Um Blog de Saúde!

Fios Danificados – Como Reparar e Tratar?

fios danificados

Estilizar muito o cabelo, pintar, entre mais, pode causar dano às madeixas, sem contar fios fracos e quebradiços. Para evitar estes fatores, ou para reparar o cabelo se já estiver danificado, são apresentadas 10 dicas práticas na sequência.

1 – Reduzir a temperatura das ferramentas para estilizar

As ferramentas para estilizar são muito úteis, secador, chapinha… que realmente transformam o visual. Mas com todo este calor aparece o dano, secura, fragilidade e frizz. Um dos grandes erros cometidos pelas pessoas é colocar a temperatura em posição muito alta quando estilizando ao usar calor.

A menos que tenha fio muito grosso, a indicação é utilizar temperatura média com as ferramentas. E quando puder evitar usar calor para estilizar. Quando o fizer, é indicado sempre o produto de proteção térmica contra dano termal.

2 – Atenção com os fios molhados

Qualquer cabelo está em seu estado mais vulnerável quando molhado. E o potencial para dano realmente acelera se o cabelo molhado for fino, encaracolado ou frágil. Assim, muita atenção aqui. Nunca tentar passar a escova nos fios molhados, a menos que seja uma escova especificamente para isso.

A maioria dos profissionais recomenda utilizar pente de dentes largos para desembaraçar. Quando sair do banho, não esfregar. Ao invés, gentilmente deixar absorver com uma toalha fofa ou com tecido de micro-fibra ou camiseta macia. Fazer isso evita fricção que pode colocar estresse sobre os fios vulneráveis. Não prender com elástico na condição de fios molhados, que pode causar quebra.

3 – Aplicar máscaras capilares nutritivas de tratamento

As máscaras são ótimas para condicionar. E contêm concentrações altas de ingredientes reparadores e hidratantes, como vitaminas, óleos, e elementos de fonte natural.

E são também mais espessas do que condicionadores regulares, assim quando aplica no cabelo úmido, fixam. Isso oferece a estas fórmulas tempo para penetrar mais profundamente na superfície capilar e preencher as lacunas que se desenvolvem na superfície do cabelo danificado. Máscaras continuam funcionando mesmo após o enxague.

Encontrar uma máscara que seja correta para o tipo de cabelo que tem, por exemplo, aquele tratado com cor. Então utilizar a máscara de tratamento capilar duas vezes por semana ou mais. E não ter pressa, pois o quanto mais deixar aplicada, mais eficiente será.

4 – Fios danificados – Aplicar leave-in

Tratamentos capilares com leave-in e condicionadores são como protetores para os fios. E servem e protegem da aplicação de shampoo, porque não são levados com a água. Como a maioria dos produtos capilares, leave-in pode corresponder com o tipo de cabelo.

Um leave-in para cabelo pintado, por exemplo, vai oferecer proteção UV para os fios a prevenir desbotado da cor. Um leave-in para frizz, cabelo rebelde, vai acrescentar hidratação e deixar mais macio com maior controle. Para melhores resultados, aplicar leave-in no fio úmido, não encharcado, e pentear com um pente de dentes largos para melhor distribuição.

5 – Tratamentos profissionais

Por vezes, o cuidado caseiro simplesmente não é suficiente para fios extremamente danificados. É quando pode precisar da ajuda dos profissionais. Os tratamentos em salão contêm a maior concentração possível de ingredientes ativos.

E visam qualquer tipo de dano capilar, desde mechas que estão enfraquecidas, ou a necessidade de mega-infusão de hidratação. O cabeleireiro normalmente vai aplicar um tratamento para dano capilar na tigela de shampoo, e porque estas fórmulas são tão concentradas, verá a transformação imediatamente.

6 – Fios danificados – Selar o cabelo

Uma das razões para o dano acontecer quando colore ou deixa o cabelo mais claro tem a ver com o processo de serviços químicos. Para coloração ou quando clareia, de forma a funcionar adequadamente, devem soltar os elos estruturais do cabelo. Uma vez que ficam comprometidos, o cabelo está mais suscetível à quebra, secura e dano.

Por adicionar fórmulas especiais de preservação do elo na coloração e clarear, o cabeleireiro pode evitar destruição dos elos do cabelo. E, além disso, estas fórmulas também adotam medidas preventivas para inibir o dano futuro.

7 – Cortar as pontas duplas

O cabelo vai começar a romper debaixo para cima, levando ao desastre de frizz, quebra, e opacidade. Para evitar que pontas duplas aconteçam manter o cabelo flexível e forte com shampoo fortificante, condicionador e cremes leave-in. Para evitar que pontas duplas saiam do controle, visitar o cabeleireiro para aparar regularmente.

8 – Cuidado ao nadar e com o sol

Nadar é bom para o corpo, mas não tão bom para o cabelo. A água salgada, cloro e outros químicos da piscina podem causar que fios fiquem frágeis, sem mencionar o dano à coloração. Se for nadar, sempre usar uma touca de natação para proteger os fios.

Se for para praia, proteger da exposição solar, que pode secar e causar desbotar da cor do cabelo. Usar um chapéu, pode também aplicar máscara capilar antes, isso vai tratar e proteger os fios enquanto está fora. Após nadar ou expor-se ao sol, limpar e condicionar o cabelo imediatamente com fórmulas gentis e hidratantes.

9 – Fios danificados –  Não deixar o cabelo sedento

A pele seca parece rachada e opaca, que é o motivo de nunca pular a hidratação. O cabelo seco é causa número 1 de fios quebrados e danificados, porque se o cabelo não tem o nível ótimo de umidade, vai ficar frágil, apenas como a pele. Se for propenso aos fios secos, seguir regime de hidratação que inclua shampoo hidratante, condicionador, máscara e produto leave-in. É a maneira mais fácil de prevenir as mechas de ficarem desidratadas.

10 – Usar o shampoo com sabedoria

Escolher um shampoo formulado livre de sulfato para fios danificados. Preferir shampoos que contenham ingredientes de origem natural que ajudarão a reparar os fios danificados.

Tentar evitar usar shampoo com tanta frequência. Se o cabelo e couro cabeludo precisam refrescar, tentar um shampoo no segundo ou terceiro dia. Finalmente, lavar os fios com água morna ou fria, e finalizar o processo de shampoo com jato de água fria. A água fria pode ajudar o cabelo danificado por fechar a cutícula capilar e a haste do cabelo fica alongada, resultando em fios mais macios e com mais brilho.

Blog Dermadoctor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA