Um Blog de Saúde!

O Que Fazer com as Queimaduras de Sol? Como Cuidar?

Assim que for percebida a queimadura do sol, com pele sofrendo bolhas e bastante vermelha, é ideal sair de modo imediato do sol, permanecendo em ambiente com sombra e fresco.

            Se isso ocorrer na praia, dar mergulho no mar ou seguir a resfriar a pele usando chuveiro, e depois retornar a lugar coberto, como quiosque ou bar. A orientação é o retorno para casa assim que puder, para cuidado da pele usando apropriados produtos, porém ainda no rio, praia ou piscina, após resfriamento da pele, é possível passar protetor solar com foco em deixar a pele hidratada e protegida.

            Chegando à casa a dica é tomar mais um banho, permitindo a água doce gelada cair pelo corpo, a evitar uso do sabonete. Se puder, deixar naturalmente o corpo secar, ou utilizar toalha que seja macia sem movimento de fricção na pele, porém a pressionar suavemente a toalha no corpo inteiro, com absorção da água. Na seqüência aplicar pomada ou creme, próprios a regenerar a pele.

Pomadas e Cremes para Queimaduras Solares

            Há boas opções de pomadas e cremes para aplicação na pele diante da queimadura solar, sendo:

– Bepantol às regiões mais avermelhadas.

– Pasta d’água por cima de bolhas, com atenção para não estourar.

– Caladryl, que é loção hidratante comprada em farmácia.

– Loção pós sol refrescante com ingrediente aloe vera.

– Creme como Dermazine ou Diprogenta, com 1% de cortisona.

            É essencial ainda beber bastante água a hidratar o corpo novamente, evitando sol e vestindo roupas largas de modo a aliviar desconforto. Para combate da coceira é possível tomar banho frio e aplicar muito hidratante em áreas afetadas, já que a ação de coçar a pele coloca risco de estourar as bolhas de queimadura, gerando mais dor.

            Chances de sofrer de câncer de pele, de exemplo o melanoma que se caracteriza grave, dobra ao sofrer de 5 queimaduras solares, e assim é fundamental a proteção da pele contra o sol, a evitar expor-se em momentos mais quentes do dia, usando óculos escuros, chapéu e protetor solar.

Quando Visitar o Médico

            É indicado seguir para pronto socorro se o adulto ou criança sofrer com grandes bolhas, no caso dos calafrios, febre, dificuldade de pensamento, dor de cabeça, já que tais sinais podem apontar insolação, com necessidade do tratamento médico. Se a pele iniciar a descascar, nos 6 a 8 dias seguintes, o que pode fazer é esfoliar em casa para que as células mortas sejam retiradas.

A dica é misturar 2 colheres de açúcar cristal com meio copo de óleo de amêndoa doce, esfregando no corpo inteiro, usando movimentos circulares, e então na seqüência tomar um banho. É importante também evitar expor-se ao sol e fazer proteção da pele nova através de filtro solar adequado.

3 Dicas para Tratar Naturalmente a Queimadura Solar

            Na sequencia são apresentados 3 tratamentos naturais para situações da queimadura solar, se a pele ficar inchada, avermelhada, dolorida, porém, se a pessoa tiver vermelhidão intensa pelo corpo inteiro, bolhas e febre, a recomendação é visitar o médico, já que pode ser preciso ingerir antiinflamatório, porque pode se caracterizar insolação.

1 – Hidratação da Pele

            É essencial hidratar a pele logo depois do banho e muitas vezes pelo dia, ao aplicar creme hidratante à base das plantas medicinais, de exemplo aloe vera, na área toda queimada por sol.

            Desta forma, o risco de descascar a pele é inferior e idem para dor. Para que a pele seja hidratada de dentro para fora, é importante beber ao menos 2 litros de água por dia, ou sucos de frutas. O suco de melancia, abacaxi, e cenoura com laranja são opções interessantes, já que se mostram ricos nos antioxidantes.

2 – Compressa de Camomila

            Camomila tem propriedades cicatrizantes e calmantes que auxiliam para redução do desconforto gerado por queimadura. Deste modo, ao uso da camomila, é preciso preparar o chá da camomila, guardar na geladeira para gelar, e então molhar a gaze, pano limpo, ou pedaço do algodão usando o chá. Finalmente, aplicar gazes na pele queimada por sol, e deixar agindo por em torno de 7 a 10 minutos, muitas vezes por dia.

            Sobre tratamento da queimadura do sol com bolhas, este deve ser orientado por dermatologista, porém, ao esperar por consulta, é possível molhar a gaze na água fria e deixar na pele, a trocar sempre que esta esfriar.

3 – Alimentos que Podem Auxiliar

            Aqueles alimentos que apresentam ácido alfa-lipóico, de exemplo a aveia, arroz integral, amaranto e quinoa, vão amenizar vermelhidão e devem integrar o cardápio da pessoa que sofreu queimadura do sol.

            Óleos vegetais se caracterizam também fontes boas e podem ser usados a temperar saladas e cozinhar alimentos. A dica ao tratamento natural da queimadura solar na região da boca é abrir babosa pelo meio e aplicar o gel dessa planta pelos lábios, muitas vezes por dia, já que este contém propriedades cicatrizantes que auxiliam em regenerar a pele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA