Um Blog de Saúde!

Pernas com a Pele Seca, Como Tratar?

pernas com a pele seca

Pele Seca nas Pernas, Como Tratar?

           
Pele seca nas pernas junto com os braços, coxas e laterais do abdômen, as canelas são uma das áreas mais comuns em que há pele seca, segundo o site Medline Plus de National Institutes of Health. Esta condição pode resultar em descamação e coceira, incomodando nos meses de inverno quando as temperaturas frias retiram a hidratação da pele. 

Causas para Pele Seca nas Pernas

            A pele seca nas pernas pode ser causada por vários fatores, incluindo o eczema ou muita freqüência de banhos, segundo The New York Times Health Guide. Outros fatores incluem envelhecimento, viver em temperatura árida ou fria e a quantidade de tempo que passa em ambientes externos.

            A pele seca é especialmente prevalente durante os meses de inverno quando as temperaturas frias e baixa umidade reduzem a quantidade de hidratação disponível para a pele, segundo University of Iowa Hospitals & Clinics.

Identificação e Tipos

            Ao esfregar as mãos sobre a pele das pernas, pode sentir mais ou menos a pele com textura. A pele muito seca vai parecer rachada, como se houvesse irregularidades na pele. A mesma também vai dar sensação de esticada nas pernas, como se alguém estivesse esticando a pele. A coceira é ainda comum na pele seca.

            Em alguns exemplos, a pele seca nas pernas pode ser um indicador de condições médicas, como dermatite atópica. A dermatite atópica pode resultar em pele avermelhada que coça bastante e mais comumente aparece nos pés e tornozelos.

            Eczema é outra condição afetando as pernas que pode causar trechos secos e escamosos na pele. Se as áreas secas da pele acontecem ao redor de varizes, esta condição é conhecida como eczema varicoso.

Tratamento para Pele Seca

            Se a pele seca da perna é condição leve, um hidratante 2 a 3 vezes por dia, especialmente após saída do banho, pode ajudar a manter as pernas hidratadas. Porque a circulação da pele pode estar afetando a capacidade de produzir hidratação, massagear esta loção pode ajudar a melhorar a circulação.

            Se a pele da perna não responde aos tratamentos simples, o médico pode prescrever um creme especial ou pomada para encorajar a esfoliação da pele e hidratação das pernas. Usando um umidificador para acrescentar umidade ao ar pode também ajudar se viver em um clima seco.

            Em alguns casos, a pele seca da canela pode indicar um problema mais grave. Isso inclui quando a secura e coceira da canela interferem com a capacidade de dormir ou se tiver arranhões na pele que não curam com o tempo. Isso pode ser um indicador que tem circulação ruim na pele.

Dicas para Cuidar da Pele Seca da Perna

            Não é incomum na perna a pele ficar seca e escamosa. O grau de secura depende dos fatores como a idade, estilo de vida, ou uma condição médica. Enquanto a pele seca tende a ser mais um problema do inverno, pode persistir pelo ano todo. Ainda, se tiver o regime de cuidado com a pele correto, não terá que esconder as pernas na temporada de sandálias e roupas curtas.

– Rotina Suave de Higiene

            Para aliviar a secura na perna e prevenir isso no futuro, evitar usar água quente e substâncias químicas fortes no banho. Elas retiram da pele suas barreiras lipídicas naturais e hidratação.

            Ao invés, usar água morna e os agentes de limpeza líquidos leves ou sabões para ajudar a reduzir o dano à pele. Além disso, tomar menos banho pode melhorar a secura e pele escamosa.

– Cremes e Pomadas Hidratantes

            Os cremes grossos e oleosos são maravilhas hidratantes para pele escamosa e seca, ao contrário de loções que tendem a conter álcool e secar a pele. Para casos severos de pele seca e escamosa nas pernas, o que pode ser causado por uma condição genética, os cremes com vitamina A, ácido salicílico e uréia podem ser muito eficientes.

            Após aplicar um hidratante, pode aplicar vaselina ou óleo mineral para reter a hidratação. Hidratar corretamente após o banho quando a pele está ainda um pouco úmida, e ao menos uma vez mais durante o resto do dia.

– Mudanças no Estilo de Vida

            O ar condicionado e ar seco podem exacerbar a secura e pele escamosa na perna, mas um umidificador ajuda para umidade do ar. Além disso, calças apertadas e as meias também removem óleos e hidratação da pele, assim, a dica é tirar logo que possível.

            Menos banho de sol ou uso de protetor solar quando estiver em ambiente externo, e não nadar em piscinas com cloro também ajudará. Se desenvolver erupção cutânea, sangramento, machucados ou os remédios caseiros não aliviarem a pele seca e escamosa, consultar o médico.

Pode ter um problema de saúde mais sério como diabetes ou psoríase. Assim, é importante não apenas o cuidado diário com a pele seca, como também estar atento para sintomas preocupantes como os citados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA