Um Blog de Saúde!

Umectação Capilar para Ter Cabelos Lindos

O processo da umectação é, decerto, comum entre mulheres que passam por transição capilar, e já se mostra um tratamento favorito para cacheadas. Este processo é, certamente, capaz de recuperar e nutrir o cabelo, a favorecer o crescimento saudável e fortalecimento dos fios. O tratamento da umectação capilar oferece muitos benefícios.

            Umectação capilar se caracteriza em aplicar óleos vegetais a partir das raízes para pontas dos fios com foco em reposição dos óleos e nutrientes naturais das madeixas que são perdidos por várias razões, como exposição solar, processos químicos, poluição.

Quais São os Benefícios da Umectação?

Os benefícios principais desta técnica são:

  • Fortalece o cabelo.
  • Nutre e hidrata os fios.
  • Auxilia para remoção dos resíduos do couro cabeludo.
  • Caspa minimizada.
  • Estimula crescimento e ciclo capilar.
  • Favorece a diminuir queda e calvície.

Óleos vegetais são muito hidratantes, auxiliam para equilíbrio da pele do couro cabeludo e para que muitos descontroles sejam normalizados. Assim, é importante escolher óleos ao tratamento do cabelo.

Escolhendo o Óleo para Usar na Umectação

Óleos utilizados em umectação são os óleos vegetais, com extração geralmente da semente da planta. Alguns dos óleos mais conhecidos e as propriedades dos mesmos aos fios são exibidos na sequência.

– Óleo de Rícino

O óleo de rícino é, com certeza, capaz de fortalecer o cabelo, sendo excelente estimulante capilar. E apresenta vitamina E, que induz o crescimento mais rápido dos fios e de maneira saudável. O produto ativa ainda o couro cabeludo e auxilia para selagem de cutículas. Pode ser aplicado em tratamento para prevenção da calvície e contra queda dos fios.

– Azeite de Oliva

Azeite de oliva possui, certamente, propriedades antioxidantes e atua de modo profundo no cabelo, a conferir brilho para madeixas. Lembrar-se de aplicar apenas o extravirgem, já que mais componentes do azeite podem afetar ação em cabelo.

– Óleo de Coco

O óleo de coco é, decerto, um dos favoritos quando se trata de beleza. Este produto é capaz de fechar cutículas dos fios, a oferecer brilho e ajuda em repor líquidos e lipídios do cabelo, com resultado de profunda nutrição. O óleo é antimicrobiano e antifúngico, o que vai melhorar o funcionamento em relação ao couro cabeludo.

– Óleo de Abacate

            Este óleo oferece, certamente, propriedades relaxantes e calmantes, e auxilia para combate ao ressecamento do cabelo, a repor proteínas. É rico na vitamina E, nutre, fortalece, hidrata e pode tratar situações de dermatite seborréica ou caspas.

Bioessência Óleo Vegetal Abacate 120ml

– Óleo Essencial de Alecrim

Para quem deseja fazer o cabelo crescer mais rápido e fortalecer o mesmo, a dica é escolher umectação de alecrim. Um óleo que é muito estimulante e pode diminuir calvície e queda.

            Cada óleo conta com finalidades e propriedades específicas, assim, certificar-se do que o cabelo necessita. Lembrar-se de aplicar óleos vegetais puros, pois componentes adicionais podem afetar a umectação.

óleo de alecrim para umectação
Bioessência Óleo Essencial Alecrim 10ml

– Óleo de Eucalipto

Óleo de eucalipto é, certamente, perfeito para fios oleosos, pois o óleo tem propriedades antimicrobianas e antissépticas, assim auxilia a minimizar oleosidade e limpar o couro cabeludo.

Óleo de eucalipto para umectação
WNF Óleo Essencial Eucalipto 10ml

– Óleo de Jojoba

Este óleo conta, decerto, com propriedades cicatrizantes e umectantes. O produto ajuda em limpar o cabelo e expele também resíduos do interior dos folículos.

Como Fazer Umectação Diurna

Inicialmente, escolher o óleo vegetal que mais combina com o problema que desejar combater, como ressecamento, falta de brilho, pontas duplas. Sobre a quantidade de produto, isso varia bastante com o comprimento do cabelo, assim, saber dosar. A dica é seguir a passar aos poucos, não pesando a mão.

            Separar os fios por mechas médias e então enluvar cada mecha com óleo vegetal. E então, massagear bem o couro cabeludo à ativação da circulação. Cobrir o cabelo usando touca ou lenço e aguardar ação por em torno de 30 minutos. Depois do tempo de ação, escolher o shampoo que mais gostar e usar para que o óleo seja removido do cabelo.

Como Fazer Umectação Noturna

            A umectação noturna é indicada, com certeza, para quem não tem tempo. Assim, o produto atua ao passo que a pessoa dorme. Apenas é necessário fazer aplicação antes de dormir. Separar os fios por mechas médias e começar a enluvar cada mecha usando o óleo vegetal. Lembrar de fazer a massagem, do couro cabeludo e do cabelo.

            Usando uma toalha, retirar o óleo em excesso, sendo suficiente pressionar a toalha de leve. Não fazer movimento de vai e vem. Na sequência colocar a touca de banho ou touca de cetim para que possa o produto agir pela noite sem que a fronha seja manchada. Ao despertar, fazer normalmente a lavagem, e tentar lavar os fios usando água fria ou morna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA