Um Blog de Saúde!

Como Evitar Micose de Pele?

Micoses se caracterizam infecções ocasionadas por fungos que incidem nas unhas, pele e cabelos. Na realidade, naturalmente alguns tipos de fungos vivem no corpo humano sem gerar nenhum sintoma.

            Porém, se eles iniciam reprodução de forma rápida podem provocar doenças. Fungos alimentam-se de queratina que tem presença na pele, cabelos e unhas. Ao encontrar favoráveis condições, como umidade, calor, utilização de antibióticos sistêmicos no longo prazo, ou a baixa da imunidade, tais fungos podem proliferar-se, o que demanda tratar.

Como Evitar o Problema  

            É importante enxugar-se bem, pois o fungo necessita de 3 fatores para proliferação, a pele, o calor e a umidade. Desta forma, quando é época de maior calor do ano já são atendidos 2 fatores.

            A dica, assim, é enxugar-se bem depois do banho. Atenção especial para dobrinhas do corpo, de exemplo a virilha, e também para os dedos dos pés, locais em que é ideal secar usando papel higiênico.

            Mais uma orientação é evitar roupas sintéticas e apertadas. O tecido sintético é capaz de esquentar e não vai fazer absorção do suor corporal, ocasionando ambiente úmido e quente, bom para os fungos se proliferarem.

            E as roupas apertadas podem machucar dobras pelo corpo, e o desgaste da pele funciona de alimento para fungos, favorecendo a multiplicação deles. É importante vestir roupas confortáveis e leves.

            Mais uma dica é controlar o suor, este em excesso contribui para recidiva de determinados tipos de fungos, por isso o controle é preciso. Usar roupas de algodão, estas vão absorver o suor, escolher pelos antitranspirantes e tomar quantos banhos pensar necessários a cada dia.

            Porém evitar banhos tão quentes que podem causar ressecamento da pele. Se mesmo desta forma o suor incomodar, visitar o dermatologista para entendimento da causa do problema.

            Umidade em pés favorece algumas micoses se desenvolverem e alguns fungos acabam transmitidos de um indivíduo a outro. Assim, evitar caminhar descalço nos locais públicos. Lembrar-se de deixar, porém, os pés respirarem e utilizar sandálias e chinelos que não se caracterizem de plástico, já que tal material favorece transpirar.

            É ideal não compartilhar peças do vestuário. Como é possível que alguns tipos de fungos sejam transmitidos, a orientação é evitar dividir todo vestuário. Ter o próprio roupão, chapéu, chinelo, entre outros.

            Evitar ficar com roupas molhadas, saindo da piscina ou mar, tentar secar-se ou mudar a roupa de banho. Já que esta demora a secar, propicia lugar úmido e aquecido no contato com a pele.

            Não compartilhar kit de unhas é importante. Como as roupas, os cortadores de unhas e alicates podem também transmitir fungos que causam micose. Cada indivíduo deve possuir kit individual das unhas.

            Por serem cortantes objetos e que assim, podem apresentar sangue, mantêm fungos ativos durante tempo maior, com possibilidade de acontecer transmissão até muito tempo após o portador da doença, ter utilizado.

Tratamento para Micose

            É importante entender que há 3 tipos de micose. A pitiríase versicolor, as tinhas, e as onicomicoses. A pitiríase versicolor, conhecida popularmente como pano branco, é caracterizada pelas manchas pequenas esbranquiçadas, e que escamam.

            Elas podem se apresentar isoladas ou agrupadas, e geralmente elas incidem na região superior dos braços, pescoço, tronco, rosto. A superfície dela possui descamação fina, sendo a tonalidade a variar entre rosado, branco, ou castanho, e de forma rara coçam.

            Pitiríase versicolor tem maior incidência nos jovens e adolescentes, e os indivíduos de pele oleosa, mais suscetíveis, para ter esse tipo de micose. Tratamento pode ser realizado usando medicamentos do uso tópico ou ainda oral. Porém, essa micose pode retornar por muitas vezes ao corpo.

            Tinha é micose que apresenta manchas vermelhas com superfície escamosa, sendo as bordas muito nítidas e que apresentam coceira. E por último, as onicomicoses são micoses de unhas, tanto das mãos quanto dos pés. Nesse caso, a unha fica mais grossa e ainda descolada, com possibilidade de existir alterações na sua forma e cor.

Tratamento para micose é variável. Os tratamentos para tinhas tendem a ser mais curtos, e mais prolongados para onicomicoses. Não interromper mesmo que sintomas tenham cessado, já que o fungo das camadas de maior profundidade pode apresentar resistência.

Micoses são tratadas através de vários medicamentos antifúngicos. O tipo que usar vai depender de onde é a localização da infecção e da gravidade da mesma.

            Para infecção superficial, é possível utilizar creme antifúngico. No caso da infecção mais grave, a incluir as infecções afetando unhas, podem demandar tratar usando injeções ou comprimidos orais. Vários remédios antifúngicos se mostram tóxicos ao fígado, de modo que pacientes devem receber cuidadoso monitoramento.

            Permanecer com utilização do remédio por tempo apontado pelo médico. Micoses de unhas são as de maior dificuldade, a duração do tratamento é maior, com possibilidade de precisar manter o medicamento durante mais de 12 meses. Persistência é essencial a ter sucesso nesses casos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA