Um Blog de Saúde!

Hábitos Indispensáveis para Pele Bonita e Saudável

Tudo que se faz interfere de algum modo no corpo, assim, várias das ações implicam o direto impacto na pele, trata-se do maior órgão presente no corpo humano. É importante então saber quais são os hábitos diários importantes para manter a pele bonita e saudável.

Uso Apenas de Produtos Apropriados ao Próprio Tipo de Pele

            É necessário que conheça a pele que tem certamente. É oleosa, normal, mista ou seca? Se não sabe, a visita ao dermatologista ou médico especializado na pele é indicada para sanar tal dúvida. Entendendo o tipo de pele que tem, pode escolher os produtos que são elaborados especialmente ao tipo de fato.

            As dicas gerais para ajudar nas escolhas:

  • Pele seca merece redobrada hidratação, e os produtos à base de leite, mel, aveia oferecem isso.
  • A mista combina com produtos à base do aloe vera, estes retiram oleosidade em proporção adequada e sem que a região normal fique ressecada.
  • Pele normal se mostra a mais fácil em relação à seleção dos produtos, estes geralmente são neutros e apresentando agentes hidratantes.
  • A oleosa necessita da atenção especial, por causa da tendência para acne e produção de mais óleos comparando com o normal, porém, no geral os itens à base de chá verde ou enxofre são bons para esta pele.

Informações acerca do direcionamento do produto para pele e os princípios ativos deles são encontrados no rótulo. Ter atenção a isso, que vai evitar problemas como efeitos contrários ao desejado, alergias, e irritações.

Rotina de Limpeza do Rosto

            Pele do rosto, seja seca, normal, oleosa ou mista deve ser higienizada 2 vezes por dia. Uma vez pela manhã, preferencialmente ao despertar, e uma vez pela noite, anteriormente a dormir. A pele demanda rotina, ou seja, limpeza, tonificar, hidratação e tratamento, tudo como ritual, atividade diária.

            E é muito simples, inicialmente, o rosto é lavado usando sabonete apropriado e água. Na seqüência, aplicar o adstringente no caso da pele oleosa, tônico para demais tipos de pele, ou água micelar que é indicada para qualquer tipo de pele. Na finalização, usar hidratante, e todo tipo de pele necessita da hidratação, até a pele oleosa.

            Pela noite, o procedimento é então complementado com uso dos produtos antioxidantes, regeneradores celulares ou clareadores de manchas. Tais funções são alcançadas através dos ácidos, geralmente o glicólico, retinóico, ou azeláico, que não devem ser passados se houver exposição para raio solar. E para finalização da rotina do dia, isto acontece com protetor solar aplicado.

Aplicação do Protetor Solar Todo Dia

            Protetor solar é capaz então de evitar ação de raios UVB e UVA na pele, a prevenir câncer de pele e envelhecimento precoce. E ainda, protege contra surgimento das manchas, rugas e flacidez. Atualmente, faz-se obrigatória aplicação do protetor solar no corpo e rosto até quando o destino não é praia ou piscina. É necessário, de fato, usar protetor solar para estudar, trabalhar, ou circular pela cidade.

            Na compra do filtro solar, certificar-se de que o produto apresente proteção contra raio UVB, por FPS, sendo a recomendação de 30, e contra raio UVA, por sinais de + presentes no rótulo, podendo ser até 3.

Hidratação de Dentro para Fora do Corpo

            Um auxílio interno para ação externa dos produtos para derme se caracteriza hidratação do corpo, portanto, consumir água. O organismo que não recebe hidratação adequada reflete na pele sem viço e flácida. Água consumida auxilia ainda para eliminação das toxinas, ficando a pele menos propensa para espinhas, cravos, marcas no geral.

Alimentos Saudáveis para Pele

            A alimentação, além da hidratação, ajuda assim em manutenção da beleza e saúde da derme. Os alimentos principais são:

  • Abacaxi, que é antiinflamatório para atacar alergias e acne.
  • Cenoura para revitalizar a derme, já que é rica no ácido lipóico.
  • Frutas vermelhas, como framboesa, morango, amora e mais, estas são ricas na cianidina e vitamina C, os elementos que fazem prevenção do envelhecimento precoce da derme, formação da acne e excesso da oleosidade.
  • Salmão, que é rico no ômega-3 e vitamina D, que auxiliam então para prevenção do câncer de pele ao combater desordenado desenvolvimento de células.

Ao acrescentá-los nas refeições e com vilões da pele evitados, ou seja, açúcar refinado, farinha branca, frituras, há possibilidade de potencializar efeitos dos produtos de tratamento e limpeza selecionados para aplicação na pele.

Remover Maquiagem e Dormir Bem

            É importante, na realidade, sempre remover a make antes de dormir. Reservar uns minutos pelo final do dia, mesmo cansada, para remover a make e para rotina da limpeza noturna. Ir dormir sem a maquiagem vai evitar poros obstruídos, surgimento das espinhas e cravos, redução do viço, aumento de oleosidade, e então envelhecimento precoce da derme.

            Pele necessita do período de descanso do corpo à recuperação de agressões do dia, de exemplo sol e poluição. Resguardo da noite contribui para renovação celular, recepção de princípios ativos de creme de tratamento e para oxigenação. A noite bem dormida se caracteriza por si, um tratamento à derme.

            Mais uma dica é consultar-se com profissional especialista e a verificação em dia. Visitar o médico especializado em tratamento da pele é importantíssimo para diagnóstico do estado da saúde da derme, e  para cuidado pontual dos problemas eventuais como acne e manchas certamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA