Um Blog de Saúde!

Juventude Capilar

A adolescência também pode ser conhecida como uma daquelas fases da vida em que costumam ocorrer os maiores conflitos com a autoimagem.

Hoje viemos falar com as gatinhas e gatões que estão antenados em ter um cabelo super saudável e prático.

Diante do espelho, não faltam críticas de quem se acha, por exemplo, “muito alto”, “baixinho”, “magérrimo”, “fora do peso” ou “com espinhas demais”. E uma preocupação ainda maior pode ter início quando, se constata uma grande quantidade de fios de cabelo caindo no chão ao pentear o cabelo.

A queda dos fios é uma ocorrência própria do ciclo de vida do cabelo, que se caracteriza por três etapas: a fase de crescimento (“fase anagena”), a fase de repouso (“fase catágena”) e a fase de queda (“fase telógena”). Portanto, a queda do cabelo é um processo natural, sendo que, durante o período em que os fios estão se desprendendo do couro cabeludo, a raiz do cabelo continua trabalhando, produzindo os novos fios que crescerão no lugar daqueles que caíram.

Dependendo da quantidade de fios que caem diariamente, a queda de cabelo pode não ser tão “comum” assim, indicando a existência de algum problema ou, até mesmo, revelando que o adolescente possui uma predisposição genética para a calvície.

No caso dos adolescentes com essa predisposição (quando os seus pais, avós e/ou tios são parcial ou totalmente calvos), verifica-se o afinamento dos fios, que se agrava após a puberdade, caracterizando a alopecia androgenética. E, embora a incidência seja muito maior entre os homens, esse tipo de calvície também pode afetar as mulheres.

Porém, antes de qualquer alarde, a primeira coisa a fazer é consultar o dermatologista/tricologista, pois somente o profissional especializado poderá diagnosticar corretamente a origem do problema e prescrever o tratamento adequado (que também pode ser preventivo), de acordo com as necessidades de cada paciente.

No geral, além das mudanças hormonais poderem provocar temporariamente uma maior queda de cabelo, os cabelos dos adolescentes costumam cair com maior intensidade quando o seu organismo está sofrendo determinadas deficiências nutricionais – uma consequência que geralmente está associada à adoção de dietas radicais.

Outro motivo pode ser a frequente exposição dos fios a procedimentos químicos, bem como o uso de penteados que puxem os fios por um longo período de tempo, como coques e rabos de cavalo. Também vale lembrar que o consumo de substâncias prejudiciais à saúde, como álcool e cigarro, impede que nutrientes essenciais cheguem à raiz do cabelo. Já o uso de anabolizantes pode acelerar a calvície nas pessoas geneticamente predispostas.

Para os adolescentes que buscam uma referência para avaliar se a sua queda de cabelo estaria ou não dentro do padrão considerado normal, a estimativa é de que, em média, até 100 fios de cabelo caiam diariamente. No entanto, como não é possível realizar essa contagem de maneira prática no dia a dia, recomenda-se que, caso a perda dos fios esteja ocorrendo em volume maior do que o habitual, o especialista seja procurado o mais rápido possível.

Neste mês de abril/2018, todas às sextas-feiras realizamos análise capilar gratuitamente para verificar a saúde do seu couro cabeludo.

Produtos relacionados

La Roche-Posay Kerium Shampoo Antiqueda 200ml – Clique aqui para comprar

Indicações:
Com Kerium Antiqueda, o Laboratório La Roche-Posay encontrou a solução para o desafio de desenvolver uma fórmula que respeite o couro cabeludo e, ao mesmo tempo, seja adequada tanto para os cabelos longos como para os curtos, às mulheres e aos homens, e que deixe os fios macios e com brilho. Pode ser utilizado em monoterapia ou como complemento à outros tipos de tratamento para queda.

Modo de usar:

Em caso de queda capilar ocasional, aplicar 3 vezes por semana, durante 6 semanas, no mínimo. Em caso de queda capilar hereditária, aplicar uma vez ao dia, e utilizar durante todo o ano.


Ducray Neoptide Loção Capilar Antiqueda Feminina 3 Flac X 30ml – Clique aqui para comprar

Indicações:

Loção para auxiliar no tratamento cosmético da queda capilar cronica feminina.

Modo de usar:

Aplicar 1ml de NEOPTIDE loção uma vez por dia, de preferência á noite, diretamente no couro cabeludo seco. Massagear completamente para ativar a penetração da loção capilar antiqueda. Não enxaguar. Evitar lavar os cabelos com shampoo nas duas horas após a aplicação do produto. Uma caixa é equivalente a 3 meses de tratamento. (um frasco spray por mês).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA