura que ficam lado a lado com as fibras duras de colágeno ancoradas ao músculo, por baixo. Quando as fibras se esticam bem, ou as áreas gordurosas crescem mais, os depósitos de gordura podem empurrar para fora, o que causa a pele a enrugar.

O que é afetado?

As mulheres são mais propensas a desenvolver celulite do que os homens, mas exemplos entre homens são conhecidos. Contrário da crença popular, a celulite não é um sinal de estar com sobrepeso e pode ocorrer independente de tamanho e forma da pessoa.

Especialistas acreditam que os genes desempenham um papel importante, por exemplo, se outras mulheres na família têm celulite então há uma boa chance que vai ter também, assim como fatores hormonais e idade. A celulite é algo que a maioria das mulheres vai vivenciar, porém, certos fatores podem influenciar na quantidade e visibilidade:

  • Dieta inadequada.
  • Metabolismo lento.
  • Falta de exercício.
  • Mudanças hormonais.
  • Desidratação.
  • Espessura e cor da pele.
  • Gordura corporal total.

Tratamentos comuns

Há muitas opções de tratamento e produto disponíveis que prometem ajudar com aparência da celulite, mas, há pouca evidência que qualquer uma delas funcione bem ou de forma permanente. Abaixo é apresentado o que precisa saber sobre algumas das opções.

Problema da celulite – Cremes para celulite e mesoterapia

Afirmando dissolver a gordura e suavizar a pele, há escolha sem fim para cremes de celulite, porém, há pouca evidência científica que são eficientes. Assim, a dica é adquirir produto de qualidade, de marca confiável, para melhores resultados.

A terapia, mesoterapia, originalmente desenvolvida para aliviar a dor de condições da pele inflamatórias, a mesoterapia envolve injetar substâncias como vitaminas, minerais, aminoácidos, e enzimas no tecido apenas abaixo da pele. Embora este processo possa quebrar a gordura e trazer uma leve melhoria na aparência da celulite, é um procedimento extremo que carrega o risco de efeitos adversos incluindo inchaço, infecção e contornos irregulares.

Massagem e tratamentos de spa

A massagem e outros tratamentos de spa como envoltórios podem ter um efeito temporário na aparência de ondulação da pele devido à remoção do fluido em excesso. No entanto, a celulite geralmente retorna após os tratamentos pararem.

Embora as terapias atuais façam pouco para reduzir a celulite, novos procedimentos estão freqüentemente sendo estudados. Usando diodos emissores de luz infravermelha e vermelha, LEDs, para emitir comprimentos de onda, conhecidos a perturbar o tecido adiposo, em combinação com rolos e sucções é um método atualmente sendo testado.

Problema da celulite – Dicas para livrar-se da celulite

Consumir uma dieta saudável

A dieta não é unicamente responsável para ter ou não celulite, mas comer de forma saudável definitivamente não vai perturbar. A sugestão é ter atenção com a ingestão de sódio e consumir muita fibra e alimentos integrais, já que eles ajudam a remover resíduo e toxinas do trato intestinal. Lembrar-se de consumir muitas frutas e legumes também.

Beber bastante água

Beber muita água parece uma solução básica, mas se desejar minimizar a aparência da celulite, precisa beber muita água. O desejo é permanecer hidratado adequadamente, já que a celulite pode parecer pior em estado desidratado. A desidratação pode causar que a pele fique mais fina e fraca, e quando a pele está fina, tende a mostrar mais celulite.

Problema da celulite – Exercício regular

É uma boa idéia incorporar exercício no estilo de vida sempre, seja ir à academia algumas vezes na semana, apenas participar de uma aula de ioga quando puder, ou caminhar.

Tentar escovar o corpo

Escovar diariamente o corpo e massagear podem também acelerar a drenagem linfática, que ajuda a eliminar toxinas que podem acumular na camada da gordura, levando à inflamação e mais celulite pronunciada. Mais uma dica, a escovação seca exige pele seca, assim é melhor tentar antes de ir para o chuveiro, e não se esquecer de usar hidratante cremoso quando acabar.

Problema da celulite – Acalmar com um sérum

Sérums e cremes tópicos podem ajudar a reduzir a aparência da celulite, mas definitivamente não deve esperar quaisquer milagres. No melhor, podem ajudar a fortalecer a pele, fazendo da celulite menos perceptível.

Problema da celulite – Tratamento dermatológico

Se realmente está comprometida a minimizar a celulite, vale visitar o dermatologista e conversar sobre as opções disponíveis. Assim como verificar a saúde da pele, e saber especificamente qual a melhor opção para a pele. Afinal, com um estilo de vida saudável sem estresse, com dieta e atividade física apropriadas, fica muito mais fácil tratar a celulite.

Fonte: Cosmopolitan

Blog Dermadoctor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA