Tudo que se faz interfere de algum modo no corpo, assim, várias das ações implicam o direto impacto na pele, trata-se do maior órgão presente no corpo humano. É importante então saber quais são os hábitos diários importantes para manter a pele bonita e saudável.
É necessário que conheça a pele que tem certamente. É oleosa, normal, mista ou seca? Se não sabe, a visita ao dermatologista ou médico especializado na pele é indicada para sanar tal dúvida. Entendendo o tipo de pele que tem, pode escolher os produtos que são elaborados especialmente ao tipo de fato.
As dicas gerais para ajudar nas escolhas:
Informações acerca do direcionamento do produto para pele e os princípios ativos deles são encontrados no rótulo. Ter atenção a isso, que vai evitar problemas como efeitos contrários ao desejado, alergias, e irritações.
Pele do rosto, seja seca, normal, oleosa ou mista deve ser higienizada 2 vezes por dia. Uma vez pela manhã, preferencialmente ao despertar, e uma vez pela noite, anteriormente a dormir. A pele demanda rotina, ou seja, limpeza, tonificar, hidratação e tratamento, tudo como ritual, atividade diária.
E é muito simples, inicialmente, o rosto é lavado usando sabonete apropriado e água. Na seqüência, aplicar o adstringente no caso da pele oleosa, tônico para demais tipos de pele, ou água micelar que é indicada para qualquer tipo de pele. Na finalização, usar hidratante, e todo tipo de pele necessita da hidratação, até a pele oleosa.
Pela noite, o procedimento é então complementado com uso dos produtos antioxidantes, regeneradores celulares ou clareadores de manchas. Tais funções são alcançadas através dos ácidos, geralmente o glicólico, retinóico, ou azeláico, que não devem ser passados se houver exposição para raio solar. E para finalização da rotina do dia, isto acontece com protetor solar aplicado.
Protetor solar é capaz então de evitar ação de raios UVB e UVA na pele, a prevenir câncer de pele e envelhecimento precoce. E ainda, protege contra surgimento das manchas, rugas e flacidez. Atualmente, faz-se obrigatória aplicação do protetor solar no corpo e rosto até quando o destino não é praia ou piscina. É necessário, de fato, usar protetor solar para estudar, trabalhar, ou circular pela cidade.
Na compra do filtro solar, certificar-se de que o produto apresente proteção contra raio UVB, por FPS, sendo a recomendação de 30, e contra raio UVA, por sinais de + presentes no rótulo, podendo ser até 3.
Um auxílio interno para ação externa dos produtos para derme se caracteriza hidratação do corpo, portanto, consumir água. O organismo que não recebe hidratação adequada reflete na pele sem viço e flácida. Água consumida auxilia ainda para eliminação das toxinas, ficando a pele menos propensa para espinhas, cravos, marcas no geral.
A alimentação, além da hidratação, ajuda assim em manutenção da beleza e saúde da derme. Os alimentos principais são:
Ao acrescentá-los nas refeições e com vilões da pele evitados, ou seja, açúcar refinado, farinha branca, frituras, há possibilidade de potencializar efeitos dos produtos de tratamento e limpeza selecionados para aplicação na pele.
É importante, na realidade, sempre remover a make antes de dormir. Reservar uns minutos pelo final do dia, mesmo cansada, para remover a make e para rotina da limpeza noturna. Ir dormir sem a maquiagem vai evitar poros obstruídos, surgimento das espinhas e cravos, redução do viço, aumento de oleosidade, e então envelhecimento precoce da derme.
Pele necessita do período de descanso do corpo à recuperação de agressões do dia, de exemplo sol e poluição. Resguardo da noite contribui para renovação celular, recepção de princípios ativos de creme de tratamento e para oxigenação. A noite bem dormida se caracteriza por si, um tratamento à derme.
Mais uma dica é consultar-se com profissional especialista e a verificação em dia. Visitar o médico especializado em tratamento da pele é importantíssimo para diagnóstico do estado da saúde da derme, e para cuidado pontual dos problemas eventuais como acne e manchas certamente.