Bronzeados Caseiros São Seguros?
28 de janeiro de 2019
A Pele na Gestação: Como cuidar?
6 de fevereiro de 2019

Por Que Cuidar do Pescoço e Colo?

Compartilhe com um amigo(a)








Enviar

As regiões do pescoço e colo são símbolos da feminilidade, e há quem diga serem prova irrefutável da idade que se aproxima. As áreas do pescoço e colo nem sempre recebem a atenção devida quando se fala de cuidado com a pele.

            Na maior parte das vezes, o foco está no tratamento do rosto apenas. Os cremes, loções, séruns, tudo interessa para combater indício das marcas, rugas, linhas finas. O que tantas pessoas compreendem um tanto tarde demais é que não se pode ignorar essas 2 áreas se desejar manter aparência harmônica, e que permanecem muito expostas como o rosto.

            O pescoço e colo são compostos pela pele bastante fina, e por haver quantidade menor das glândulas sebáceas que acumulam têm maior propensão para flacidez e ressecamento. Não há muitos pelos no pescoço, assim a pele se mostra mais desprotegida.

Na seqüência são apresentadas dicas com os principais cuidados para que a pele do pescoço e colo seja mantida bonita, e com saúde, e para prevenção do envelhecimento precoce.

– Fator Proteção

            É fundamental se proteger do sol. Exposição para radiação solar gera idênticos danos para pescoço e colo que implica sobre o rosto. Raios ultravioletas contribuem para surgimento da mancha na pele, sem contar aceleração da perda do colágeno, ocasionando flacidez indesejada.

            A utilização do protetor solar é tão essencial quanto à escovação dos dentes, de modo a evitar tais problemas. E isso deve ser hábito diário. Já que não há protetor solar específico à área do pescoço e colo, nestas regiões é essencial aplicar o mesmo protetor utilizado pelo rosto, por se caracterizar mais concentrado.

            A orientação é usar o protetor diariamente, ao mínimo 2 vezes a cada dia, de forma a garantir manter o fator de proteção. Os indivíduos da pele mais clara devem utilizar, ao mínimo, fator 30. E para pele mais morena, a orientação é escolher fator 15.

– Manchas Avermelhadas

            Manchas avermelhadas, denominadas poiquilodermia, se mostram grave problema. Elas são muito freqüentes e têm origem devido à crônica exposição ao sol e surgem na área do colo, esta uma das regiões que mais sofrem exposição, pois o uso de blusa decotada é comum.

            O sol também pode provocar surgimento de mais uma mancha, as denominadas melanoses solares. Normalmente tais manchas são pequenas e ocorrem nas pessoas mais velhas, embora tenham maior relação com expor-se ao sol comparando com processo do envelhecimento. São de coloração marrom e são escuras.

– Manter a Firmeza da Pele

             A pele do pescoço, além de manchas, tem maior suscetibilidade para surgimento das rugas e para flacidez. Apesar de o sol agravar tais condições, já que vai acelerar a perda do colágeno, o enrugamento da pele integra o natural processo do envelhecimento cronológico.

            Mas a flacidez varia de indivíduo para indivíduo, a depender de predisposição genética. É importante aplicação do filtro solar no pescoço e colo, e ainda manter a área hidratada para garantir pele com mais saúde no decorrer do tempo.

            A indicação a evitar envelhecimento precoce e ressecamento da pele é usar hidratantes que possuam vitamina A, D e E, sem contar aplicar cremes nutritivos com ação antioxidante.

            Produtos que apresentam substâncias antioxidantes têm foco em reduzir efeitos colaterais de raios ultravioletas, como ainda preservação de células do colágeno e das fibras da elastina, associados com firmeza da pele.

– Aplicação Correta do Hidratante, Protetor Solar e Creme Anti-Idade

            O modo correto ideal para que o hidratante espalhe, creme anti-idade, e protetor solar é fazer massagem suave em direção de baixo para cima do pescoço, semelhante a fazer uma drenagem linfática. Esta massagem serve para circulação mais fácil do sangue na região e para que o sangue oxigene as células.

– Tratamentos Dermatológicos

            Para pessoas que pularam a fase da prevenção, existem 3 tipos de tratamentos mais comuns dermatológicos, o peeling, laser, e também o botox. Se a pele já se mostrar danificada por melanoses e manchas, a orientação é tratar usando laser, que por meio do estímulo do calor, induz aumento das atividades metabólicas da derme, a estimular produção do colágeno.

            Após algumas sessões, que podem ser de 4 a 10, a pele fica mais firme e lisa, com atenuação das linhas de expressão, rugas, imperfeições. E a melhora se caracteriza perceptível, porém a pele não é capaz de retornar ao que era anteriormente.

            Mesmo sendo mais agressivo, o peeling pode ser usado também, já que o ácido utilizado em aplicar vai eliminar manchas denominadas mais superficiais. Botox é indicado para a pessoa que possui músculo destas áreas bastante marcado, com presença de vincos e linhas.

            O hábito de deitar-se de lado ao dormir pode induzir marcação da pele devido às dobras, contribuindo para surgimento das rugas. E com a ação de expor-se ao sol, tais rugas mostram-se mais marcadas. Nestas situações, aplicar botox poderá ser eficaz.

            Quando se fala em combate da flacidez, aparelhos de radiofreqüência possibilitam eficiência maior, já que há emissão de ondas eletromagnéticas que são capazes de aquecer a hipoderme e derme, gerando contração de fibras do colágeno, sem contar estímulo da sua produção.

            Existe ainda, opção mais barata para a pessoa que necessita tratar a pele. Embora de modo menos eficiente, cremes clareadores a base de vitamina C e ácido glicólico combatem envelhecimento da pele e manchas. Para estímulo da produção do colágeno, produtos mais apontados são os que têm ácido retinóico na fórmula.

Venha conhecer nossa loja virtual!

1 Comentário

  1. […] não agradáveis tão cedo quanto o primeiro trimestre, enquanto outras não percebem mudanças na pele até o segundo ou terceiro […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.