Um Blog de Saúde!

Como Escolher um Shampoo Anti-Queda Eficiente?

shampoo anti-queda

O mercado atualmente tem grande disponibilidade para shampoos anti-queda em competição. A maioria com grandes promessas, assim como exatamente escolher o ideal para a queda capilar? É importante considerar fatores necessários antes de comprar um shampoo anti-queda.

Como shampoos controlam a queda capilar?

Há shampoos disponíveis no mercado que não são sujeitos aos ensaios clínicos. Estes não podem ser considerados a linha primária de defesa contra a perda capilar. Porém, estes shampoos aumentam o fluxo de sangue usando seus ingredientes, assim sendo úteis contra queda capilar em certa extensão. Os ingredientes embora sejam em concentrações limitadas e são diluídos. A eficácia de tais shampoos depende da frequência e tempo de aplicação.

Shampoo anti-queda – Qual o melhor shampoo para queda capilar?

O que considerar antes de escolher um shampoo?

Ao invés de ser atraído pelos rótulos afirmando “shampoo anti-queda”, experimentar e fazer pesquisa antes de escolher um. Não é qualquer shampoo que pode ajudar com queda capilar. O tipo de fio, problemas específicos, ingredientes e nível de pH do shampoo todos são importantes enquanto está decidindo sobre um shampoo que pode ser eficiente contra a queda dos fios.

Qual o tipo de cabelo?

Antes de tudo, saber o tipo de cabelo que tem, e tipo de couro cabeludo, isso é essencial. Não se pode usar um shampoo formulado para couro cabeludo seco em um oleoso. Uma classificação dos tipos de cabelo com base em diferentes parâmetros:

  • Densidade capilar – espesso, médio e cabelo fino.
  • Quantidade de óleo (sebo) secretada no couro cabeludo – fio normal, oleoso, seco e misto.
  • Diâmetro – Espesso, médio e fino.
  • Porosidade, ou capacidade dos fios para reter umidade – porosidade baixa, alta, e médio-normal.
  • Elasticidade (capacidade do fio de esticar antes de retornar ao estado normal) – elasticidade baixa, média, ou alta.
  • Padrão do cabelo ou padrão de ondulação – liso, onduloso, e encaracolado.

Shampoo anti-queda – Problemas com os Fios

Pode ter queda capilar devido à caspa, coloração, raízes fracas ou problemas relacionados com o couro cabeludo. É importante entender a causa da queda antes de comprar um produto. Perder em torno de 100 fios é considerado normal. Qualquer coisa acima disso é um motivo de preocupação e precisa descobrir qual o problema.

Aqui são apresentados alguns dos ingredientes que pode procurar para preocupações específicas:

  • Carvão ativado, ácido salicílico derivado de gaultéria – remove impurezas que obstruem folículo e pode encorajar crescimento saudável dos fios.
  • Zinco, biotina, colágeno, mistura de gluco-ômega, proteína do arroz e queratina – fortalece o cabelo.
  • Cetoconazol – antifúngico e ajuda em remover caspa.
  • Gengibre, menta – melhora circulação do sangue no couro cabeludo.
  • Manteiga de karité – mantém os fios hidratados.
  • Antioxidantes e óleos essenciais como óleo de semente de uva – reduz inflamação e irritação no couro cabeludo.
  • Queratina – Reveste os fios, retém umidade no couro cabeludo e adiciona volume ao cabelo.
  • Óleo de semente de abóbora, óleo de alecrim, e extrato de chá verde – promove crescimento dos fios.

Dicas essenciais

  • Escolher shampoos que não fazem tanta espuma. Estes são livres de sulfato e são seguros no couro cabeludo.
  • Tentar procurar por ingredientes naturais, tanto quanto possível.
  • Se tiver cabelo encaracolado, com frizz ou grosso, procurar por shampoos que controlam as mechas além de prevenir queda capilar.
  • Usar um shampoo transparente (estes são geralmente leves) se tiver fio extremamente fino.
  • Para cabelo seco, procurar por ingredientes hidratantes junto com ingredientes eficientes contra a queda.

Nível de pH do Shampoo

O suor no couro cabeludo se mistura com óleo ou sebo para formar uma camada fina denominada manto ácido. O ph deste manto é em torno de 4.5 a 5.5. A natureza ácida do cabelo previne desenvolvimento de fungos e bactérias no couro cabeludo e fios também.

Além disso, este pH mantém a cutícula do fio intacta e saudável. Como uma regra geral, procurar por shampoos cujo pH é próximo ao do couro cabeludo, assim não causam qualquer dano ao cabelo e couro cabeludo.

Shampoo anti-queda – O que Evitar?

Para tratar a condição de queda capilar, procurar por shampoos contendo ingredientes naturais ativos. Evitar sulfatos, álcoois, e seus derivados, parabenos, ftalatos, propilenoglicol. Vale lembrar que é fundamental evitar químicos danosos no cuidado com o cabelo.

A alimentação é também fundamental para ter fios saudáveis. Assim, não apenas comer bem, mas controlar estresse, dormir bem, reservar tempo para o lazer, como ouvir música, caminhar, e praticar atividade física regularmente, implicando na melhor saúde como também para ter mechas bonitas e sadias.

Queda capilar e uso do shampoo

É normal perder alguma quantidade de cabelo enquanto está usando o shampoo. Este é o cabelo que está em fase de repouso ou telógena. Mas se perceber muito cabelo caindo no banho, procurar ajuda médica. Poderia ser uma condição médica subjacente. As razões para queda capilar variam de mudanças hormonais, para dieta inadequada, poluição, estresse e problemas de saúde subjacentes. É indicado visitar o dermatologista para qualquer perda capilar súbita, ou nova, ou extrema.

Blog Dermadoctor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA