Alimentos e Cabelo – Alimentos para Melhorar o Cabelo

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Alimentos e Cabelo – Alimentos para Melhorar o Cabelo

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O cabelo quando saudável e bonito influencia muito positivamente para auto confiança, e do contrário, pode perturbar. Mas sobre o brilho, força, espessura, mais volume, menos frizz, a dieta pode fazer grande diferença, daí a relação dos alimentos e cabelo. O poder dos alimentos nutritivos é praticamente sem fim. Certamente, as escolhas alimentares boas podem ajudar a ficar em forma, mas pode também assegurar saúde dos fios.

Apenas como desequilíbrios na dieta podem afetar a pele e causar acne, os alimentos que consome podem ter um grande impacto no cabelo. Para ajudar a chegar mais próximo dos objetivos com os fios, é importante saber sobre os alimentos essenciais para a saúde do cabelo.

Biotina

O corpo já produz biotina, assim não é tão importante tomar suplementos, a menos que estiver deficiente, e uma pequena porcentagem das pessoas de fato está. O que é importante é comer uma dieta equilibrada que inclui alimentos ricos em biotina, como ovos, amêndoas, e abacate.

Alimentos e cabelo – Folato e ferro

Folato e ferro ajudam a criar glóbulos vermelhos, que carregam oxigênio ao couro cabeludo e células do folículo para promover crescimento dos fios. A deficiência de ferro, que é comum em mulheres durante anos férteis, é também associada com perda de cabelo. O espinafre é uma das fontes alimentares mais ricas de folato e ferro, assim cozinhar uma xícara com omelete pela manhã ou consumir salada fresca de espinafre para almoço.

Proteína

A proteína é vital para todo crescimento celular, especialmente do cabelo. Os fios obtêm sua estrutura de proteínas chamadas queratina, e uma deficiência na proteína para queratina leva a um crescimento lento do cabelo assim como mechas finas e fracas. Alimentos ricos em proteína são frango, porco, bife magro. Porém, se for vegetariano, lentilhas, tofu, e soja são boas fontes de proteína também.

Alimentos e cabelo – Vitamina C

A vitamina C é usada para criar colágeno, que é uma fibra que ajuda os folículos capilares a permanecer saudáveis para crescimento dos fios e previne pontas duplas. A laranja, tomate, por exemplo, são ricos em vitamina C.

A vitamina C atua como um antioxidante nos corpos, e pesquisa associa vitamina C com proteção UV. O corpo precisa de vitamina C para fazer proteína colágeno para curar ferimento. Também atua como uma barreira para radicais livres como fumaça de cigarro, poluição, e raios UV do sol. E é facilmente consumida em frutas cítricas e algumas bebidas fortificadas. Um copo de suco de laranja oferece 80 mg por porção.

Vitamina A

A vitamina A promove crescimento celular que equivale a crescimento capilar. E também ajuda o corpo a produzir sebo, que é essencial para um couro cabeludo saudável e fios nutridos, com saúde. A batata doce, cenouras, espinafre, e couve são todos ricos em beta-caroteno, que é convertido em vitamina A.

Alimentos e cabelo – Zinco

O zinco ajuda a restaurar e promover crescimento dos tecidos do cabelo por melhorar a imunidade geral no corpo. As ostras, caranguejos, e outros frutos do mar são ricos em zinco e geralmente fontes boas de proteína magra também.

O zinco é um mineral essencial necessário para metabolismo celular, função imunológica, e curar ferimento. A pesquisa mostra que zinco é eficiente em curar lesões da pele, como no tratamento da acne, psoríase, e dermatite. Embora o zinco não vá aumentar o crescimento dos fios, incluir zinco na dieta ajuda a prevenir mechas sem vida e perda capilar.

As pessoas obtêm a maioria do zinco de alimentos ricos em proteína, como carne, peixe, e castanhas. Vegetarianos e veganos podem precisar de impulso extra, mas pode também encontrar zinco em grãos, cogumelos e espinafre.

Ácidos graxos ômega 3

Ácidos graxos ômega 3 são basicamente milagres aos fios. E têm propriedades antiinflamatórias, assim ajudam a abrir os folículos capilares e promover crescimento. Ácidos graxos ômega 3 são também relatados a fazer dos fios mais brilhantes. O peixe gorduroso, como salmão e atum, ou nozes e linhaça, se for vegetariano, são todos fontes desta gordura saudável.

Brócolis

Se estiver lidando com dano, o brócolis é o melhor amigo do cabelo, porque melhora assim a força das mechas. O brócolis é rico em folato, que ajuda então a divisão celular. Se tiver fios finos, fracos ou frágeis, pode ser um sinal de níveis de folato baixos, de fato. Assim, aproveitar deste alimento, que não é apenas bom para o cabelo, mas para saúde geral, além de ser delicioso.

Espinheiro marítimo

O espinheiro marítimo é um fruto asiático que é cheio de ômega 7, beta-caroteno, e vitamina C, todos dos quais são bons de fato para apoiar mechas lindas, saudáveis e com brilho.

Cálcio

Além de ser bom para os ossos, o cálcio é de fato importante para os fios. O cálcio localizado nas células dos folículos capilares estimula assim a comunicação entre as células e encoraja o crescimento dos fios. Alimentos como queijo, iogurte, tofu, e até repolho, são fontes de cálcio interessantes, portanto.

Fonte: Byrdie

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